Francisco Beltrão, no sudoeste do estado, foi o município vencedor do Prêmio Estadual de Microcrédito 2025. O prêmio, entregue em Foz do Iguaçu nesta sexta-feira (31), marcou o encerramento do Encontro Estadual de Agentes de Crédito, promovido em parceria entre o Sebrae/PR e a Fomento Paraná.

Esta é a sexta vez que o município lidera o ranking que mede o desempenho dos municípios na operacionalização do microcrédito e vence a competição, dividida em seis categorias por faixa populacional.
A equipe liderada pela agente de crédito Luciana Dani ficou em 1º lugar na categoria até 200 mil habitantes e também levou o troféu de 1º lugar geral, somando 312.670 pontos no conjunto de requisitos da premiação, que atende critérios ligados às operações e gestão da carteira de microcrédito da Fomento Paraná
“Queremos agradecer imensamente ao Sebrae/PR e à Fomento Paraná, que sempre nos dão apoio técnico quando precisamos. Também é essencial reconhecer toda a nossa equipe. Somos cinco agentes de crédito no município que trabalham arduamente. Neste ano, liberamos mais de R$ 5 milhões e ajudamos mais de 400 empresas com os recursos concedidos”, comemora Luciana.
Esse reconhecimento reforça o trabalho de capacitação, uma das prioridades do Sebrae/PR. O diretor-superintendente da instituição, Vitor Tioqueta, destacou a importância da atuação dos agentes de crédito junto aos empreendedores.
“A nossa parceria com a Fomento Paraná tem uma atenção especial na capacitação dos nossos agentes, que atuam em conjunto com os municípios, para levar crédito orientado a quem quer investir e, principalmente, auxiliar no desenvolvimento econômico do nosso estado pela força dos pequenos negócios”, reforçou Tioqueta.
O diretor-presidente da Fomento Paraná, Claudio Stabile, destacou que os resultados alcançados em Francisco Beltrão refletem boas práticas implantadas na cidade, tornando-a modelo para outros municípios.
“O apoio da prefeitura municipal à parceria com a Fomento Paraná, instalando três pontos de atendimento aos empreendedores, é fundamental. A qualidade do atendimento da equipe de agentes de crédito e as condições do crédito oferecido pela nossa instituição ao longo do tempo promovem a confiança do empresariado local”, detalha Stabile.
Falar sobre a disponibilidade de crédito para pequenos empresários é dar oportunidade de transformação pessoal. O gerente de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae Nacional e autor do livro ‘Reflexões sobre Crédito & Pequenos Negócios’, Valdir Oliveira, comentou sobre a responsabilidade desse trabalho nas cidades.
“É preciso ter um olhar para as pessoas, é fundamental que consigamos humanizar nossa ação. O que faz a diferença é compreender a família que está por trás desse negócio. Precisamos desmistificar esse conteúdo, conversar de forma mais simples sobre o processo de crédito e entender como isso fará a diferença na vida desses pequenos empresários”, reforçou Valdir.
Premiados – 31/10
Além de Francisco Beltrão, que conquistou o 1º lugar geral e a liderança na categoria até 200 mil habitantes, também receberam premiação na mesma categoria: 2º Guarapuava e 3º Arapongas.

Na categoria até 100 mil habitantes, os vencedores foram: 1º Marechal Cândido Rondon, 2º Cianorte e 3º Pato Branco.
Lúcio Flávio Fernandes, agente de crédito em Marechal Cândido Rondon, lembrou que a conquista é mérito de toda a equipe.
“A gente se dedica, e este é um prêmio para todos, que reflete o nosso trabalho — mas, principalmente, para quem precisa do crédito. Eles nos procuram para investir na empresa, no capital de giro, em máquinas. Eles também se animam e se entusiasmam com essa premiação, pode ter certeza”, comemora Lúcio.

