Com a participação de empresários e representantes públicos, o Sebrae/PR promoveu nesta terça-feira (19), em Pato Branco, no sudoeste do Paraná, o encontro dos Comitês Municipais do Sudoeste Pioneiro. O objetivo do evento, além de fortalecer a atuação dos Comitês, foi de homenagear cada um deles pelos trabalhos desenvolvidos ao longo dos últimos quatro anos, pautados principalmente pelo compromisso com o crescimento da região. A cada um dos Comitês, também foi entregue um caderno com a evolução dos trabalhos realizados.
O sudoeste do Paraná conta com Comitês Municipais em 20 cidades (Pato Branco, Mariópolis, Palmas, Marmeleiro, Francisco Beltrão, Itapejara D’Oeste, Bom Sucesso do Sul, Chopinzinho, São João, São Jorge D’Oeste, Mangueirinha, Coronel Vivida, Dois Vizinhos, Coronel Domingos Soares, Honório Serpa, Nova Esperança do Sudoeste, Renascença, Salto do Lontra, Sulina e Vitorino), que atuam no fomento ao empreendedorismo através de políticas públicas que fortaleçam o ambiente de negócios.
“Hoje debatemos o protagonismo de cada um destes comitês, que são formados por pessoas, instituições e agentes de desenvolvimento. São eles que fazem a diferença em nossa região, integrando variados setores, promovendo novos negócios e oportunidades, bem como fortalecendo a nossa economia. Um encontro que concretiza tudo isso, com indicadores e números que refletem todo o trabalho protagonizado por eles”, afirma o gerente da Regional Sul do Sebrae/PR, Cesar Giovani Colini.
Os Comitês Municipais, por meio do Programa Cidade Empreendedora, têm entre suas áreas de atuação o fortalecimento do ambiente de negócios para as micro e pequenas empresas (MPEs). Ao aprimorar as condições para o progresso econômico local, o programa contribui com a geração de empregos, renda e uma maior qualidade de vida.
“Em Francisco Beltrão, por exemplo, nós atuamos de uma maneira deliberativa e não consultiva. Então, tudo que se refere ao fortalecimento do Município passa por nós, desde a desburocratização de empresas, tributação, concessões para indústrias, entre outros assuntos que versem sobre o futuro da cidade”, conta a integrante do Comitê Municipal de Francisco Beltrão, Angela Cristina Paludo.
Posse do Comitê Territorial
Durante o evento foi realizada a posse do Comitê Territorial do Sudoeste Pioneiro, que contará com a presidência de Felipe Zanoello, empresário e secretário de Desenvolvimento Econômico do município de Palmas.
“É uma grande responsabilidade, contamos com essa parceria de longa data com o Sebrae/PR para que possamos desenvolver um projeto de forma eficiente e profissional, que certamente irá colocar ainda mais em destaque o nosso sudoeste, por meio de suas inúmeras potencialidades regionais e até mesmo nacionais”, pontua Felipe.
Liderança
Durante o encontro, os participantes também acompanharam a palestra com o tema “Liderança e Desenvolvimento Territorial”, ministrada por Daniel Guimarães.
“Reunir inúmeros líderes aqui é um momento especial em que falamos da intencionalidade, da necessidade de termos líderes cada vez mais comprometidos e com visão de futuro, além da questão da integridade que é algo tão necessário em nosso País. Finalizamos o nosso dia com a missão de podermos inspirar cada um deles para que essa liderança seja um legado nas cidades”, acrescenta Daniel.
Parceria
A parceria entre o Sebrae/PR e os municípios vem sendo um elo importante e que tem contribuído para estimular o empreendedorismo, incentivar a formalização das empresas, ampliar serviços públicos, entre outros aspectos.
O presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar), Edilberto Minski, pontua que a posse do Comitê é um marco importante.
“Celebramos um trabalho de mais de oito anos dentro do sistema associativista e há dois anos dentro da Cacispar iniciamos uma caminhada com o lema ‘Somos Sudoeste’. A posse do comitê reforça a união da nossa região, sendo um passo importante com um objetivo maior que é o de levar para as mais diversas fronteiras os atrativos do sudoeste e a força da nossa economia. Um trabalho conjunto visando o progresso local e regional”, conclui Edilberto.