ASN PR Atualização
Compartilhe

Conexões e debates em foco durante o 1º Fórum de Inovação dos Ecossistemas Locais de Inovação do Sudoeste

Governança do SRI reuniu ecossistemas locais de Pato Branco, Realeza, Francisco Beltrão, Dois Vizinhos e Palmas
Por ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe
Encontro reuniu lideranças com foco no fortalecimento dos ecossistemas de inovação. Foto: Divulgação 

O Sistema Regional de Inovação (SRI) promoveu na segunda-feira (28), em Pato Branco, o 1º Fórum de Inovação dos Ecossistemas Locais de Inovação. O evento fortaleceu ideias e promoveu conexões entre as instituições, com o intuito de ressaltar a importância do trabalho conjunto. Realizado no Sebrae/PR, o Fórum contou, além de Pato Branco, com a participação dos ecossistemas das cidades de Realeza, Francisco Beltrão, Dois Vizinhos e Palmas, da Rede de Habitats e da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná.

O gerente da Regional Sul do Sebrae/PR, Cesar Giovani Colini, destacou a importância da integração dos ecossistemas para o desenvolvimento da inovação na região.

“A integração, para nós, é uma prioridade. O Fórum vem para fortalecer a atuação dos ecossistemas, de forma a conectar atores, ideias e projetos. Com ele, buscamos estabelecer pontes entre os diversos setores, universidades, governos e a sociedade civil organizada. A inovação que gera impacto é aquela feita de forma integrada e colaborativa. Com isso, queremos tornar o sudoeste ainda mais referência”, ressalta Cesar.

Prefeito de Pato Branco, Geri Dutra lembrou que é preciso promover um ambiente unido e fortalecido.

“Temos trabalhado de forma intensa a questão da inovação. Ao longo da minha trajetória tive a oportunidade de implantar a inovação e poucas vezes vi um ambiente tão engajado como temos aqui na região. Um trabalho que é coletivo, fundamental no desenvolvimento dos municípios e na construção de oportunidades para todos”, pontua Geri.

Liderança

O encontro contou também com a participação do empreendedor e palestrante Daniel Leipnitz, que falou sobre a importância do papel dos líderes na construção de um ecossistema fortalecido. Ele trouxe sua vivência à frente do Ecossistema de Inovação de Florianópolis (SC), que tem registrado um crescimento expressivo.

“Em pouco mais de quatro anos, saltamos de mil empresas de base tecnológica para 5 mil. Isso transformou a cidade. Existem alguns fatores que fizeram a gente mudar essa realidade, além de atitudes que os líderes devem ter para contribuir com o desenvolvimento desses ecossistemas”, pontua Daniel.

O palestrante, que nos últimos anos viajou para mais de 60 países conhecendo as iniciativas na área de inovação, além de ter percorrido os estados brasileiros, lembra que metodologia é importante, mas não é o fator primordial.

“A maioria dos fatores fundamentais estão atrelados ao relacionamento entre as pessoas. Lidar com os egos, deixar a vaidade de lado e sentar todos em uma mesma mesa são atitudes que mudam os resultados. O que cada instituição prevê fazer, quais as ambições delas e de seus líderes, os alinhamentos gerais, propósitos coletivos. Precisamos canalizar os interesses particulares para que tenhamos um propósito único. Os líderes são pessoas que devem promover a inovação por meio de ideias e atitudes”, finaliza Daniel.

Governança do SRI reuniu ecossistemas locais de Pato Branco, Realeza, Francisco Beltrão, Dois Vizinhos e Palmas. Foto: Helmuth Kühl

Programação

O Fórum, em sua programação, promoveu também a reunião da Governança do Sistema Regional de Inovação do Sudoeste (SRI), com a inclusão de novos membros da Governança, definição de novas estratégias dos Ecossistemas Locais de Inovação e a adoção de um novo modelo de atuação regional

Presidente do SRI, Evandro Brandalize enfatizou o potencial que o sudoeste do Paraná carrega.

“Temos um dos maiores números proporcionais de professores doutores do Brasil. Temos empresas que são destaque em nível nacional e mundial. Nosso compromisso é fortalecer cada vez mais esse ambiente, sendo pioneiros e exemplo para outras regiões. Hoje é um passo importante para melhorarmos ainda mais o nosso planejamento coletivo, de modo que traga resultados para todos”, finaliza Evandro.

  • Ecossistema de Inovação
  • inovação
  • rede de habitats