ASN PR Atualização
Compartilhe

Sebrae/PR integra o projeto turístico Inverno Curitiba

Ações conjuntas vão promover a cidade como destino turístico, também na estação mais fria do ano
Por ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe

Na noite desta quarta-feira (22), o Memorial de Curitiba sediou o evento de lançamento do “Inverno de Curitiba”, uma iniciativa que promete transformar a capital paranaense em um dos principais destinos turísticos do inverno no Brasil. De 30 de maio a 22 de setembro, Curitiba, frequentemente citada como a capital mais fria do Brasil, estará repleta de atividades que incluem eventos de gastronomia, hotelaria, turismo, esportes, cultura e feiras de artesanato.

Instituições parceiras, empresários e lideranças do setor no lançamento. Fotos: Luiz Felipe Miretzki

O evento contou com a presença de representantes das 11 instituições comprometidas com a iniciativa: o Sebrae/PR, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR), a Associação Brasileira da Indústria dos Hotéis no Paraná (ABIH), a Associação Comercial do Paraná (ACP), a Rede Empresarial Centro Histórico de Curitiba, o Curitiba Convention & Visitors Bureau, o Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, o Sindicato Regional de Hospedagem e Alimentação (SEHA), o Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria de Turismo (Setu) e o Instituto Municipal de Turismo e a Fundação Cultural de Curitiba – da Prefeitura de Curitiba.

O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, evidenciou o potencial da capital paranaense e o trabalho dos empreendedores de toda a cadeia.

“Hoje, Curitiba tem parques, hotéis, feiras, restaurantes e atrativos diversos. A cidade está preparada e as empresas prontas para receber turistas. O que faltava era essa união das instituições para trabalhar em conjunto, desenvolvendo projetos e ideias que promovem o destino turístico, especialmente, no inverno”, pontuou Tioqueta.

Tioqueta destacou o trabalho de quem empreende no setor turístico da capital

Já o diretor-executivo da Abrasel Paraná, Luciano Bartolomeu, destacou a importância da união entre entidades de turismo, comércio, Prefeitura e Governo do Estado para promover o potencial turístico de inverno. Segundo Luciano, essa colaboração beneficiará a economia da cidade, que está preparada para receber visitantes de todo o Brasil.

“Temos a união de várias instituições. Criamos uma forma e estamos focados no mesmo objetivo: o movimento de inverno de Curitiba. Esse movimento vai desenvolver a cidade e será uma data importante no nosso calendário de eventos. A partir de agora, vamos conseguir fazer Curitiba se estabelecer como a capital mais fria do Brasil e, ao mesmo tempo, aquecer os corações dos curitibanos”, disse Luciano.

Marcelo Simões, proprietário do restaurante O Jardineiro comentou que a união de forças deve beneficiar, também, donos de micro e pequenas empresas da Capital.

“O turista, quando vier para cá no inverno, terá atrações diferenciadas. Os hotéis vão se beneficiar, porque as pessoas querem uma boa estadia. E os restaurantes também vão se beneficiar, porque a gastronomia também é um atrativo, junto com a parte cultural da nossa cidade”, enfatizou Marcelo.

O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, lembrou que o “friozinho” ainda não chegou na capital de todos os paranaenses, mas quando chegar, Curitiba estará preparada e de braços abertos para receber visitantes de todo o Brasil.

“Além de unir toda a categoria, fortalece as ações em conjunto e, além disso, temos a união solidária, que também está recebendo apoio através do comércio e do Sebrae do Rio Grande do Sul. Vamos juntar as ações, como por exemplo, a oficina de música de inverno que a Prefeitura de Curitiba realiza, que entrará no calendário oficial. O Festival da Palavra, que tem sido muito bom, também entrará no calendário oficial”, discorreu.

Atrações

Para “aquecer” Curitiba e movimentar a cidade na estação mais fria do ano, a programação do Inverno de Curitiba terá shows com Anavitória e Nando Reis, Alcione, Roupa Nova e as atrações internacionais, Richard Clayderman e a banda New Model Army.

Também fazem parte da programação, entre 30 de maio e 22 de setembro, eventos gastronômicos como o Brasil Sabor, o Festival da Comida Italiana, o 2º Festival de Parmegiana e o 8º Festival da Carne de Onça, entre outros. A programação completa pode ser acessada no www.invernoemcuritiba.com.br

  • curitiba
  • inverno
  • turismo