Uma ponte para ligar micro e pequenas empresas paranaenses com a maior companhia brasileira. Essa foi a proposta do evento “Encontro com Fornecedores – Construindo Negócios”, realizado no Sebrae/PR nesta quinta-feira, 20, que buscou aproximar potenciais fornecedoras da Petrobras em áreas como a exploração, produção e comercialização de petróleo, gás e fertilizantes.
O evento, uma parceria do Sebrae/PR com a companhia de energia, reuniu empresas de diversos setores e chegou pela primeira vez ao Estado, considerado um território estratégico na área da indústria. Durante o encontro, os empresários foram apresentados a diferentes formas de fazer negócios com a Petrobras, detalhes da sua cadeia produtiva e os principais meios de conexão com fornecedores.

Os participantes ainda tiveram acesso a algumas informações sobre a atuação da companhia no Paraná, como as atividades da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, e a reabertura das operações da Araucária Nitrogenados S.A. (ANSA), fábrica de fertilizantes da mesma cidade. Ao final, o público pôde esclarecer suas dúvidas a respeito do futuro das operações da Petrobras no Estado.
A gestora de energia do Sebrae Nacional, Juliana Borges, explica que há um potencial para os pequenos negócios serem fornecedores da Petrobras em diferentes setores, o que justifica o esforço de conectar a companhia com as micro e pequenas empresas do Estado.
“Em nível nacional, o Sebrae conta com três polos de referência para atender à agenda de transformação para pequenos negócios na área de energia. No Paraná, por exemplo, há a Repar e a ANSA. Portanto, há duas unidades de negócios que exigem uma atuação conjunta, pois a Petrobras realiza compras em diversas áreas”, afirma Juliana.

Economia local
Em um auditório lotado, os representantes trouxeram não somente orientações concretas sobre o fornecimento de produtos à indústria de petróleo e gás. Marcio Pereira, gerente geral de relacionamento com o mercado fornecedor da companhia, pontua que o relacionamento com os pequenos negócios é uma maneira de cumprir o papel social da Petrobras, gerando riqueza para o estado.
“O Paraná possui uma indústria forte e capaz de atender às nossas necessidades. No evento, tivemos a oportunidade de apresentar o nosso sistema de negócio e ouvir potenciais fornecedores, especialmente micro e pequenas empresas. Com as nossas instalações no Estado, é fundamental que tenhamos a força do mercado da região, pois isso promove a economia local, gera emprego e renda”, ressalta o gerente.

O vice-presidente da Fiep, Marcos Dybas da Natividade, em sua fala na abertura do encontro, destacou que a entidade trabalha para construir um ambiente mais favorável à atividade industrial no Paraná.
“Temos certeza de que este é o caminho para garantir que as diversas cadeias produtivas presentes em nosso estado se desenvolvam cada vez mais, o que inclui também o setor de petróleo e gás. A presença da Petrobras é essencial para o crescimento desse setor, e este encontro representa um passo importante para novas parcerias e o avanço econômico do Paraná”, disse.

Potenciais fornecedores
Para muitas das micro e pequenas empresas com representantes no encontro, o evento foi uma introdução aos processos e dinâmicas de uma grande companhia de petróleo e gás. Danielly Kizyzanoski, empreendedora do setor metalmecânico em Fazenda Rio Grande, conta que a sua empresa já planeja a melhor forma de atender uma indústria do porte da Petrobras.
“Minha expectativa era a de saber como poderíamos fazer parte do rol de fornecedores. Por isso, participamos do evento e recebemos uma excelente explicação sobre como e onde encontrar as melhores oportunidades junto à empresa. A nossa ideia inicial é a de entrar, primeiramente, em uma licitação de valores mais baixos, para ganhar experiência no relacionamento com a companhia”, observa Danielly.
Para Rafael Tonin, que atua na área de lubrificantes industriais em Curitiba, fortalecer os laços com a Petrobras é fundamental, pois o seu negócio já possui um contrato com a empresa pública. No entanto, o empresário entende que é preciso aperfeiçoar essa conexão, possibilitando novas formas de parceria.
“Mesmo já fornecendo produtos para a empresa, era importante estarmos aqui para trocar uma ideia e obter novas informações. Queremos aprimorar essa parceria, entendendo as necessidades do nosso comprador e buscando desenvolver novos produtos”, comenta Tonin.