ASN PR Atualização
Compartilhe

No debate: IA é uma ferramenta para fortalecer ambientes de negócios

No Encontro Estadual de Ambiente de Negócios foram apresentadas possibilidades de uso de IA como facilitadora para os empreendedores
Por ASN PR
ASN PR Atualização
Compartilhe

O PRacelerar 2025 – Encontro Estadual de Ambiente de Negócios, realizado pelo Sebrae/PR, em Foz do Iguaçu, trouxe para o centro do debate nesta quinta-feira (2), o papel da Inteligência Artificial no desenvolvimento de negócios nos municípios paranaenses. Mais do que uma tendência, a IA foi apresentada como uma ferramenta estratégica capaz de impulsionar a inovação local, apoiar empreendedores na tomada de decisões e aproximar a gestão pública das necessidades da população.

“Trazer a inteligência artificial como conteúdo para um evento que reúne representantes dos municípios promove a troca de conhecimento sobre como essa tecnologia pode contribuir, de maneira concreta, para o desenvolvimento local. Ao estimular esse diálogo, fortalecemos a capacidade de adotar soluções inovadoras para ajudar a criar ambientes de negócios mais favoráveis aos pequenos empreendedores”, pondera Luiz Marcelo Padilha é gerente de Ambiente de Negócios do Sebrae/PR.

Luiz Marcelo Padilha, gerente de Ambiente de Negócios do Sebrae/PR. Foto: Jean Pavão.

Entre algumas boas práticas já implementadas em diversas cidades, ganhou destaque o uso de soluções de IA que otimizam o atendimento, simplificam processos burocráticos e oferecem respostas ágeis a quem deseja empreender.

Rogério de Ávila, empresário do setor de tecnologia e especialista em uso de dados administrativos e aprendizado de máquina em políticas públicas, apresentou aos participantes a importância da aplicação da inteligência artificial para o crescimento econômico.

“As pessoas precisam entender que, ao utilizar essas ferramentas, é fundamental ter consciência dos riscos e das medidas de segurança. A transparência no uso dos dados é essencial para que todos se sintam mais seguros. Parcerias, como as com o Sebrae, são cruciais para integrar a inteligência artificial de forma prática nas prefeituras”, destacou.

Rogério de Ávila, empresário do setor de tecnologia e especialista em uso de dados administrativos. Foto: Jean Pavão.

IA no atendimento

Uma das formas de utilizar os recursos disponíveis é identificar as necessidades mais urgentes e, a partir disso, implementar soluções para problemas reais.

A proposta de João Ramos, especialista em inteligência artificial, ao desafiar os participantes do PRacelerar 2025 a usarem a IA na resolução de questões do cotidiano dos municípios, foi apresentada como forma de reduzir a resistência que ainda existe em algumas frentes.

“São vários exemplos: desde a criação de e-mails até a elaboração de textos diretos para responder, de forma assertiva e dinâmica, ao empreendedor que tem dúvidas. A inteligência artificial possui a capacidade de destravar processos, gerar respostas objetivas e dar fluxo ao trabalho do dia a dia”, explicou Ramos.

O especialista João Ramos proporcionou atividades utilizando Inteligência Artificial. Foto: Jean Pavão.

Durante uma das dinâmicas, os agentes de desenvolvimento foram divididos em grupos para buscar soluções para problemas reais que surgem em todos os municípios, utilizando apenas a inteligência artificial como ferramenta de apoio.

O agente Gustavo Knol, de General Carneiro, compartilhou experiências já aplicadas em seu município.

“São muitos os momentos em que é possível usar a inteligência artificial: na organização de convites para eventos, palestras, workshops. Discutimos isso tanto na Sala do Empreendedor quanto em encontros com empresários. Outro ponto muito interessante é a parte da burocracia. É possível perguntar para o ChatGPT, que traz auxílio e direcionamento”, relatou.

Gustavo Knol, ao centro de camiseta preta, é agente em Coronel Vivida. Foto: Jean Pavão.

BEL – a IA do Sebrae/PR

O Sebrae/PR também conta com uma assistente virtual desenvolvida por meio de inteligência artificial: a Bel. Criada para atender não apenas micro e pequenas empresas, mas também fornecedores e a instituição, internamente.

“Oferecemos uma série de recursos. Ela pode tirar dúvidas do dia a dia e fornecer orientações. É sempre importante lembrar que, quando falamos de inteligência artificial, devemos manter o olhar humano sobre o que ela responde e as informações que transmite”, explicou Ieda Souza, consultora do Sebrae/PR.

A consultora, Ieda Sousa, apresentou aos agentes a Bel – I.A do Sebrae. Foto: Jean Pavão.

A Bel de políticas públicas pode ser acessada no site do Sebrae: www.sebraepr.com.br/politicas-publicas, com conteúdos sobre a Lei Geral, compras públicas, Salas do Empreendedor e outros temas relacionados ao ambiente de micro e pequenas empresas.

  • Inteligência Artificial
  • PRacelerar