Nesta terça-feira (07), a inovação aberta foi um dos destaques da programação do Show Rural Coopavel, em Cascavel. O modelo de gestão empresarial, que também é conhecido como open innovation, visa promover o desenvolvimento inovador de empresas de diversos portes por meio da descentralização de ideias, ou seja, oportunizando a busca de soluções por meio de parcerias com outras pessoas e organizações.
O encontro foi realizado no Espaço Sebrae, que está montado no pavilhão do Show Rural Digital, e contou com duas palestras, além da exposição do caso da Eucatur, empresa que adotou a inovação aberta e obteve resultados significativos a partir disso.
Segundo o diretor de comunicação da Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic), Carlos Guedes, a temática é essencial para aproximar a inovação das empresas.
“Quando falamos de inovação, percebemos que esse assunto não estava chegando para as médias e grandes empresas, se restringindo a públicos muito específicos. Por isso, começamos a abordar a inovação aberta e, hoje, estamos promovendo o Open Innovation durante o Show Rural Digital, que se tornou referência no assunto”, comentou.
O assessor da presidência do Conselho Deliberativo do Sebrae Nacional, André Spínola concordou. Ele repassou dados importantes referentes ao uso da tecnologia e da inovação no País, destacando que ainda é necessário dar muitos passos para que o Brasil seja essencialmente inovador.
“O Brasil não aparece em nenhum ranking mundial de inovação, mas quando analisamos o uso de redes sociais, por exemplo, sempre estamos no top 3. Isso significa que a nossa população tem bastante conectividade e está familiarizada com as tecnologias, mas o uso ainda não é qualificado o suficiente. Por isso, precisamos fortalecer as discussões sobre inovação, principalmente a aberta, que abre um universo de possibilidades para que as empresas possam inovar”, destacou André.
A discussão seguiu com uma exposição do cenário inovador no País, conduzida pelo diretor de pesquisas de novos negócios do Grupo Jacto, Tsen Chung Kang, e apresentação do caso de sucesso da Eucatur, empresa cascavelense especializada em transporte rodoviário, coletivo urbano, de cargas e táxi aéreo, fundada em 1964.
Diego Ferro, coordenador de projetos e processos do grupo, enfatizou que a Eucatur, apesar de tradicional, é uma empresa que sempre prezou pela inovação, mas que, desde a pandemia, os processos ficaram ainda mais evidentes.
“Uma das iniciativas foi em parceria com a Aevo, que nos permitiu criar uma plataforma de inovação interna, entre os colaboradores. Foi uma ideia que veio de fora e que tem funcionado muito bem, oportunizando o protagonismo dos colaboradores e complementando as ações de inovação fechada”, explicou.
Entre esse e outros exemplos, a engenheira Bruna Saara garante: o encontro foi elucidativo.
“Muitas vezes, ainda temos dificuldade de entender como a inovação aberta pode ser aplicada nos mais diversos cenários. O caso da Eucatur nos mostrou que não só é possível obter bons resultados por meio dessa abertura, como também podemos complementar aquilo que já é feito na empresa, otimizando os resultados e nos dando a possibilidade de alcançar diferentes patamares”, relatou.
Diante disso, o consultor do Sebrae/PR, Osvaldo Brotto, acredita que os objetivos foram alcançados.
“É por meio de eventos como esse que esclarecemos a inovação aberta e conseguimos incentivar as pessoas a adotarem. É um movimento que beneficia não só as empresas que receberão novas ideias, mas também startups, empreendedores e novos negócios inovadores que, muitas vezes, têm as soluções, mas não conseguem chegar até as grandes empresas para apresentá-las”, concluiu Osvaldo.
Ainda durante a semana, a inovação continuará em pauta no Espaço Sebrae. Nesta quarta-feira (08), estão programados um encontro de ideação de startups, discussões sobre o papel do ecossistema de inovação e competições de pitches, ou seja, apresentações rápidas e dinâmicas de negócios inovadores.
A programação é 100% gratuita e ocorre no espaço do Show Rural Digital.
Sobre o Show Rural
O evento é idealizado e realizado pela Coopavel desde 1989, com o propósito de difundir conhecimento, tecnologia e oportunidades para a cadeia do agronegócio e trabalhar pela produção sustentável de alimentos e com responsabilidade socioambiental.
São 720 mil m² preparados para receber os produtores rurais. A última edição recebeu 585 expositores e 285 mil visitantes, o que gerou R$ 3,2 bilhões em volume de negócios. Neste ano, o evento ocorre entre os dias 6 e 10 de fevereiro, com abertura dos portões a partir das 8h. A entrada e o estacionamento são gratuitos.
-