As regiões sul e sudoeste do Paraná contam com 525 startups. É o que aponta o Mapeamento das Startups Paranaenses em 2023, realizado pelo Sebrae/PR. Esta décima edição mostra que o Paraná conta com 1.758 startups. Do total de startups do Estado, 73,09% delas são formadas por microempresas.
Outra informação importante é sobre as verticais, ou seja, áreas em que essas startups atuam nas regiões sul e sudoeste do Paraná. Do total, 10,61% delas são as chamadas AgTechs. Em seguida, vêm as voltadas ao Customer Service (9,6%), e, na sequência, vêm as HealthTechs, com 9,4% das startups.
“São dados que corroboram a perspectiva de termos o setor do agronegócio (AgTechs) cada vez mais crescente, bem como reforçam a ideia de que nossa região é referência no setor de saúde, o que é reforçado pelo destaque das HealthTechs. Além disso, mostram a importância da prestação de serviços através das Customer Service”, explica Juliano Lima, consultor do Sebrae/PR.
A venda de serviços, por sinal, é destaque entre as modalidades de receitas das startups regionais, sendo responsável por 61,8% do total de receitas. Já a venda de produtos aparece com 13,3% e outros serviços, com 20,2%.
“A preferência por modelos de negócios baseados em serviços demonstra que as startups estão alinhadas com o mercado e com o que ele busca, sendo um reflexo de que elas (startups) estão empenhadas em resolver problemas do dia a dia das empresas, sendo um terreno fértil para o surgimento de novas ideias, serviços e produtos”, avalia Juliano.
Momento e formalização
O estudo trouxe, também, um panorama do momento em que as startups estão vivendo. De acordo com ele, a maioria, 53,2% estão em um momento de ideação, ou seja, do amadurecimento de ideias. Já 20% delas vivem um momento de descoberta e operação. Das 525 startups apontadas pelo estudo nas regiões sul e sudoeste, 101 delas estão formalizadas e outras 424 não estão formalizadas.
“A grande quantidade da não formalização de startups nas regiões sul e sudoeste do Paraná nos mostra o quanto a nossa região é fomentadora de ideias, um ecossistema promissor e pronto para o surgimento de novas soluções a todo tempo, bem como para o crescimento de empresas que podem moldar o futuro do empreendedorismo”, comenta Juliano.
O estudo completo do mapeamento das startups paranaenses pode ser acessado aqui.