ASN PR
Compartilhe

Comitê de Desenvolvimento Territorial do Litoral fortalece ações estratégicas para a região

Encontro integrou municípios do Litoral, lançou o Caderno de 5 anos do SRI Litoral e discutiu infraestrutura, inovação e compras públicas para impulsionar o território
Por Paula Brukmuller
ASN PR
Compartilhe

O Litoral do Paraná deu mais um passo na consolidação de uma agenda integrada de desenvolvimento com a realização do encontro do Comitê de Desenvolvimento Territorial do Litoral (CTDL), promovido nesta terça-feira (9), na Associação Banestado, em Praia de Leste. A programação reuniu cerca de 70 lideranças dos poderes executivo e legislativo, associações comerciais, universidades, organizações da sociedade civil e também empresários em um dia dedicado ao planejamento regional, inovação e fortalecimento da governança territorial.

Integração do litoral esteve em foco durante o evento. Fotos: Inove.

O encontro acontece em um momento decisivo para o Litoral, que vive um ciclo de expansão econômica impulsionado por novos investimentos em infraestrutura, a ampliação das operações portuárias, o crescimento do turismo e o aumento da atividade empreendedora. O território, formado pelos municípios de Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná, concentra 312.589 habitantes, ocupa uma área de 6.058 km² e abriga 46.433 empresas ativas — sendo 41.102 delas micro e pequenas empresas, que representam 95,1% da base produtiva local.

O encontro trouxe o eixo central que orienta a atuação do Comitê: desenvolver um ambiente de negócios favorável, ampliar oportunidades e promover ações estruturantes que fortaleçam o empreendedorismo local.

“Quando o território trabalha de maneira articulada, com diálogo e visão compartilhada, todos ganham: as empresas, as instituições e a sociedade. O Litoral está em um momento histórico e trabalha com visão de futuro e propósito compartilhados, estratégia e convergência de recursos e esforços”, afirma Michele Riquetti Tesser, gerente da Regional Leste do Sebrae/PR.

Lançamento do Caderno de cinco anos do Sistema Regional de Inovação do Litoral (SRI Litoral).

A programação contemplou discussões sobre políticas públicas, infraestrutura e compras governamentais, além do lançamento do Caderno de 5 anos do Sistema Regional de Inovação do Litoral (SRI Litoral). O material reúne a trajetória da governança de inovação no território, indicadores de impacto, projetos realizados, boas práticas, depoimentos e os próximos passos para fortalecer iniciativas inovadoras nas sete cidades litorâneas.

Os participantes acompanharam a palestra “A Política Pública como Espaço de Transformação”, conduzida por Luiz Marcelo Padilha, gerente da Unidade de Negócios do Sebrae/PR, seguida do painel “Infraestrutura – O cenário atual do Litoral”, que discutiu gargalos e oportunidades para o desenvolvimento urbano, logístico e turístico da região. No período da tarde, o bloco “Compras Públicas” trouxe reflexões sobre transparência, eficiência e impacto territorial, com participação especial do auditor do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, Fernando Barros.

O encontro contou com a presença de lideranças do Litoral e do Estado, entre eles, Roberto Justus, assessor da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Paraná; Antonio Saad Gebran Sobrinho, empresário e conselheiro do Comitê de Desenvolvimento Territorial do Litoral (CTDL); Marcelo Bom dos Santos, procurador do Município de Guaratuba e representante da Associação Estadual dos Procuradores Municipais (AEPM); Marco Antônio Bueno da Rocha, coordenador do Comitê Temático de Investimento, Financiamento e Crédito do Fopeme; Fabiano da Silva, analista de desenvolvimento da Fomento Paraná; Silvio Geraldo, chefe do Núcleo do Trabalho no Litoral;

Gerente da Regional Leste do Sebrae/PR, Michele Riquetti Tesser, vice-prefeita de Pontal do Paraná, Patrícia Millo Marcomini, e Gilberto Keserle.

A vice-prefeita de Pontal do Paraná, Patrícia Millo Marcomini, também participou do evento e destacou o papel da integração entre os municípios. “O desenvolvimento do Litoral só é possível quando cada cidade entende que faz parte de um projeto maior. Esse Comitê mostra que estamos construindo uma visão conjunta, com foco no bem-estar da população e no fortalecimento dos pequenos negócios”, afirmou a vice-prefeita.

Para o conselheiro do CTDL, Antonio Saad Gebran Sobrinho, o encontro consolida um ciclo evolutivo da governança territorial. “Estamos lidando com desafios complexos e, para isso, precisamos de articulação, continuidade e técnica. O Comitê amadureceu, ganhou representatividade e segue ampliando sua capacidade de pensar o futuro do Litoral”, avaliou Gebran.

Transição de lideranças do Comitê Territorial do Litoral

Durante o encontro, ocorreu também a formalização da nova direção do Comitê. Patricia Assis assumiu a presidência no lugar de Gilberto Keserle, enquanto Roberto Stelmacki assumiu a vice-presidência, substituindo Laurita da Silva.

Nova direção do Comitê. Da esquerda pra direita: Michele Riquetti Tesser, Roberto Stelmacki, Laurita Silva, Gilberto Keserle, Patrícia Assis e Catiane Santos.

Para marcar a transição, Patricia Assis destacou o compromisso com a continuidade e a inovação: “Assumo essa missão com o propósito de fortalecer ainda mais o diálogo entre os municípios e ampliar a participação das instituições no planejamento territorial. O Litoral tem potencial extraordinário e vamos trabalhar para transformar esse potencial em resultados concretos”, disse a nova presidente.

Já Gilberto Keserle reforçou o legado construído. “O Comitê cresceu, ganhou voz e se tornou referência de articulação no estado. Tenho muito orgulho do trabalho realizado ao lado de tantas lideranças e sigo à disposição para contribuir com essa nova etapa”, declarou Keserle.

  • Comitê de Desenvolvimento Territorial do Litoral
  • litoral
  • Praia de Leste