O Show Rural Coopavel 2025 começou em Cascavel. E a programação do Sebrae/PR voltada ao agronegócio, tecnologia e inovação torna os dias de evento ainda mais atrativos para quem busca novas possibilidades de investimentos e discussões a respeito desses temas.
Já no primeiro dia, a Arena Hackathon Paraná reuniu representantes de diversas governanças do agronegócio para uma troca de experiências e debates sobre o futuro do setor.
“Nós, da Governança Agro Cascavel, temos a honra de fazer parte desse encontro entre ecossistemas do agronegócio. Estamos juntos com representantes das governanças FoodTech Toledo, AgroValley e AgroClub Tecnológico. Isso ratifica a importância que o Sebrae dá ao fortalecimento dos ecossistemas em âmbito nacional e regional”, afirma Emerson Durso, consultor do Sebrae/PR.
![](https://pr.agenciasebrae.com.br/wp-content/uploads/sites/16/2025/02/Show-Rural-25-abre-.jpg)
As governanças, nesse contexto, são formadas por lideranças que atuam na definição de direções e estratégias para os setores que representam. São compostas por empresas, startups, setor público e universidades, que se reúnem frequentemente em suas regiões e agora têm a oportunidade de ampliar as discussões em um espaço ainda mais colaborativo.
Ações
A governança FoodTech, de Toledo, apresentou ações que já colhem resultados. O Start Farm surgiu com a ideia de reunir estudantes universitários e do ensino médio, todos os sábados, para incentivar a criação de startups, e foi assim que nasceu a possibilidade de apresentar possíveis soluções para as necessidades das agroindústrias da região.
“Temos uma aproximação significativa com as agroindústrias da região de Toledo, que apresentam problemas que acontecem no dia a dia do setor. Foi aí que entendemos que poderíamos levar essas demandas para a Start Farm 2, ou seja, esses estudantes são incentivados a encontrarem soluções para as agroindústrias e isso tem acontecido de forma muito resolutiva”, destaca Sara Nalério, vice-coordenadora do FoodTech.
![](https://pr.agenciasebrae.com.br/wp-content/uploads/sites/16/2025/02/Show-Rural-25-hackathon.jpg)
No caso da governança Agro Cascavel, o objetivo para 2025 é gerar mais valor, unindo campo e tecnologia. Giovane Gottardo, integrante, reforça a importância desse intercâmbio de conhecimentos para um alinhamento estratégico do setor.
“Queremos aproveitar o Show Rural para criar oportunidades de investimento e desenvolvimento. Sabemos que, devido às dimensões do Brasil, cada região tem desafios e oportunidades distintas. O Sul é diferente do Centro-Oeste e do Sudeste, por exemplo. Por isso, queremos unir e compartilhar experiências, além de entender as ações que esses ecossistemas estão desenvolvendo em suas respectivas regiões”, explica.
A AgroValley, de Londrina, no norte do Paraná, é formada por 23 empresas e trabalha atualmente em uma atividade de mensurar os indicadores para saber do impacto que tem ocorrido na região com a atuação do ecossistema.
De Rondonópolis, Mato Grosso, esteve presente o representante do Agro Club Tecnológico, que tem como principal ação facilitar o diálogo entre produtores e startups que realmente busquem soluções para suas dores.
“Nosso papel tem sido validar as necessidades do produtor. Tem muita startup que não chega de forma assertiva à fonte, no caso o produtor. Então, nossa proposta é que ele pague um valor anual e tenha acesso a esse aplicativo que aproxima os produtores das soluções que realmente necessitam. É a oportunidade de não ficar esperando ou procurando em locais distintos, ou seja, agilidade e assertividade para o produtor, além de possibilitar que as startups cheguem a quem realmente precisa”, explica Durval Carneiro, CEO do Agro Club Tecnológico.