ASN PR Atualização
Compartilhe

Após estudo, Marechal Cândido Rondon recebe Plano Municipal de Inovação

Trabalho é fruto de levantamento coordenado pelo Sebrae/PR, que mapeou o cenário local e estabeleceu ações e responsabilidades para os próximos cinco anos
Por ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe

Após um estudo que identificou as áreas e os setores com maior potencial de inovação, categorização das cadeias produtivas locais e identificação de oportunidades, o Sebrae/PR entregou, nesta semana, o Plano Municipal de Inovação de Marechal Cândido Rondon. O documento, disponível para consulta pública, traz o detalhamento de todo o cenário de oportunidades e desafios para a inovação no município e, também, metas e objetivos específicos para serem desenvolvidos e alcançados pelos próximos cinco anos.

Plano foi entregue nesta semana, durante reunião na Prefeitura de Marechal Cândido Rondon. Fotos: Departamento de Comunicação da prefeitura de Marechal Cândido Rondon.

“A pauta de inovação é transversal a qualquer atividade, é um fator de competitividade cada vez mais importante no mundo empresarial. O mapeamento levanta as principais atividades e suas potencialidades, assim como demonstra as lacunas que precisam ser preenchidas”, detalha o gerente da Regional Oeste do Sebrae/PR, Augusto Stein.

Ainda de acordo com Augusto, este trabalho está sendo desenvolvido em vários municípios paranaenses e a ideia, ao trabalhar com foco em Marechal Cândido Rondon, foi encontrar caminhos para potencializar negócios e crescimento.

“O município apresenta uma matriz econômica importante, com destaque para o agronegócio, e com grande relevância do setor industrial e de serviços. O Sebrae/PR realiza esse mapeamento justamente por entender que está contribuindo com o fortalecimento das empresas locais, e consequentemente, com a economia do Estado. Após o mapeamento, inicia-se a fase de implementação do plano de ações, que é uma tarefa a ser realizada por todos os parceiros envolvidos no tema, públicos e privados”, complementa o gerente.

O prefeito de Marechal Cândido Rondon, Marcio Rauber, enfatiza que este Plano é parte de um momento histórico, principalmente porque algumas das diretrizes dele exigem mudanças na administração municipal, que está planejando os passos para viabilizar as primeiras sugestões.

“Agora, vamos fazer um estudo do Plano, encaminhar um projeto de Lei da Inovação para aprovação, criar o departamento de inovação junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e fazer isso andar. Apenas 5% dos municípios brasileiros chegaram a esse estágio, e Marechal Cândido Rondon é um deles. Nós saímos na frente, como muitas vezes ocorreu em outras áreas. É motivo de muito orgulho”, celebra Rauber.

O Prefeito Marcio Rauber enalteceu a iniciativa e ressaltou a importância do olhar para a inovação no município.

Além do Plano Municipal de Inovação, também foi entregue a minuta da Lei de Inovação ao Poder Executivo municipal, que fará a análise e os procedimentos para encaminhar o projeto para votação. Os documentos foram elaborados pelo Sebrae/PR, através da parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, por meio do secretário Valdir Port (Portinho) e equipe, com participação do ecossistema de inovação, composto pela iniciativa privada, pelo Poder Público, pelas faculdades Unioeste e Isepe, bem como pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

Os trabalhos foram feitos em três encontros presenciais e em um encontro on-line, resultando no mapeamento de três segmentos em potencial no município: agronegócio, alimentos e metalmecânica (automação).

  • competitividade
  • desenvolvimento
  • Marechal Cândido Rondon
  • plano de inovação
  • Faça download dos materiais abaixo