ASN PR
Compartilhe

Inscrições para o Prêmio Nacional de Inovação seguem abertas até 21 de novembro

Paraná acumula cases de sucesso e se consolida como referência em ecossistemas inovadores.
Por Redação
ASN PR
Compartilhe

As inscrições para a nona edição do Prêmio Nacional de Inovação (PNI) estão abertas até o dia 21 de novembro. Realizada em parceria entre o Sebrae e a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a premiação é reconhecida como a maior do gênero no Brasil, valorizando empresas, pesquisadores e ecossistemas que têm colocado a inovação no centro do desenvolvimento econômico e social do país.

Premio Nacional de Inovacao
Vencedores da 8ª edição do PNI, realizada no Expo São Paulo, em 2023. Fotos: CNI.

“O Paraná consolidou um ambiente favorável à inovação, com políticas consistentes, empreendedores visionários e ecossistemas que geram resultados concretos. Agora é o momento de transformar esse protagonismo em reconhecimento nacional, mostrando como a inovação paranaense contribui para o desenvolvimento do Brasil”, afirma Alan Alex Debus, coordenador de Inovação do Sebrae/PR.

Na edição de 2025, o PNI trará novas categorias, metodologia simplificada e um olhar voltado à inovação sustentável, conectada à competitividade nacional. Dividido em cinco eixos – Descarbonização, Recursos Renováveis, Inteligência Artificial para Produtividade, Digitalização de Negócios e Inovações Lei do Bem, – o prêmio irá reconhecer práticas transformadoras que geram impacto real em produtividade, sustentabilidade e inclusão tecnológica.

De acordo com Jefferson Gomes, diretor de Desenvolvimento Industrial, Tecnologia e Inovação da CNI, o prêmio reforça o compromisso da indústria brasileira com a inovação e a sustentabilidade.

Jefferson Gomes CNI
Jefferson Gomes, diretor de Desenvolvimento Industrial, Tecnologia e Inovação da CNI. Foto: CNI

“O Prêmio Nacional de Inovação já tem tradição no nosso ecossistema. Nesta edição, queremos valorizar as soluções ligadas à transformação digital dos negócios e ao desenvolvimento sustentável. Vamos mostrar o impacto real das soluções e abrir voto popular para definir os vencedores”, destaca Gomes.

O Paraná, historicamente, tem papel de protagonismo na premiação, com destaque para o número de finalistas e vencedores vindos de diferentes regiões do estado, de polos urbanos tecnológicos a territórios de vocação agroindustrial. Um exemplo marcante ocorreu na edição 2021/2022, quando três iniciativas paranaenses estiveram entre os reconhecidos nacionalmente: o SRI Iguassu Valley – Sistema Regional de Inovação do Oeste do Paraná, a pequena empresa Oficina do Sorvete, de Foz do Iguaçu, e o SRI Norte Pioneiro. As conquistas reforçam a maturidade dos ecossistemas regionais e a capacidade do estado de transformar vocações locais em soluções inovadoras de impacto.

Um dos exemplos vem do Norte Pioneiro, onde o Sistema Regional de Inovação (SRI NP) venceu a categoria Ecossistemas de Inovação em Fase Inicial na edição 2022, e foi novamente finalista em 2023.

Case inspirador no Norte Pioneiro

Para Leandro de Azevedo Lima, presidente da Associação do Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro do Paraná e secretário de Comércio, Indústria, Turismo, Serviços e Inovação do Município de Jacarezinho, o reconhecimento nacional trouxe visibilidade e transformações práticas para todo o território.

“O Prêmio Nacional de Inovação funcionou como um selo de confiança. Ele consolidou a percepção de que o Norte Pioneiro tem um projeto coletivo de futuro, fortalecendo as parcerias institucionais e os investimentos em programas de empreendedorismo e formação de talentos”, explica Leandro.

Angélica Cristina Cordeiro Moreira
Entrega do Prêmio Nacional de Inovação para Angélica Cristina Cordeiro Moreira, então presidente do Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro do Paraná. Foto: Iano Andrade/CNI.

O impacto foi além do reconhecimento: a exposição proporcionada pelo PNI ajudou a impulsionar a criação de novos projetos e a ampliação de parcerias regionais. Segundo Leandro, a premiação foi decisiva para o avanço de iniciativas como o Genius ParqueTec Norte Pioneiro e a consolidação da região como referência nacional em Indicações Geográficas de produtos do agro, como café especial, goiaba e morango.

Além dos resultados econômicos, o case do Norte Pioneiro tornou-se símbolo de reconstrução identitária e autoestima territorial.

“Hoje, quando falamos em inovação no Norte Pioneiro, falamos de pertencimento e de futuro. A inovação não rompe com a nossa identidade, ela a fortalece”, reforça Leandro de Azevedo Lima.

Sobre o Prêmio Nacional de Inovação

Promovido pelo Sebrae e pela CNI, o Prêmio Nacional de Inovação (PNI) reconhece os resultados e impactos de empresas, pesquisadores e ecossistemas que contribuem para tornar o Brasil mais competitivo e sustentável.

Em suas oito edições anteriores, o PNI reuniu mais de 16,5 mil inscritos e premiou 113 projetos de todas as regiões do país. Os finalistas da edição 2025 participarão do 11º Congresso de Inovação da Indústria, em março de 2026, em São Paulo, e os vencedores terão acesso a uma imersão internacional em ecossistemas de inovação, personalizada para o grupo.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 21 de novembro, pelo site oficial do prêmio.

Mais informações e inscrições: www.premionacionaldeinovacao.com.br

  • cni
  • Ecossistema de Inovação
  • norte pioneiro
  • pni
  • prêmio nacional de inovação
  • SRI do Norte Pioneiro