ASN PR Atualização
Compartilhe

Festival Papo Reto promove a cultura empreendedora, em Foz do Iguaçu

Voltada para professores e estudantes, iniciativa do Sebrae/PR ofereceu conteúdo por meio de atividades práticas e palestras
Por ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe

Realizado no Itaipu Parquetec durante o Festival Iguassu Inova, em Foz do Iguaçu, o Festival Papo Reto conectou jovens estudantes e professores a temas ligados ao empreendedorismo e à inovação, com uma programação que contou com mais de 20 atividades, entre oficinas, palestras, espaço para exposição e momentos para networking, nesta quarta-feira e quinta-feira (27 e 28). Iniciativa do Sebrae/PR, o Festival Papo Reto reuniu cerca 800 participantes.

“Em parceria com o Itaipu Parquetec nesta edição, nosso objetivo segue sendo o de fomentar a cultura empreendedora. Tivemos oficinas práticas e palestras para alunos do ensino médio e superior em dois dias. Além disso, promovemos atividades especiais para educadores, abordando o papel transformador do professor na era da inteligência artificial”, explicou Rosangela Angonese, coordenadora de Cultura Empreendedora e Liderança do Sebrae/PR.

O evento focou também em habilidades socioemocionais para quem está prestes a ingressar no mercado de trabalho.

“A ideia foi provocar o desenvolvimento de competências como liderança e trabalho em equipe, sempre alinhados à missão do Sebrae, justamente a de disseminar a cultura empreendedora, o que fazemos desde as escolas, como o programa Educação Empreendedora. Queremos formar jovens autônomos, criativos e preparados para enfrentar desafios, promovendo esses valores tanto no ensino formal quanto na prática profissional”, acrescentou Rosangela.

Educadores

Mestre em Educação Marcos Meier em palestra para professores sobre mudança de mentalidade. Foto: Divulgação.

A principal palestra para os professores foi ministrada pelo psicólogo, professor de Matemática, escritor e mestre em Educação, além de colunista e comentarista em jornais de alcance nacional, Marcos Meier. Ele falou sobre a “Aprendizagem significativa e o novo mindset do educador”.

“Precisamos estar abertos às mudanças, isso significa estudo. Estamos em uma fase em que a forma como o professor dá aula tem sido questionada diante das inteligências artificiais. Como é que a gente usa isso em sala de aula? A gente não sabe, por isso precisa estudar para potencializar o uso. É mais uma ferramenta. Um dia, o livro já foi proibido, hoje vivemos a limitação do celular e, agora, chegaram as inteligências artificiais. A tendência mais evoluída é utilizar da melhor forma”, observou o especialista.

De Campo Mourão, no noroeste do Paraná, a professora Josiane de Jesus Oliveira, da Sala de Recursos de Altas Habilidades/Superdotação do Colégio Estadual de Campo Mourão, acompanhou a palestra sobre a nova mentalidade do educador. Para ela, que trouxe 12 estudantes para o Festival Iguassu Inova, o principal desafio é a resistência às novidades.

“O conteúdo da palestra é superatual. Sentimos uma necessidade de resistir a tudo que é novo, mas é algo que precisamos vencer. Já utilizamos a inteligência artificial na escola, por exemplo, mas ainda precisamos aprofundar. É uma ferramenta que não será útil se não soubermos aplicar”, comentou Josiane.

Estudantes

Um dos conteúdos para estudantes foi storytelling. Foto: Divulgação.

Para os estudantes do ensino médio foram oferecidas atividades a exemplo da oficina de ideação com o tema “Como gerar ideias vencedoras para empreender”, realizada a fim de auxiliar os jovens a pensar e a desenvolver ideias de negócios, e da oficina de finanças, com noções essenciais para uma boa gestão financeira. Ainda foram abordados temas como “O meu presente direciona o meu futuro – como construir um storytelling para o sucesso” e exemplos de empreendedorismo juvenil, com a Olagg e a Redz.

O público de universitários teve acesso a conteúdos como “Habilidades socioemocionais para o profissional do futuro”; “Business model you: um método para reinventar a carreira e a si mesmo”; “Empreender é para mim: por onde começar?”; e “Cases de empreendedorismo universitário”, com a Redz e a Cuida de Mim.

A estudante de Engenharia Elétrica Ana Belen Otaño, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), esteve entre os alunos que lotaram o auditório principal do evento no primeiro dia.

“Vi bastante conteúdo sobre como criar soluções para problemas do cotidiano. Ainda estou estudando, mas penso em sair da universidade e ser empreendedora. Amadurecer essa vontade passa por aprender com quem sabe. A reflexão que fica é pensar em como resolver as demandas do mercado”, comentou Ana.

Sebrae/PR atendeu visitantes em estande no Iguassu Inova. Foto: Labanca.

Festival Iguassu Inova
No Itaipu Parquetec, o Festival Iguassu Inova vai até sábado (30). O evento reúne uma programação diversificada, com palestras, workshops, hackathons, feira, exposições tecnológicas e atrações culturais, além do Encontro Estadual dos Ecossistemas de Inovação, realizado pelo Sebrae/PR, nesta quinta-feira e sexta-feira (28 e 29), com a participação de 42 ecossistemas de inovação do Estado – o objetivo é potencializar o desenvolvimento local pela inovação.

“Sempre com apoio da Itaipu Binacional e demais parceiros conseguimos colocar a tecnologia em evidência neste que é o primeiro Festival Iguassu Inova, mas que soma diversos esforços e ações que vêm promovendo o avanço do nosso Estado”, disse o diretor-superintendente do Itaipu Parquetec, Irineu Colombo, na abertura do evento.

Augusto Stein, César Rissete (diretor-técnico), Amanda Fagundes e Luiz Marcelo Padilha, equipe do Sebrae/PR no estande da instituição. Foto: Labanca.

O diretor da Itaipu Binacional, Enio Verri, destacou o papel da ciência para a evolução das comunidades.

“A inovação tecnológica deve fazer parte da nossa cultura, do nosso dia a dia, assim como o empreendedorismo. Esses são aspectos que podem ajudar a melhorar a qualidade de vida da população”, ressaltou Enio.

O diretor-técnico do Sebrae/PR, Cesar Rissete, reforçou o compromisso da instituição com a educação empreendedora e com o fomento da inovação no Paraná.

“Quando fomos procurados pelo Itaipu Parquetec percebemos que fazia todo sentido nos unirmos em favor da promoção da inovação, da tecnologia e da ciência. Por isso, apoiamos o evento e trouxemos uma programação especial para estudantes, professores e outros públicos. É um privilégio contribuir para o desenvolvimento do Paraná”, declarou Rissete.

Autoridades participaram da abertura do Iguassu Inova. Foto: Divulgação.

O Festival Iguassu Inova é realizado pelo Itaipu Parquetec com correalização do Sebrae/PR, Itaipu Binacional e Governo Federal. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site https://festivaliguassuinova.com.br.

  • cultura empreendedora
  • empreendedorismo
  • Festival Iguassu Inova
  • Festival Papo Reto
  • inovação