Mais de 1.300 empreendedores, startups, investidores, instituições públicas e especialistas do Paraná e do exterior. A 10ª edição do ConectaPR, realizada nesta sexta-feira e sábado (11 e 12) na sede do Sebrae/PR em Curitiba, promoveu uma série de conexões entre diferentes atores da área de inovação, que contaram com uma programação que potencializou parcerias e possíveis novos negócios para a economia do Estado.

Em dois dias, o evento apresentou palestras, pitches, oficinas, consultorias e conteúdo especializado para quem já está na área ou possui uma ideia inovadora e busca colocá-la em prática. Rafael Tortato, coordenador de TIC e Startups do Sebrae/PR, celebra uma edição que, mais uma vez, valorizou iniciativas inovadoras e compartilhou ideias entre empreendedores.
“O ConectaPR foi uma ponte entre ideias inovadoras e oportunidades reais de crescimento. É fundamental contar com tantos startupeiros e empreendedores ao nosso lado, para construir novas histórias de sucesso e impulsionar uma cadeia de soluções em todo o Paraná”, afirma Tortato.

De todo o Estado
Participantes de todas as regiões do Paraná se deslocaram até a capital para apresentar suas soluções e trocar experiências. Entre as 11 caravanas que trouxeram 330 pessoas, estava Thiago Zampieri. Fundador da Corelab, empresa de soluções digitais para startups e negócios de tecnologia em Londrina, ele veio ao evento para apresentar o Peeky, plataforma de automatização de tarefas para consultorias e prestação de serviços. Em sua visão, o ConectaPR trouxe resultados bastante positivos.
“O ambiente do evento foi muito positivo pois, além de boas conversas, conseguimos fechar negócios e iniciar parcerias relevantes para o crescimento do produto. Para mim, a força do evento está justamente na troca direta e real entre quem está construindo soluções e quem busca inovação. Saio daqui animado e com a certeza de que os encontros que tivemos aceleram mais do que negócios: eles validam ideias, ampliam visão e reforçam os ecossistemas locais”, aponta.

Intercâmbio
Nesta edição, o ConectaPR também contou a presença de uma comitiva do Silicon Misiones, ecossistema de inovação da província de Misiones, na Argentina. O grupo, composto por 22 representantes de sete startups e cinco instituições de ensino locais, faz parte da Rede de Inovação Missioneira (RIMI), que promove as soluções inovadoras da província do país vizinho. Entre os participantes estrangeiros, está Marcos Miretti, fundador de uma startup do setor de biotecnologia.
“Para a minha startup, que é relativamente recente, estar aqui é um aprendizado muito grande, pois estamos conhecendo todo um ecossistema bem desenvolvido, como é o do Paraná. Particularmente no setor biotecnológico, foi importante conhecer possíveis investidores e como as startups daqui estão trabalhando nesse setor”, observa Miretti.
Julián Ferreras, outro empreendedor da área de biotecnologia, ressalta que o ecossistema de Misiones ainda está em um estágio inicial de desenvolvimento e que a participação no ConectaPR é importante para entender, a partir de experiências paranaenses, as possibilidades de crescimento na província argentina.
“Ainda estamos começando a dar os primeiros passos, então estar aqui nos ajuda a pensar em como podemos crescer, o que a nossa região pode nos oferecer na área de inovação e de que maneira nós, empreendedores locais e atores das atividades pública e privada, vamos pensar juntos esse crescimento”, pontua o empreendedor argentino.

Semana da inovação
Além dos 1.364 participantes dessa edição do ConectaPR, durante os dias 10 e 11 de julho também aconteceu o ELI Summit. O evento reuniu 410 integrantes de 42 ecossistemas locais de inovação do Paraná para “identificar, desenvolver e monitorar projetos inovadores”. O evento reuniu instituições de ensino, empreendedores e gestores públicos com foco em aprimorar conceitos na área de inovação e compartilhar experiências.