Uma nova oportunidade está aberta, a partir desta segunda-feira (02), para os empresários do litoral paranaense. Através de uma parceria entre o Sebrae/PR e a Prefeitura de Pontal do Paraná, foi inaugurado o Escritório de Compras Públicas (ECP) no município. O evento, que contou com a presença de autoridades e empresários locais, marcou um novo passo na busca por maior inclusão dos pequenos negócios da região nos processos de compras governamentais.
O Escritório de Compras Públicas tem como missão centralizar esforços para abrir portas às empresas locais, permitindo que elas participem dos processos de compras públicas, uma área até então muitas vezes inacessível para microempreendedores individuais (MEI) e empresários de micro e pequenas empresas. A iniciativa visa não apenas promover a inclusão, mas também fortalecer a transparência nos processos de aquisição de bens e serviços por parte de órgãos governamentais, como a Prefeitura de Pontal do Paraná.
Estiveram presentes na inauguração o prefeito de Pontal do Paraná, Rudisney Gimenes Filho, a vice-prefeita, Patricia Millo Marcomin, secretários, vereadores, empresários e os consultores do Sebrae/PR, Luiz Roberto Henrique Zaia e Catiane Santos.
O gerente da Regional Leste do Sebrae/PR, Weliton Perdomo, enfatizou que uma das principais funções do ECP será o atendimento direto aos empresários e aos contadores locais, oferecendo suporte para tirar dúvidas, orientar sobre os procedimentos necessários e, acima de tudo, incentivar a concorrência justa e a igualdade de oportunidades para todos os fornecedores.
“Com isso, nós buscamos criar um ambiente mais competitivo, onde o mérito e a qualidade dos produtos e serviços sejam os principais critérios de seleção de empresas”, disse.
Além de auxiliar os empresários locais, o Escritório de Compras Públicas também oferecerá suporte às entidades compradoras, contribuindo para a melhoria dos processos de aquisição. A ideia é otimizar a relação entre fornecedores e compradores, garantindo que os recursos públicos sejam aplicados de forma eficaz.
Para facilitar o acesso das empresas locais ao mercado de compras públicas, estão previstas ações como consultorias especializadas, treinamentos, eventos de networking, rodadas de negócios e outras iniciativas destinadas a melhorar e desenvolver tanto os compradores quanto os fornecedores da região.
O prefeito de Pontal do Paraná, Rudisney Gimenes Filho, afirma que o município já faz a contratação de micro e pequenas empresas, mas que, com o funcionamento do Escritório, é possível aumentar estas contratações.
“Esta inauguração é um motivo de grande alegria para nós, pois representa mais um passo na nossa política de apoio ao comércio local e no fornecimento de mercadorias e serviços para os comerciantes e empresários da cidade. Nosso objetivo é fazer com que a Prefeitura, como a maior empresa da cidade, gaste seu dinheiro aqui em Pontal do Paraná. A parceria com o Sebrae é fundamental, pois nos ajuda a implementar projetos para o benefício de todos os munícipes, com rapidez e expertise”, detalhou o prefeito.
Mais escritórios
Com a inauguração em Pontal do Paraná, são 11 Escritórios de Compras Públicas em funcionamento na Regional Leste do Sebrae/PR, o terceiro em funcionamento no litoral paranaense. Os outros dez municípios com escritórios funcionando são: Araucária, Piraquara, Campo Largo, Piên, Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Tijucas do Sul, Rio Negro, Paranaguá e Morretes.