ASN PR
Compartilhe

Ecossistema de Colombo, Grape Tech lança seu primeiro edital de incubação

Incubadora de negócios vai selecionar 12 propostas para uma jornada de preparação de seis meses, que inclui workshops e oficinas ministradas pelo Sebrae/PR e o IFPR
Por ASN Paraná
ASN PR
Compartilhe

A Grape Tech, ecossistema de inovação de Colombo, está lançando o seu primeiro edital de incubação para novos projetos. Ao todo, serão escolhidas doze propostas, em diferentes fases de desenvolvimento, para uma jornada de preparação para a incubação, que inclui workshops e oficinas ministradas pelo Sebrae/PR e o Instituto Federal do Paraná (IFPR). As inscrições podem ser feitas pelo formulário on-line até o dia 18 de outubro.

Inaugurada em junho de 2023, a Grape Tech é fruto de uma parceria entre o Sebrae/PR, o IFPR, a Prefeitura de Colombo e a Associação Comercial, Industrial de Agronegócio e Serviços de Colombo (Acic). A incubadora surgiu com o objetivo de ser o ecossistema de inovação da cidade, oferecendo apoio a negócios locais para que atendam às diversas demandas do Município.

O consultor do Sebrae/PR, Vilson Poltronieri Junior, afirma que o edital é um passo importante para a consolidação do ecossistema, pois valoriza o cenário da inovação em Colombo.

“Essa é a primeira ação efetiva da incubadora para reter os talentos e o capital intelectual da cidade. São ideias que nascem aqui e agora finalmente encontraram um ambiente favorável para virarem negócios inovadores e de grande impacto”, ressalta o consultor.

Representantes de diversos setores alinham os objetivos do ecossistema. Foto: Divulgação.

A jornada de pré-incubação

O edital da Grape Tech está aberto a projetos das áreas de tecnologia digital, robótica, alimentos e agronegócio, gestão de processos e outros campos de inovação. As propostas podem estar em diferentes níveis de desenvolvimento, desde ideias em construção até negócios já formatados.

Após a seleção, os escolhidos vão passar por uma jornada de pré-incubação, que irá capacitar os gestores para a entrada definitiva no ecossistema. O processo dura seis meses e terá a realização de 15 encontros presenciais, organizados pelo Sebrae/PR e o IFPR. Nas atividades, divididas em workshops e oficinas, os gestores dos projetos poderão aprimorar aspectos como validação de ideias, análise de mercado, gestão financeira, preparação para apresentação a investidores, entre outros pontos.

Eduardo Kloc, diretor da agência de inovação e um dos responsáveis pelo desenvolvimento da incubadora, explica que o edital vai observar diferentes aspectos de cada projeto, para definir quais propostas poderão seguir para a jornada de pré-incubação.

“Nossa avaliação passa por alguns critérios, como o conhecimento técnico dos empreendedores, o potencial de mercado, o grau de inovação das soluções, a perspectiva com relação ao capital e a consistência da gestão da equipe. Essas questões serão aprimoradas durante a jornada e são essenciais para o desenvolvimento dos negócios”, pontua Kloc.

Após a pré-incubação, os novos negócios vão ser inseridos no ecossistema da Grape Tech de forma gradual. Em um primeiro momento, os projetos serão conectados a redes de mentores, investidores e parceiros; junto a isso, haverá a integração com hubs de inovação, universidades e outras incubadoras. As empresas também vão participar de eventos, para a exposição no mercado.

Como se inscrever

O primeiro passo para a inscrição é o preenchimento do formulário. Nele, os gestores devem indicar, entre outras informações, o segmento de atuação do projeto, a oportunidade de mercado identificada, as soluções inovadoras e detalhes sobre estágio de desenvolvimento, capital e gestão do negócio.

O resultado final, com as iniciativas selecionadas, será divulgado no dia 14 de novembro, com a convocação para o início das atividades no dia 18 do mesmo mês. Todas as informações sobre o processo estão disponíveis no site http://grapetech.com.br e também no edital.

  • colombo
  • edital
  • incubação
  • startups