ASN PR Atualização
Compartilhe

Unidade de Beneficiamento de Mel de Ortigueira é reinaugurada e poderá comercializar produtos

Ortigueira retoma unidade de mel e garante mercado com inspeção estadual e expectativa de reativar Indicação Geográfica
Por ASN PR
ASN PR Atualização
Compartilhe

A Unidade de Beneficiamento de Mel (UBM) de Ortigueira, na região dos Campos Gerais, foi oficialmente reinaugurada nesta quinta-feira (12), em uma cerimônia que reuniu autoridades, produtores, acadêmicos e consumidores. O espaço, que estava com o processo produtivo parado há alguns anos, foi recuperado e, a partir de agora, poderá comercializar o mel produzido no município para todo o Paraná, com garantia de qualidade e de segurança alimentar.

A retomada da UBM é fruto da parceria entre o Sebrae/PR e a Prefeitura de Ortigueira, iniciada no ano passado. Entre as conquistas do projeto estão a criação da identidade visual, o desenvolvimento do rótulo dos produtos e, principalmente, a obtenção do Serviço de Inspeção do Paraná (SIP), que atesta as boas práticas e autoriza a venda em todo o estado.

Solenidade de reinauguração contou com a presença de representantes da gestão municipal, Sebrae/PR, IDR-Paraná, Adapar, Seab, Faep, Sindicato Rural, Sicredi, Cresol, além de lideranças do setor apícola. Foto: Divulgação

Em 2025, a parceria foi renovada, garantindo a manutenção dos processos e o avanço de novas etapas, como a consultoria para o fracionamento do mel. Outro destaque é o apoio técnico para a retomada da Indicação Geográfica (IG) de Ortigueira, reconhecida na modalidade Denominação de Origem (DO), mas que ainda não estava ativa por falta de um conselho regulador. Com as ações em andamento, a expectativa é que, em breve, produtos com a IG possam ser produzidos e comercializados no município.

A solenidade de reinauguração contou com a presença do prefeito Ary Mattos, secretários municipais, vereadores, representantes do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Agência de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Adapar), Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Faep, Sindicato Rural, Sicredi, Cresol, além de lideranças do setor apícola e representantes do Sebrae/PR.

Espaço foi recuperado e poderá comercializar o mel produzido no município para todo o Paraná. Foto: Divulgação

Segundo o prefeito de Ortigueira, a UBM representa um marco para o município.

“Ortigueira sempre se destacou na produção de mel, mas faltava dar esse passo para agregar valor, abrir mercado e gerar mais oportunidades para os produtores locais. Hoje celebramos a realização de um sonho coletivo”, destaca.

Para a consultora do Sebrae/PR, Mariana Santana, a reinauguração da unidade consolida um ciclo de conquistas.

“Mais do que recuperar uma estrutura, estamos viabilizando um futuro promissor para a apicultura de Ortigueira. A Unidade de Beneficiamento garante segurança, amplia o alcance da produção e fortalece o caminho para que o mel com Indicação Geográfica volte ao mercado, gerando renda e reconhecimento para os produtores”, ressaltou.

O presidente da Associação dos Produtores de Mel de Ortigueira (Apomel), Cristiano Gonçalves Nascimento também celebra o avanço.

“A reinauguração significa muito para nós, produtores. Agora, teremos condições de colocar nosso produto no mercado de forma regularizada e competitiva. Até então, produzimos mel para os atravessadores. Com a UBM reinaugurada, os produtores de mel terão seus produtos beneficiados e envasados dentro dos padrões alimentícios para entrar no mercado, o que é um impacto muito positivo”, pontua.

Primeira DO no Estado

O mel produzido em Ortigueira, na região central do estado, foi o primeiro produto paranaense a receber o registro de Denominação de Origem (DO), em setembro de 2015. A concessão reconheceu que as características físico-químicas do produto decorrem das condições botânicas da região, sendo diferenciado do mel produzido nos arredores.

O registro foi conferido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), na Revista de Propriedade Industrial (RPI). A conquista é decorrente do Projeto Mel do Município de Ortigueira, iniciativa apoiada pelo Sebrae/PR e parceiros, como a Associação dos Produtores Ortigueirenses de Mel (Apomel), Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Prefeitura de Ortigueira, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura.

  • mel
  • Ortigueira
  • reinaguração
  • Unidade de Beneficiamento