ASN PR
Compartilhe

Empresários da rede hoteleira de Londrina e região se reúnem para planejar ações de fomento ao turismo

Objetivo foi apresentar programas disponíveis para a melhoria da gestão dos meios de hospedagem e promover momento de troca de experiências e informações
Por ASN Paraná
ASN PR
Compartilhe

Pela primeira vez, empresários do setor de hotelaria do norte do Paraná se reuniram para discutir estratégias, buscar conhecimento e trocar experiências com foco na melhoria do atendimento ao cliente e do fomento ao turismo regional. O encontro, promovido pelo Sebrae/PR e pelo Visite Londrina Convention Bureau, com apoio da Governança de Turismo e do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), foi realizado na tarde desta quinta-feira (31), no Hub de Inovação do Turismo, localizado no Boulevard Shopping, em Londrina.

A consultora do Sebrae/PR, Leda Terabe, explica que o objetivo foi apresentar números e informações estratégicas para o setor, além de mostrar as ações disponíveis aos empresários dos meios de hospedagem para que possam melhorar a gestão e a experiência do cliente. Entre elas, está o Programa Turbine, do Sebrae/PR, voltado para estimular a competitividade e auxiliar na profissionalização das micro e pequenas empresas do setor por meio da melhoria da qualidade do atendimento, gestão e eficiência do negócio.

“Sempre realizamos ações que trabalham o coletivo e promovem trocas entre pessoas e empresas que possuem os mesmos interesses. O Sebrae exerce o papel de fazer essas conexões e promover momentos como esse”, destaca.

Os meios de hospedagem estão representados por 543 empresas em 76 municípios do norte do Paraná e são responsáveis pela geração de 1.788 empregos. Para apoiar esses negócios, o Sebrae/PR também apresentou aos empresários, durante o encontro, ferramentas disponíveis gratuitamente para consulta, como o Guia de Tendências, que traz informações sobre o tipo de experiência que o novo perfil de cliente pós-pandemia busca e, também, um estudo de personas, focado nas características do turista que Londrina e região recebem.

O encontro também trouxe representantes do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e da Fomento Paraná, que trouxeram informações sobre as principais linhas de crédito voltadas para capital de giro e investimentos para as empresas do turismo.

“O encontro foi interessante para trocar experiências com outros empresários do setor, entender as demandas que todos têm em comum e fortalecer os meios de hospedagem”, conta Luiz Afonso Giglio, do Hotel Crillon, de Londrina.

Para ele, foi um momento interessante para conhecer as dificuldades em comum e, também, ter acesso às informações, como as linhas de crédito e programas de melhorias na gestão. O empresário diz que a retomada do setor, pós-pandemia, tem superado as expectativas.

“Tivemos crescimento na ocupação nos últimos dois anos e, inclusive, com aumento de hóspedes aos fins de semana”, comemora.

Silvio Camini, do Hotel Doral, de Apucarana, afirma que o perfil dos hóspedes é corporativo, ou seja, formado por pessoas que vão à cidade para participar de eventos de negócios.

“Buscamos unir a classe de hoteleiros para buscar, junto ao Poder Púbico, mais eventos para a cidade. Estamos de olho, também, no turismo local e regional, até mesmo focado nos moradores de Apucarana, que desejam ter uma experiência diferente com a família ou comemorar uma data especial no hotel, como aniversário de casamento”, relata.

A diretora do Hotel Galli e presidente do Visite Londrina Convention Bureau, Hérika Galli, trouxe informações sobre o Visite Londrina e o calendário de atrações do site da instituição, que está disponível para o cadastro de eventos de toda a região e pode ser usado pelos empresários de fora de Londrina para o fomento do turismo regional.

“A participação dos empresários neste primeiro encontro me surpreendeu, já que vieram representantes dos meios de hospedagem de Arapongas, Apucarana, Faxinal, além de Londrina. É muito importante essa união para darmos o primeiro passo e pensarmos em ações conjuntas para melhorar o turismo da nossa região”, aponta.

  • hotelaria
  • londrina
  • meios de hospedagem
  • norte do Paraná
  • turismo