Foz do Iguaçu, cidade sede do evento, ficou com o 1º lugar na categoria acima de 200 mil habitantes, seguida por Ponta Grossa e Maringá.
O agente de crédito de Foz do Iguaçu, Volnei Lampert, ressaltou o impacto do crédito na vida dos empreendedores.
“A importância de conquistar o primeiro lugar para Foz do Iguaçu é imensa, especialmente no que diz respeito aos créditos. Neste ano, foram centenas de empreendedores que tiveram a oportunidade de acessar esses recursos, e isso é resultado da nossa vitória aqui em Foz do Iguaçu”, finalizou Volnei.

Reconhecimento individual
Neste ano, a Fomento Paraná introduziu uma novidade na premiação: o programa Agente +, um sistema de recompensas individuais para agentes de crédito das prefeituras que mantêm parcerias ativas com a instituição.
O objetivo é reconhecer o trabalho efetivo do agente de crédito e incentivar melhores resultados em sua atuação no microcrédito. A pontuação obtida poderá ser trocada por recompensas pré-estabelecidas pela Fomento Paraná em regulamento próprio.

A primeira edição já premiou sete agentes, que participarão, em dezembro, de uma missão técnica em São Paulo, com todas as despesas pagas. São eles: Paulo Pessini (Cruzeiro do Sul), Cris Subtil Moro (Sapopema), Lucimara Parolin Grego (Engenheiro Beltrão), Roberto Carraro (Marialva), Rafael de Souza Micheline (Cianorte), Luciana Dani (Francisco Beltrão) e Danilo Jesus dos Santos (Foz do Iguaçu).
“É uma proposta de valorizar o agente de crédito como pessoa, a Fomento Paraná e o Sebrae criaram um programa de recompensa que vai premiar os agentes individualmente pela pontuação do ranking tradicional, para premiar os municípios, com a diferença que esta premiação será para o agente que obtiver a melhor pontuação pela sua faixa, com um premiado por ano”, explicou o gerente de Mercado da Fomento, Luciano Martins.
Livro: Histórias reais e sustentáveis
Outro destaque do Encontro Estadual de Agentes de Crédito foi o lançamento do Livro do Microcrédito, que chega à 5ª edição. A publicação, também realizada em parceria entre o Sebrae/PR e a Fomento Paraná, traz histórias de empreendedores que receberam crédito da Fomento Paraná por meio da rede de agentes de crédito.

As histórias apresentam boas práticas de sustentabilidade aplicadas em pequenos negócios, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), demonstrando o momento de maturidade das instituições parceiras, Sebrae/PR, Fomento Paraná e prefeituras, e o compromisso com o desenvolvimento sustentável dos municípios e empreendedores paranaenses.
Sobre a edição 2025
O tema escolhido neste ano é “ODS em ação: agente protagonista do desenvolvimento sustentável em todos os territórios”, reforçando o alinhamento da política de crédito estadual com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. O encontro busca fortalecer a atuação dos agentes de crédito como transformadores sociais, promovendo o acesso orientado e responsável ao crédito como instrumento de desenvolvimento local, inclusão produtiva e legado sustentável para os territórios
-
Confira todos os municípios premiados
-
CAMPEÃO GERAL – PRÊMIO ESTADUAL DE MICROCRÉDITO 2025
1º Francisco Beltrão
2º Foz do Iguaçu
3º Guarapuava
Categoria – até 5 mil hab.
1º Cruzeiro do Sul
2º Rio Bom
3º Corumbataí do Sul
Categoria – até 10 mil hab.
1º Campo do Tenente
2º Mauá da Serra
3º Sapopema
Categoria – até 20 mil hab.
1º Engenheiro Beltrão
2º Turvo
3º Querência do Norte
Categoria – até 50 mil hab.
1º Marialva
2º Cornélio Procópio
3º Loanda
Categoria – até 100 mil hab.
1º Marechal Cândido Rondon
2º Cianorte
3º Pato Branco
Categoria – até 200 mil hab.
1º Francisco Beltrão
2º Guarapuava
3º Arapongas
Categoria – acima de 200 mil hab.
1º Foz do Iguaçu
2º Ponta Grossa
3º Maringá
-
-
