Nesta terça-feira (17), o escritório regional do Sebrae/PR, em Ponta Grossa, sediou o evento de encerramento da Trilha de Desenvolvimento, uma iniciativa da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Ponta Grossa (CMEG) em parceria com o Sebrae/PR, Fecomércio PR Sesc Senac e Sindilojas. A programação compreendeu seis treinamentos com workshops que começaram em março e terminaram em agosto deste ano.
Foram trabalhados nos workshops temas como “Autoconhecimento e autodesenvolvimento”, “Práticas de relaxamento e mindfulness”, “Habilidades de autoconfiança”, “Habilidades de autoestima e empoderamento”, “Equilíbrio entre vida pessoal e profissional” e “Comunicação e Negociação”. Toda a programação foi desenvolvida pelas diretoras de Desenvolvimento e Capacitação da CMEG, Fernanda Bassani e Priscila Funari.
O gerente da Regional Centro do Sebrae/PR, Michael Douglas Camilo, acredita que os resultados de boas ações são frutos de parcerias importantes.
“Acreditamos que tudo o que é feito coletivamente gera mais resultados. A Trilha de Desenvolvimento foi um ganho para o empreendedorismo feminino, que tem um propósito inspirador. Certamente novas edições já estão sendo trabalhadas visando atingir cada vez mais mulheres que estão no mundo dos negócios”, comenta.
José Loureiro, que representou o Sindilojas e a Fecomércio PR, destaca a importância da CMEG, hoje presente em 22 municípios paranaenses, sendo que as afiliadas participam de cursos, palestras e encontros que incentivam o aprimoramento pessoal e profissional da mulher empresária.
“A participação feminina nas empresas está em ascensão. Dados do Sebrae revelam que mais de 10 milhões de mulheres estão à frente de negócios no País, representando cerca de 30% do total de empreendedores. Por isso a importância de ações que foquem nesse público”, comenta.
A presidente da CMEG, Patrícia de Oliveira Gomes, explica que a Trilha foi importante para o crescimento e fortalecimento das mulheres empreendedoras.
“Empreender é investir no próprio desenvolvimento. A jornada da Trilha de Desenvolvimento pessoal da empreendedora, promovida pela CMEG e Sebrae/PR, foi uma imersão para que a participante pudesse se conhecer e descobrir o potencial que tem. Empreendedorismo é um constante aprendizado, e as empresárias da CMEG se dedicaram em se capacitar para alcançar o sucesso”, reforça.
Uma das participantes é a advogada Dayane Alais Svistum, filiada à CMEG há três anos e entusiasta do empreendedorismo feminino.
“Cada palavra, informação e experiência compartilhadas têm sido um divisor de águas na minha vida profissional e pessoal. Foi uma honra ter feito parte desse projeto incrível, tanto como ouvinte, quanto como palestrante. De ambos os lados, tenho certeza de que pude aprender muito com cada um, bem como compartilhar um pouco da minha experiência e conhecimento”, pontua.
A Trilha
A diretora de Desenvolvimento da CMEG, Fernanda Bassani, conta que o processo de arquitetura da Trilha envolveu um diagnóstico profundo das necessidades das participantes, além de conversas com especialistas em cada área para garantir que os conteúdos fossem práticos e aplicáveis à realidade dessas mulheres.
“Além do evidente crescimento nas habilidades de conhecimento pessoal, liderança e comunicação, houve também um fortalecimento das redes de apoio entre as empreendedoras, o que foi comprovado em novas parcerias e colaborações. As participantes relataram maior confiança e equilíbrio entre vida pessoal e profissional”, afirma.