O amor está no ar: o Dia dos Namorados promete movimentar o comércio. Sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e pelo Sebrae/PR revela que 39,4% dos paranaenses pretendem presentear no próximo dia 12 de junho. Contudo, 43,4% não vão comprar nada e 17,2% estão indecisos.

O principal motivo alegado por quem vai passar a data sem presentes é não ter um namorado(a) ou companheiro(a), com 34,5% das respostas. Outros 20,7% dizem não comemorar a data e 18,6% simplesmente preferem não gastar, sem motivo específico. Apenas 11,7% mencionaram a situação financeira ou o desemprego como impedimento.
O coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, avalia que a data continua sendo uma oportunidade relevante para o varejo paranaense. “O comércio de rua mantém sua força no Paraná, sendo o local preferido para aquisição dos presentes no Dia dos Namorados, superando o comércio eletrônico. Pela projeção, roupas, bolsas e calçados serão os itens mais presenteados. As aquisições à vista serão as formas mais utilizadas de pagamento, sendo que a qualidade do produto é o fator preponderante para decidir a compra. Espera-se uma grande movimentação nas lojas e shoppings de todo o estado para a compra de presentes, principalmente na semana que antecede a comemoração”, pontua.
A coordenadora de Comércio e Serviços do Sebrae/PR, Suelen Pedroso, destaca que é importante gerar valor e pensar no comportamento dos consumidores.
“Datas sazonais não devem ser tratadas como ações pontuais, e sim como parte de uma estratégia comercial contínua. Esses períodos concentram picos de consumo, mas também oferecem oportunidades para ampliar o relacionamento com o cliente, reforçar o posicionamento da marca e gerar recorrência nas vendas”, comenta.
Suelen também lembra que investir em experiência, personalização e no atendimento são aspectos fundamentais para fidelizar consumidores e manter a competitividade do negócio ao longo do ano.
As mulheres estão menos propensas a comprar presentes para o namorado: metade delas (50,4%) não pretende comprar presentes neste Dia dos Namorados, enquanto 35% afirmaram que vão presentear e 14,6% ainda estão em dúvida. Já entre os homens, 43,9% demonstram intenção de compra, superando o percentual feminino, enquanto 36,5% não pretendem gastar e 19,6% permanecem indecisos.
Regiões
Há quem diga que os curitibanos são fechados, mas entre as regiões do estado, Curitiba lidera o romantismo. Na capital, 44,9% dos entrevistados disseram que vão comprar presentes para seus parceiros. A região Leste (44%) e a região Sul (43,2%) seguem de perto. Já nas demais regiões, o percentual é um pouco mais tímido: Noroeste (37,8%), Norte (37,2%), Centro (35,8%) e Oeste (32,9%) apresentam menor intenção de compra.
Tipo de presentes
A principal escolha para agradar a pessoa amada serão roupas, bolsas e calçados, escolhidos por 46% dos paranaenses. Em seguida estão perfumes e cosméticos (24,5%) e joias, bijuterias e outros acessórios (13,8%).
Embora estes sejam os itens mais citados de forma geral, entre os homens entrevistados também se destacam jantar romântico (16,9%) e flores (13,1%).
Quando questionados sobre o que gostariam de receber, a maioria dos entrevistados, com 50,1%, respondeu que prefere ser surpreendida. Ainda assim, há algumas diferenças de preferências entre os gêneros: as mulheres manifestam maior predileção para itens de vestuário (21%), perfumes (9,1%), joias (7,5%) e viagem romântica (6,5%). Já os homens também têm preferência por roupas e calçados (13,6%) e perfumes (9,8%), mas demonstram interesse por eletroeletrônicos (8,5%) e viagens (6,8%).
Valor do presente
O tíquete médio este ano será de R$ 197,53, sendo que o gasto médio dos homens será maior, de R$ 213,96, enquanto o tíquete feminino será de R$ 176,81.
Local da compra
O comércio de rua é o local preferido pelos paranaenses para a compra do presente dos namorados, com 35,2% somando as lojas do centro da cidade e de bairro. Os shoppings foram mencionados por 24,7% dos entrevistados, seguidos de perto pelas compras online, que correspondem a 29,6%.
A internet, aliás, é o canal preferido das mulheres, uma vez que 35,2% delas vão comprar online, contra 24,4% dos homens. Eles, por sua vez, mantêm maior preferência por lojas físicas, com 29,5% afirmando optar por lojas do centro, 26,5% por shoppings e 6,8% por estabelecimentos de bairro. Isso pode indicar uma necessidade maior de ver o produto de perto ou de contar com a orientação de um vendedor na hora da escolha.
Além disso, a internet é a principal ferramenta de pesquisa das mulheres, sendo que 66,8% utilizam para comparar preços, ante 50,4% dos homens. Já a busca por valores em lojas físicas é mais comum entre eles (16,7%) do que entre elas (12,9%).
Período da compra
A maioria das compras será feita na semana que antecede o Dia dos Namorados, com 59,4% das menções. No entanto, as mulheres demonstram maior planejamento: 30,4% pretendem comprar de 8 a 15 dias antes e 8,9% já adquiriram o presente. Apenas 5,4% deixarão para o próprio dia 12.
Entre os homens, 64,1% vão comprar na última semana, 17,4% de 8 a 15 dias antes e só 4,7% anteciparam a compra. Arriscando um pouco, 11,9% dos homens devem comprar no próprio dia, deixando para a última hora.
Forma de pagamento
A maioria dos consumidores dará preferência ao pagamento à vista, com 48% das intenções somando Pix, cartão de débito e dinheiro. Os homens lideram essa opção, com 49,8%, enquanto 45,2% das mulheres pretendem pagar no ato da compra. O cartão de crédito no vencimento concentrará 26% das compras e o cartão de crédito parcelado, 24,9%.
Influência na decisão de compra
Presentear com qualidade é a principal preocupação dos enamorados, fator mencionado por 31,8% dos entrevistados. As mulheres, além da qualidade, avaliam o custo-benefício (28,2%), enquanto os homens destacam o atendimento como o segundo critério mais importante (22,9%), junto com o custo-benefício (22,6%).
* Com assessoria de imprensa da Fecomércio PR