ASN PR Atualização
Compartilhe

Estudo com oportunidades para novos negócios no Sul e Sudoeste é lançado na Feira do Empreendedor

Realizado em Pato Branco, evento segue até sábado e conta com atendimento e conteúdos gratuitos
Por Eduardo Pereira
ASN PR Atualização
Compartilhe

De minimercados práticos para a rotina diária até enxoval e itens para o conforto do lar. Essas são algumas das oportunidades apresentadas para Pato Branco e oito cidades da região durante a Feira do Empreendedor Sebrae. As soluções vêm para apoiar os empreendedores de modo que organizem tempo, atendimento, deslocamentos, alimentação e cuidado no dia a dia.

Os levantamentos são gratuitos e estão disponíveis no Impulsiona Sebrae. Além de Pato Branco, também tem oportunidades mapeadas: Francisco Beltrão, Dois Vizinhos, Capanema, Chopinzinho, Palmas, União da Vitória, Mangueirinha e São Mateus do Sul.

Feira reúne conteúdos, palestras, consultorias e orientações para o público. Fotos: Inove.

Foram mais de 90 indicadores envolvidos na elaboração do material, que vão desde dados do IBGE, Receita Federal, número de empresas e população.

As oportunidades em Pato Branco envolvem novos empreendimentos que ofertem opções rápidas de lanches e bebidas, passando por serviços de beleza adaptados às novas rotinas do público até lojas de roupas com curadoria de estilo e atendimento personalizado.

Morador de Pato Branco há cinco meses, após se mudar de Manaus (AM), Edwin Florez levou o filho, Edwin Florez Filho, de 10 anos, para conhecer a programação e ter contato com conteúdos voltados aos negócios.

O interesse do garoto surgiu após conhecer o universo da impressão 3D e passar a demonstrar vontade de, futuramente, abrir o próprio empreendimento. Em casa, a família estimula conceitos de educação financeira, incentivando a formação de uma reserva para que ele possa investir em uma impressora 3D.

Pai e filho participando do primeiro dia da Feira do Empreendedor em Pato Branco. 

“Ele ouviu falar sobre impressão 3D e passou a se interessar pelo tema. A partir disso, começamos a incentivar esse sonho por meio da educação financeira, guardando parte da mesada para esse objetivo. Quando soubemos da Feira, vimos uma oportunidade de entender melhor como funciona o empreendedorismo e a abertura de um negócio”, conta Edwin Florez.

Durante a programação, pai e filho participaram de palestras voltadas ao uso de ferramentas digitais para divulgação de produtos e serviços. Para Edwin Florez Filho, a experiência trouxe novos aprendizados. “Foi legal. Dá para aprender bastante coisa e entender melhor como anunciar”, resume.

Recém-chegada ao Sudoeste do Paraná, a família também foi ao evento em busca de informações sobre o mercado local e oportunidades de negócios na região. Uma das atividades que mais despertou interesse foi a apresentação do estudo de Oportunidades de Negócios, que aponta segmentos com potencial de desenvolvimento em municípios como Pato Branco e cidades do entorno.

“Foi uma possibilidade de entender melhor o comportamento dos consumidores e as possibilidades de negócios. Essa troca de informações ajuda muito quem está chegando e pensando em empreender”, afirma Edwin.

Desenvolvimento

Segundo Walter Garcia Xavier, consultor do Sebrae/PR, o material foi desenvolvido para apoiar quem deseja começar, especialmente os pequenos empreendedores que não possuem estrutura para realizar pesquisas de mercado por conta própria.

“Empreender é um desafio e exige planejamento. O estudo ajuda a identificar demandas existentes e negócios que apresentam potencial em cada região. Com isso, o empreendedor consegue tomar decisões com mais informações e reduzir parte das incertezas do processo”, explica.

O levantamento utiliza análise de dados, informações de mercado e indicadores econômicos para apontar atividades com espaço para crescimento nos municípios atendidos. O objetivo é estimular a criação de novos negócios alinhados às necessidades locais.

