Reunião marcada para esta sexta-feira (18) faz parte da programação para aproximar o setor acadêmico do mercado
A governança das Instituições de Ensino Superior (IES) iniciou o trabalho de integração com as outras governanças setoriais de Londrina. A ação faz parte da execução do plano estratégico que inclui a realização de visitas de aproximação com as demais governanças do ecossistema de inovação de Londrina. A intenção é aproximar o setor acadêmico do mercado e gerar novas oportunidades de parcerias, além de discutir sobre a adequação, se necessária e possível, de projetos, grades curriculares e utilização de laboratórios, para suprir as necessidades dos setores produtivos.
“Trata-se de um trabalho que visa aproximar as realidades entre academia e mercado, identificando as principais ‘dores’ de cada setor. Cada instituição de Ensino Superior apresenta o que tem de diferenciais de atuação em ensino, extensão e pesquisa”, explica a presidente da governança IES e reitora da Unopar – Londrina, Flávia Frutos.
Fazem parte da governança das IES: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Centro Universitário Filadélfia (UniFil), Pontifícia Universidade Católica (PUC) – campus Londrina, Pitágoras, Universidade Norte do Paraná (Unopar), Unicesumar, Senai, Senac, Instituto Federal do Paraná (IFPR), Positivo e Instituto de Ensino Superior de Londrina (Inesul).
Até agora, quatro governanças setoriais foram visitadas pela governança das IES: a Agrovalley, que atua em prol do setor do agronegócio; a Integra QM, de químicos e materiais; o APL DE TIC, grupo do setor da tecnologia de informação; e a Lavi, governança do audiovisual. A próxima visita será à governança Comércio In Foco, que atua no setor do comércio, nesta sexta-feira (18).
De acordo com a consultora do Sebrae/PR, Alesandra Regina de Almeida, esse trabalho de aproximação das governanças vai promover mais do que a integração do mercado com a academia.
“Estreitando laços, surgem as oportunidades de parceria e o que acontece é o desenvolvimento do ecossistema de Inovação da cidade”, completa.
Em paralelo, a governança está fazendo um levantamento das principais infraestruturas e linhas de pesquisas de cada IES, incluindo os laboratórios e respectivos responsáveis pelas diferentes áreas de trabalho, que podem ser disponibilizados para o desenvolvimento de parcerias com o mercado.
Ecossistema de Inovação de Londrina
Atualmente, são dez as governanças consolidadas em Londrina: Agrovalley (agronegócio), Lavi (áudio visual), Comércio In Foco (comércio), Icon (construção civil), Inovemm (eletrometalmecânica), Governança das IES de Londrina (instituições de ensino superior), Integra QM (químicos e materiais), Salus (saúde), APL de TIC (tecnologia da informação) e APL de Turismo.