O Ginásio Amatuzzi, no Balneário Shangrilá, em Pontal do Paraná, recebeu cerca de 600 vendedores ambulantes na noite desta quarta-feira (22) para a terceira edição do Programa Maré de Oportunidades. Parceria do Sebrae/PR, da Fecomércio PR, do Senac PR e das Prefeituras de Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba, o Programa capacita e qualifica vendedores ambulantes com foco na temporada de verão no litoral paranaense.
Ao todo, mais de 1.900 vendedores foram capacitados em 2023 nas três cidades do litoral. Além de Pontal do Paraná, Guaratuba realizou a capacitação no dia 21 de novembro, no Parque de Eventos, com a presença do procurador do município, Marcelo Bom; e Matinhos fez o treinamento no dia 23, no Ginásio de Esportes do Sesc Caiobá, com a presença do prefeito, José Carlos do Espírito Santo, e do secretário de Turismo, José Luís Ventura Leal.
César Rissete, diretor técnico do Sebrae/PR, esteve presente no evento e enalteceu o trabalho de formação e motivação aos empreendedores do litoral paranaense.
“O Maré de Oportunidades oferece orientação e padronização, além de inspirar os empreendedores para que melhorem o seu rendimento e que se formalizem, oferecendo o melhor serviço possível. Acreditamos no potencial de cada vendedor, que busca se atualizar e aprimorar o atendimento. Afinal, sem cliente nada vai adiante. Nosso objetivo é fazer com que o litoral paranaense tenha excelência no atendimento aos moradores e turistas”, completou.
O prefeito de Pontal do Paraná, Rudisney Gimenes Filho, destacou a importância da iniciativa para o município, que completou 28 anos em 2023.
“O Programa possibilita uma melhoria no atendimento dos nossos vendedores ambulantes, que ajudam a fomentar o turismo e o cuidado com o meio ambiente, não somente na temporada de verão, mas durante o ano todo. Com bom atendimento, todo turista acaba voltando. Em 2024, vamos oferecer oito contêineres nas praias de Pontal, ampliando a estrutura para os banhistas e ambulantes”, afirmou.
Para Denny Yamashita, diretor da divisão de Gestão de Negócios do Senac Paraná, é uma satisfação constatar o aumento na participação dos vendedores.
“O Programa é completo, trazendo desde orientações sobre boas práticas na manipulação dos alimentos, higiene e asseio, com melhora na qualidade dos produtos oferecidos, até a melhoria no atendimento ao cliente, que aproxima os empreendedores dos turistas. Nesse sentido, a palestra magna com Valdir Pipoqueiro, um caso de sucesso conhecido em todo o País, encerra o evento de forma brilhante”, reforçou.
Marcelo Gonçalves Cordeiro tem 52 anos e é empreendedor com sua esposa. O casal mora há três anos em Pontal do Paraná e participa, desde 2021, do Maré de Oportunidades.
“O Programa veio para nos ajudar a cada temporada a melhorar tanto como empreendedores quanto no trato aos nossos turistas. Em 2021, na primeira edição, os temas foram a formalização do negócio, a gestão do dinheiro e das formas de pagamento, além da capacitação sobre boas práticas de manipulação de alimentos. Este ano, gostamos muito da palestra do Valdir Pipoqueiro e das dicas para atender melhor os clientes. E com essas ações, todos nós ganhamos. Só temos a agradecer pela oportunidade”, contou.