ASN PR Atualização
Compartilhe

Em iniciativa inédita, “Espacio del Emprendedor” é aberto na Argentina, fronteira com o sudoeste do Paraná

Local, que conta com o apoio do Sebrae/PR, é um modelo similar a Sala do Empreendedor brasileira
Por ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe

Empreender não é uma tarefa fácil e o desafio do dia a dia de quem resolve abrir um negócio é enorme. Além de dedicação e muito amor pelo que se faz, requer conhecimento e busca de informação para ver a empresa prosperar. Pensando nesse apoio aos empreendedores, em uma iniciativa inédita, a cidade de Bernardo de Irigoyen, na Argentina, na Trifronteira, no sudoeste do Paraná, acaba de ganhar o Espacio del Emprendedor, modelo similar a Sala do Empreendedor no Brasil.

Resultado de uma parceria entre o Sebrae/PR, o Comitê Lá Frontera, a Câmara de Comércio de Bernardo de Irigoyen e do Consórcio Intermunicipal da Fronteira (CIF), o Espacio del Emprendedor terá como missão levar conteúdos relevantes aos empreendedores argentinos através de treinamentos, consultorias e demais ações que possibilitem o compartilhamento de conhecimentos. As atividades no local deverão iniciar em novembro deste ano.

Walter Feldman e Erika Vilca, responsáveis pelo Espacio del Emprendedor. Foto: Divulgação

O consultor do Sebrae/PR, Francisco Wildes, conta que a demanda para a abertura de uma Sala do Empreendedor na Argentina era constante.

“Os empresários argentinos sempre vieram até nós em busca de conhecimento. Agora, através do Espacio, eles terão acesso aos treinamentos, capacitações e consultorias que são oferecidas pelo Sebrae/PR aos empreendedores brasileiros. Inclusive, estamos trabalhando em um calendário de atividades unificado. É um caso de sucesso no Mercosul”, conta Francisco.

O espaço dará suporte aos empresários através de capacitações voltadas a diversas áreas, entre elas: gestão, marketing, vendas, atendimento, qualificação de mão de obra, entre outras.

Cenário econômico

Para a representante do Conselho Estadual de Turismo de Santa Catarina, Talita Casagrande, o espaço vem como uma grande oportunidade frente a um cenário econômico menos favorável no país vizinho.

“Através de uma capacitação adequada com foco no planejamento estratégico, gestão financeira, liderança, entre outros fatores, os empresários argentinos poderão identificar oportunidades de mercado e desenvolver iniciativas que possam se adaptar as mudanças econômicas, fazendo com que possam enfrentar desafios econômicos e recessões de forma mais resiliente”, avalia Talita.

Fortalecimento da região

Para o empresário e presidente da Câmara de Comércio de Bernardo de Irigoyen, Walter Feldman, o Espacio del Emprendedor é mais uma iniciativa para fortalecer o comércio na região.

“Oportunizará aos nossos empreendedores o acesso a informações que, muitas vezes, não temos aqui. Isso vai contribuir para que possamos melhorar os nossos negócios, seja em relação ao atendimento ou à gestão. A nossa intenção é que, em novembro, tenhamos esse primeiro treinamento”, explica Walter.

Na avaliação do presidente do Comitê La Frontera, José Crestani, toda a região poderá ser beneficiada.

“Recentemente, estivemos em Brasília e a iniciativa foi muito elogiada. A nossa região respira o turismo de compras, lazer e, agora, de negócios. Com o Espacio, fortalecemos o nosso objetivo de termos a Trifronteira próspera, impulsionando as empresas locais”, conclui José.

  • ambiente de negócios
  • educação empreendedora
  • empreendedorismo