O litoral do Paraná vive um novo momento de desenvolvimento. No dia 30 de setembro, o Sesc Caiobá foi palco de mais uma das atividades do Maré de Oportunidades, evento que reuniu micro e pequenos empreendedores do turismo, ambulantes e fornecedores em um dia de capacitação, troca de experiências e rodadas de negócios.
As ações são gratuitas acontecem em diferentes municípios da região litorânea até novembro e são resultado de parceria entre Sebrae/PR com o Sistema Fecomércio PR, Sesc, Senac, as prefeituras municipais de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, associações comerciais locais e a Adetur Litoral.

Uma das empreendedoras locais participantes foi a Mera Von Muller, da Gentileza Tour, agência de turismo localizada em Matinhos. Ela conta que viu no evento a oportunidade de criar novas parcerias com produtores locais.
“A proposta de incluir todo o trade turístico é maravilhosa. Nos abre um universo de oportunidades e nos ajuda a qualificar ainda mais nossos serviços e atendimento”, disse.

Essa é uma das ações que incentivaram a ampliação do programa. Antes era voltado a ambulantes, agora inclui pequenos negócios do turismo como: restaurantes, bares, meios de hospedagem, receptivos e comércio local. A consultora do Sebrae/PR, Fernanda Pesarini, reforçou a proposta de fortalecer toda a cadeia turística.
“Nosso objetivo é conectar, capacitar e dar acesso a novos mercados para que o turismo do litoral se torne cada vez mais competitivo, beneficiando empreendedores, comunidades e visitantes”, apontou.

A força da integração foi um dos destaques apontados pelo diretor de Gestão de Negócios do Senac, Marco Antônio Biss.
“Todas as instituições aqui envolvidas atuam com o mesmo objetivo, mas em diferentes frentes. Quando unimos esforços em torno de uma mesma pauta, como o turismo no litoral, potencializamos o poder de transformação para a economia local”, celebrou.
O gerente do Sesc Caiobá, Adalberto Carneiro, também enfatizou a parceria.
“A integração dos parceiros do Sistema S com as prefeituras é fundamental para transformar capacitação em resultados concretos para a comunidade”, destacou.
Sustentabilidade em prática
O painel “Turismo com Sustentabilidade – Aplicação na Prática” trouxe exemplos de empresários que já colocam o tema em ação em seus negócios. A diretora do Ekôa Park, em Morretes, Tatiana Perim, explicou que o parque ambiental se inspira na biomimética – ciência que busca soluções na natureza para ajudar a resolver os desafios humanos – em seu modelo de negócio.

“Ações como o Maré de Oportunidades são importantes para integrar o trade turístico. Sustentabilidade não é só ambiental, é também econômica e social, fortalecendo comunidades e ampliando oportunidades de geração de renda”, enfatizou.
Também de Morretes, o empreendedor do Restaurante Ponte Velha, Juarez Souza, destacou práticas adotadas como energia solar, captação de água da chuva e destinação de 95% dos resíduos para a Associação dos Coletores de Materiais Recicláveis de Morretes (Acomaren), que gera renda para dezenas de famílias com a reciclagem.

“É preciso conhecer, entender e praticar a sustentabilidade em todas as esferas para garantir resultados efetivos para a comunidade local”, comentou.
O empresário João Marcos da Silva, do Maná Sushi, nativo do litoral, explicou que seu restaurante não tem cardápio fixo, o que permite o uso de pescados da região para o preparo dos pratos de acordo com a sazonalidade.

“Isso gera renda para os pescadores locais e ajuda a unir gastronomia, identidade cultural e responsabilidade ambiental, tornando a experiência do turista mais autêntica. É sustentabilidade social e econômica sendo colocada em prática”, ressaltou.
Já Leandro Cristian, da Pousada Aerolito Surf House, contou que o propósito do seu estabelecimento é deixar o hóspede conectado à praia e à natureza.

“Toda a nossa construção é integrada à natureza. Não destruímos nada, cada árvore e cada pedra do lugar são elementos que fazem parte do que somos. A sustentabilidade é o fundamento do nosso dia a dia”, afirmou.
Histórias que inspiram
Um exemplo de superação e transformação vem da barraca Churros do Lazinho, em Caiobá. Os proprietários, Ketlyn de Oliveira e Cláudio Gonçalves Cedeçari, são naturais de Curitiba, mas foi no litoral que se conheceram, há 12 anos, e decidiram empreender juntos. Desde então, dividem a rotina de atender turistas e moradores com o sabor marcante dos churros.
O nome atual da barraca surgiu há sete anos, com o nascimento do filho do casal, Lázaro, diagnosticado com autismo. Em homenagem a ele, a marca ganhou não apenas um novo nome, mas também um propósito: unir gastronomia e conscientização sobre o transtorno do espectro autista. A cada temporada, o negócio se tornou também uma ferramenta de inclusão e informação para a comunidade e visitantes.

Ao longo dessa trajetória, Ketlyn e Cláudio participaram de diversas capacitações oferecidas pelo Sebrae/PR e pelo Sesc, aprimorando a gestão, o atendimento e a visão de futuro. O próximo passo já está definido: em 2026, o casal planeja abrir uma lanchonete em Caiobá para oferecer churros, bebidas e petiscos em um espaço fixo.
“As capacitações têm sido muito importantes para nos ajudar a organizar nosso negócio e garantir uma vida mais digna para o nosso filho e para a família. Cada capacitação nos dá mais confiança para crescer”, afirma Ketlyn.
Empreendedora nata, a massoterapeuta Sara Junger oferece serviços personalizados de spa e está expandindo seu negócio criando um site de bem-estar. O projeto “Guaratuba Bem-estar” se propõe a oferecer práticas de conexão e autocuidado com foco nos cinco sentidos, através de experiências conectadas à Mata Atlântica e ao oceano.

“Meu objetivo é unir equilíbrio mental com conscientização ambiental, por meio de vivências personalizadas. Ouvi aqui exemplos de outras empresas e pude aprender diferentes formas de aplicar a sustentabilidade no meu negócio”, afirmou.
Conexão com novos fornecedores
A Rodada de Negócios Turismo Sustentável foi um dos pontos altos do evento, ao aproximar empreendedores do litoral de fornecedores de soluções diferenciadas. O representante comercial da Eco Food Pack, do Rio de Janeiro, Welington Silveira, avaliou a adesão do público local.

“Aqui no litoral os empresários e empreendedores estão mais conscientes do impacto do lixo e já entenderam que investir em embalagens sustentáveis não é custo, é valor. Essa consciência ambiental fortalece ainda mais a imagem do destino”, destacou.
Próximas ações
O Maré de Oportunidades segue durante outubro e novembro, com uma série de oficinas gratuitas voltadas a ambulantes e empreendedores de todo o trade turístico. As próximas datas incluem capacitações em Matinhos (7 a 9/10), Guaratuba (14 a 17/10) e Pontal do Paraná (21 a 23/10), com atividades que abordam temas como boas práticas na manipulação de alimentos, atendimento ao turista e marketing para pequenos negócios. Para mais informações, confira a programação completa de eventos em: https://sebraepr.com.br/lp/mare-de-oportunidades/