ASN PR
Compartilhe

Em Maringá, prêmio promove valorização de boas práticas na construção civil

Apresentado nesta segunda-feira (3), no Sebrae/PR, Prêmio Sinduscon visa promover maturidade do setor e desenvolvimento local
Por ASN Paraná
ASN PR
Compartilhe
Empresários foram sensibilizados a participar da premiação. Foto: Ivan Amorin

Depois da última edição, em 2019, o Prêmio Sinduscon, que reconhece boas práticas da construção civil, será retomado com novas premiações e critérios de avaliações. Nesta edição, o tema é “Construções inteligentes, humanas e resilientes”. O anúncio foi realizado nesta segunda-feira (3), no Sebrae/PR, em Maringá.

A iniciativa é do Sinduscon/PR-Noroeste e Seconci-PR/Noroeste, com a correalização e atuação técnica do Sebrae/PR, da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social da Indústria (Sesi) e apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) e da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC).

O presidente do Sinduscon/PR-Noroeste, Rogério Yabiku, destacou a importância da participação das construtoras.

“Precisamos inovar nas formas de trabalhar e ajudar o setor a ter processos mais automatizados, sustentáveis, em alinhamento com a atualidade. Empresas que participaram do Prêmio em edições anteriores evoluíram. Queremos que mais empresas amadureçam e sejam valorizadas por seus esforços”, disse Yabiku.

“Queremos que mais empresas amadureçam e sejam valorizadas por seus esforços”, disse o presidente do Sinduscon/PR-Noroeste, Rogério Yabiku. Foto: Ivan Amorin

“Estamos juntos pensando cada vez mais em implantação de tecnologia, na sustentabilidade, na humanidade, na vivência das pessoas e em uma competividade saudável, provocando melhorias nos processos e gestão das construtoras, cuja atuação é transversal e estimula o desenvolvimento de uma cidade e de diversos segmentos”, comentou o gerente da Regional Noroeste do Sebrae/PR, Wendell Gussoni.

Wendell Gussoni, gerente da Regional Noroeste do Sebrae/PR, instituição que correaliza e compõe equipe técnica do Prêmio. Foto: Ivan Amorin

Participação
Na cerimônia de lançamento, nove construtoras firmaram a pré-inscrição: Sisa; Embraed; Catamarã; Aruna (PRC); MRV; A. Yoshii; Yticon; P3 e LBX. Podem se inscrever construtoras associadas ou que se associarem ao Sinduscon/PR-Noroeste.

Os participantes serão avaliados em quatro temas: arquitetura e urbanidade; gestão de obra; ODS [Objetivos de Desenvolvimento Sustentável] e gestão ESG; e inovação e tecnologia. O Prêmio terá as categorias de pequeno/médio porte, grande porte, empreendimentos residenciais de interesse social, empreendimentos horizontais e obras públicas. Também serão premiadas as empresas com melhor gestão ESG/práticas ODS e destaque em inovação e tecnologia.

Equipe formada por técnicos do Sebrae/PR e de instituições do Sistema S será responsável por definir os vencedores após análise do checklist de autoavaliação definido pelo Prêmio e após visitas em obras e em escritórios. Também haverá a participação do público e de autoridades da construção civil por meio de votação. Todas as construtoras participantes receberão um relatório com pontos de melhoria.

A cerimônia de premiação será em 29 de novembro. Na última edição, em 2019, foram cerca de 900 horas de auditoria, avaliações, elaboração de questionários e reuniões de feedback, com visitas às sedes e em obras. Em dez edições, o Prêmio teve a participação de quase 70 construtoras e mais de 15 mil horas de avaliações e consultorias.

Presenças
Entre autoridades e representantes do setor que prestigiaram o evento, compuseram a mesa de honra: o vice-prefeito de Maringá, Edson Scabora; o presidente do Sinduscon/PR-Noroeste, Rogério Yabiku; o gerente da Regional Noroeste do Sebrae/PR, Wendell Gussoni; o presidente do Seconci, Makihiro Matsubara; o vice-presidente da CBIC, Carlos Augusto Emery Cade; o vice-presidente da Região Sul da CBIC, Marcos Mauro; o representante da Fiep, Paulo Meneguetti; representando a Câmara Municipal de Maringá, os vereadores Jean Marques e Sidnei Telles; e representando o Crea-PR, Paulo Borghi.

  • Construção Civil
  • maringá
  • Prêmio Sinduscon