Até o dia 31 de outubro, acontece na região de Umuarama, no território conhecido como Arenito Caiuá, a terceira edição do Inova Arenito, movimento voltado para o desenvolvimento da cultura de inovação na região Arenito Caiuá. O evento conta com uma extensa programação presencial e on-line, abrangendo cidades e instituições diferentes. A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia, que pode ser feita pelo link: www.inovaarenito.com.br.
Organizado pelo Sistema Regional de Inovação (SRI), o projeto oferece 75 atividades relacionadas a inovação e tecnologia, com destaque para palestras, cursos práticos, visitas técnicas, sessões de networking e rodadas de negócios. Podem participar estudantes, empreendedores, líderes de instituições, trabalhadores e outros interessados na temática.
Por meio de uma programação que busca inspirar e proporcionar ferramentas concretas para a aplicação da inovação, o objetivo central do Inova Arenito é fomentar o desenvolvimento do ecossistema de inovação e empreendedorismo na região de Umuarama. Assim, uma das estratégias é a realização das atividades de forma descentralizada.
“Temos como objetivo promover inovação e tecnologia junto a um público diverso, por isso o evento é realizado de forma descentralizada e aborda o tema sob diversas possibilidades. Queremos, a cada ano, contribuir para a transformação de experiências, da nossa comunidade e impulsionar o empreendedorismo inovador”, explica Adriano Pereira, consultor do Sebrae/PR, uma das instituições que compõem o SRI.
Um dos principais fatores de sucesso do projeto é o engajamento das mais de 50 instituições parceiras que compõem o SRI, que vão desde instituições de ensino a associações comerciais e industriais.
Renata Cristiane da Silva, consultora da Coordenadoria das Associações Comerciais e Industriais de Entre Rios (Cacier), reforça a importância de eventos como o Inova Arenito para a criação de oportunidades e o fortalecimento da economia regional.
“Nossa missão é impulsionar a competitividade das associações comerciais da região e criar oportunidades para que empresários locais possam inovar e crescer. Eventos como o Inova Arenito estimulam a criação de novos negócios e o fortalecimento da economia regional e podem criar um ambiente de troca que resulte em soluções inovadoras aplicáveis nas empresas. Também acreditamos que o evento pode fomentar parcerias e gerar uma rede colaborativa entre os setores”, comenta Renata.