Encerramento da jornada de desenvolvimento SBM Lab. Foto: Divulgação.
Sete empresas do setor de software de Maringá chegaram ao fim da primeira edição do SBM Lab, iniciativa do Sebrae/PR e da Software by Maringá (SBM) para ajudar os empreendedores no desenvolvimento de novos produtos ou negócios. O evento de encerramento reuniu os participantes e os gestores do programa, nesta quarta-feira (14).
Durante quatro meses, profissionais da Senior, Vivaweb, CRMall, Integrado, Benner, Ilpulse.fy e Ingá Digital passaram por workshops e mentorias sobre visão prática e modelos ágeis de negócios. O grupo também teve a oportunidade de aprender com casos de sucesso.
A Senior se inscreveu no programa com uma ferramenta de gerenciamento de pesquisas e resultados para empresas, em geral. Segundo o responsável pelo projeto, André Aparecido Trindade dos Santos, o objetivo foi acelerar o processo de oferta da solução para o mercado.
“Faltava uma atenção maior à parte comercial. Aprendemos sobre isso e outros pontos com erros e acertos de outras empresas que têm experiência em lançar novos produtos. Agora, estamos em fase de teste com clientes e ajustando a jornada”, comenta André.
O instrutor do programa, Bruno Aldana, explica que o suporte para as empresas focou em ajudar na compreensão de como as startups pensam e a trazer essa noção para as empresas.
“Há espaço no mercado para novidades. O setor de software possui familiaridade com conceitos de inovação, mas é desafiador executar. Por essa razão, entramos para ajudar a construir e a tornar as ideias viáveis”, relata Bruno Aldana.
O consultor do Sebrae/PR, Nickolas Kretzmann, ressalta que as empresas de tecnologia podem aproveitar novas oportunidades para prospectar mercados e crescer.
“O programa, que vem sendo gestado a alguns anos, surge para dar mais condições para os participantes partirem para a inovação, estimulando a começar do zero novos produtos e negócios, as chamadas spin-offs, e contribuir para fortalecer projetos iniciados”, comenta Nickolas.
O presidente da Software by Maringá para o próximo biênio, Joelson Andrade, destaca que as empresas serão estimuladas a buscar parcerias com grandes soluções para startups existentes no mercado.
“Visando a fortalecer o mercado local e as empresas, queremos propor um caminho a ser trilhado, que envolve conseguir experiência com quem fez e ir procurar incentivos para colocar os projetos em prática”, diz Andrade.
O planejamento para a segunda edição do SMB Lab já começou. O objetivo é aumentar o número de empresas participantes.
“Este ano, um dos desafios foi a escassez de mão de obra, que inviabilizou a participação de alguns interessados, isso porque é preciso ter colaboradores se dedicando ao projeto. Para o próximo, faremos um trabalho de sensibilização junto às empresas para um número maior se preparar para a participação”, observa o diretor executivo da Software By Maringá, João Williann.