ASN PR
Compartilhe

Evento apresenta oportunidades de negócios com a Flórida a empresários, na ExpoLondrina

Roadshow foi realizado na tarde desta segunda-feira (7), no Pavilhão Smart Agro, durante a ExpoLondrina 2025
Por ASN Paraná
ASN PR
Compartilhe
Evento reuniu empresários interessados na internacionalização dos negócios. Foto: Rubem Vital/Assessoria SRP.

Empresários de Londrina e região interessados em fazer negócios com os Estados Unidos (EUA) acompanharam, na tarde desta segunda-feira (7), o Roadshow Flórida, dentro do Pavilhão Smart Agro, durante a ExpoLondrina 2025. A programação gratuita “Como Ingressar no Mercado Norte-Americano” foi promovida pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos da Flórida – BACCF, na sigla em inglês (Brazilian-American Chamber of Commerce of Florida) –, que existe há 44 anos para fomentar negócios entre o Brasil e o estado localizado nos EUA. A ação contou com o apoio do Sebrae/PR.

Durante o encontro, os participantes tiveram acesso a estratégias inovadoras sobre como ingressar no comércio americano. O evento trouxe apresentações do membro do Conselho da BACCF, Carlos Mariaca, que abordou as oportunidades para as empresas brasileiras na Flórida e como empreender nos Estados Unidos sem sair do Brasil; da vice-presidente sênior de empréstimos residenciais do BB Americas Bank, Sandra Mina, que apresentou soluções financeiras; da head de gestão de contas de lançamento da SellersFlow, Emanuelle Motta, que trouxe informações sobre e-commerce; e do diretor executivo na Piquet Law Firm, Daniel Piquet, que esclareceu aspectos legais imigratórios, corporativos e tributários.

Carlos Mariaca explica que o conteúdo do Roadshow é válido para qualquer pessoa que tem vontade de fazer negócios com os Estados Unidos, seja agora, daqui a um ano ou mais. Para ele, o primeiro passo para quem deseja buscar a internacionalização é se informar, papel que o evento desempenha bem, com três horas de conteúdo e a entrega aos participantes de um plano de negócios para empreender nos Estados Unidos.

Carlos Mariaca, membro do Conselho da BACCF, diz que o primeiro passo para levar o negócio aos EUA é buscar informação. Foto: Rubem Vital/Assessoria SRP.

“Além disso, a nossa Câmara organiza, também, há 21 anos, um seminário de três dias em Miami que, neste ano, vai acontecer nos dias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro. Lá, serão três dias com cerca de 15 palestrantes diferentes, todos profissionais qualificados e experientes dos Estados Unidos, mas que falam em português para conversar e explicar para os empresários brasileiros como ir para lá”, conta.

Hoje, o Brasil é o principal destino das exportações da Flórida, com um volume de US$ 18,59 bilhões. O estado americano vende aos brasileiros produtos como peças de aviões, circuitos eletrônicos, aparelhos de telefonia, fertilizantes, instrumentos médicos e outros itens. Já o Brasil fica apenas atrás da China e do México em volume de importações pelo estado. Na lista de itens que saem daqui para lá estão ouro, óleos essenciais, sucos de frutas, café e até arenonaves motorizadas, que geram uma movimentação anual aproximada de US$ 7 bilhões.

A consultora do Sebrae/PR, Danubia Milani, diz que a proposta de trazer o Roadshow é mostrar as oportunidades, para as empresas de Londrina e região, de fazer negócios com a Flórida. Ela adianta que os empresários interessados na internacionalização poderão se capacitar, em 2025, por meio do Programa de Qualificação de Empresas para Exportação (PEIEX), realizado numa parceria entre o Sebrae e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que visa preparar as empresas para o mercado internacional.

“Temos a previsão de atender 150 empresas do norte do Paraná, em dois anos, levando conhecimento e a metodologia da Apex Brasil de como iniciar as exportações. Nosso objetivo é aumentar em 10% o número de empresas exportadoras da região”, afirma.

Natalia Silva, analista comercial da Iesbra Componentes, de Londrina, diz que a empresa está há 15 anos no mercado e há dois tem trabalhado com puxadores e acessórios para móveis, que já são exportados para a Bolívia e o Paraguai. Ela diz que a ideia de participar do evento foi ter acesso a informações de como entrar no mercado americano, para analisar se o modelo de negócio da empresa se encaixa com as oportunidades presentes na Flórida.

“Foi muito interessante, vai nos agregar em conhecimento e ajudar a empresa a analisar se deseja alcançar esse mercado”, observa.

Para o coordenador do recém-criado Núcleo de Comércio Exterior da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Junior Camargo, que tem experiência de 21 anos no mercado internacional, o Roadshow mostra para o pequeno e médio empresário que exportar é possível e que muitas empresas já estão fazendo isso. Para ele, é necessário capacitar os empresários londrinenses e mostrar o caminho.

“O núcleo nasce para isso, para conectar, capacitar e fortalecer todos os profissionais e empresas da região de Londrina a expandirem as suas ações no mercado internacional”, destaca.

  • comércio
  • ExpoLondrina2025
  • internacionalização