“Atuamos para disponibilizar informações estratégicas aos pequenos negócios. A partir desse mapeamento, o empreendedor consegue visualizar oportunidades que talvez não identificasse sozinho e avaliar caminhos mais viáveis para iniciar sua empresa”, afirma.

Toda a região

Além do público da região, são esperadas 45 caravanas organizadas pelas prefeituras municipais, Salas do Empreendedor, além de associações e instituições empresariais locais. Na caravana de União da Vitória participou a empreendedora Franciele Zeizer, que percorreu mais de 300 quilômetros para participar do evento em Pato Branco. A empreendedora atua como terapeuta e também presta serviços voltados à produção de silagem no agronegócio.

Franciele conta que buscou ampliar sua rede de contatos, conhecer novas oportunidades de mercado e adquirir conhecimento para fortalecer os negócios.

“Vim para fazer negócios, conhecer pessoas, aprimorar minhas atividades e conquistar novos clientes. A ideia também é expandir a atuação para outras cidades e continuar ampliando o alcance do meu trabalho”, afirma.

Franciele veio de União da Vitória para participar da Feira.

Durante a visita, ela visitou o espaço de atendimento do Sebrae/PR em busca de orientações sobre estratégias de marketing digital. Segundo a empreendedora, o desafio atual está em ampliar sua presença no ambiente on-line e alcançar novos públicos.

“O atendimento trouxe muita clareza sobre os próximos passos que preciso dar. Muitas vezes, a gente já tem o conhecimento, mas falta direcionamento para colocar em prática. Foi uma conversa muito valiosa nesse sentido”, destaca.

Além dos atendimentos, Franciele também planejou participar das palestras e demais atividades da programação. Para ela, o acesso a conteúdos especializados é um dos principais atrativos da Feira.

“Esse conhecimento faz diferença para quem empreende. É uma oportunidade de aprender, trocar experiências e aplicar novas estratégias no negócio”, conclui.

Integrante da caravana de General Carneiro, Gustavo Skoll participou da Feira do Empreendedor em busca de conhecimento e novas oportunidades para compartilhar com os empreendedores do município. Servidor público, ele atua na Sala do Empreendedor da cidade e ajudou a organizar a vinda do grupo ao evento.

“Ela reúne muitas oportunidades em um só lugar. A gente encontra conteúdos sobre inovação, crédito, segurança, inteligência artificial e diversas soluções para os pequenos negócios. Quem empreende está muito focado na operação do dia a dia e nem sempre consegue parar para pensar em melhorias ou novas oportunidades. Aqui, vimos um ambiente rico para quem empreende e também para quem trabalha apoiando os empreendedores”, afirma.

Espaço de atendimento reúne orientações e conteúdos como marketing digital e gestão financeira.

Para ele, um dos pontos fortes da programação é a linguagem acessível adotada pelos palestrantes, facilitando a aplicação prática dos conteúdos no dia a dia das empresas.

“Muitas vezes as pessoas imaginam que vão encontrar uma linguagem muito técnica, mas acontece justamente o contrário. Os palestrantes falam diretamente com a realidade dos pequenos negócios, com quem está à frente da empresa todos os dias e precisa de orientações que possam ser colocadas em prática”, observa.

Feira do Empreendedor de Pato Branco

Promovida pelo Sebrae/PR, a Feira do Empreendedor é um dos maiores eventos de incentivo aos pequenos negócios. Gratuito, o evento oferece palestras, oficinas, exposições e orientações técnicas, conectando empreendedores à oportunidade de capacitação, inovação e networking. A iniciativa busca fortalecer o ecossistema empreendedor regional e impulsionar o desenvolvimento econômico do Sudoeste. As inscrições são gratuitas pelo link: https://sebraepr.com.br/lp/feirapatobranco/

  • atendimento
  • consultoria
  • Feira do Empreendedor 2026
  • Feira do Empreendedor 2026 Pato Branco
  • oportunidades