Fomentar, articular e mobilizar o fortalecimento econômico de cada município: essa é a essência do trabalho dos Agentes de Desenvolvimento, profissionais que ganharam reconhecimento no PRacelerar 2025, realizado em Foz do Iguaçu. O evento que trata do cenário de ambiente de negócios para micro e pequenas empresas é promovido pelo Sebrae/PR e segue até esta sexta-feira (3).

Atualmente, mais de 230 agentes atuam nos municípios paranaenses, incentivando novos empreendedores e fortalecendo o ecossistema local.
Junto às prefeituras, esses profissionais são responsáveis por articular atores estratégicos, difundir a cultura empreendedora, desburocratizar processos e simplificar a abertura de empresas.
Para Elaine Andreia Alcântara Dias Silva, agente em Porecatu, Norte do Paraná, o atendimento nas Salas do Empreendedor é fundamental.
“A Sala do Empreendedor é o coração do empreendedorismo nas cidades. É onde tudo acontece. Ali, os empreendedores encontram o suporte necessário para transformar suas ideias em negócios”, destaca.

O Sebrae/PR atua como parceiro estratégico, oferecendo não apenas informações atualizadas, mas também conteúdos práticos, como cartilhas e metodologias que ajudam a desmistificar o processo de empreender.
O diretor-técnico do Sebrae/PR, Cesar Reinaldo Rissete, reforçou, durante o encontro, a relevância desses profissionais.
“Estamos chegando ao encerramento de 2025. Já atuamos diretamente em 377 municípios do Paraná, enfrentando desafios e construindo soluções. As novas gestões municipais precisam pensar na qualidade de vida da população, mas também no fortalecimento do empreendedorismo e é nesse ponto que os agentes se tornam nossos grandes impulsionadores.”, disse Rissete.
Em municípios menores, a atuação ganha ainda mais peso. Daisy Berlatto, de Renascença, Sudoeste do Estado, ressalta o impacto causado por esse relacionamento que visa a concretização de novos negócios.
“Oferecemos o passo a passo para quem deseja abrir uma empresa ou precisa de orientação para manter o próprio negócio. Trabalhamos de forma dinâmica, com apoio das cartilhas do Sebrae, levando informação e segurança a todos que querem empreender”, destaca Daisy.

O alcance dos agentes vai além do atendimento presencial. Muitas vezes, são eles que buscam o empreendedor em potencial. Luan Felipe Schimmelfenning, de Santa Helena, Oeste do Paraná, explica:
“Identificamos as principais demandas do município e, a partir disso, articulamos soluções reais. Essa governança entre secretarias e departamentos nos permite atender de forma prática às necessidades dos empreendedores locais”, detalha.

PRacelerar 2025
O Encontro Estadual de Ambiente de Negócios, que segue até sexta-feira (3), tem como objetivo promover a conexão entre agentes de diferentes regiões, compartilhar experiências e discutir estratégias para ampliar a rede de negócios em cada município. A programação inclui debates sobre inteligência artificial, liderança, empreendedorismo e uso estratégico de dados, temas que contribuem para transformar realidades locais e impulsionar o desenvolvimento dos municípios paranaenses.
