Nos dias 4 e 5 de outubro, Londrina recebe o Ideathon Inova Comércio. A maratona será exclusiva para estudantes do Senac e busca incentivar os participantes a desenvolverem soluções criativas para o comércio local. Durante dois dias, os alunos terão acesso a dados e desafios do setor, com o objetivo de criar propostas que serão avaliadas por uma banca de especialistas. O evento é uma realização da Fecomércio PR, Sebrae/PR e Senac PR.
A consultora do Sebrae/PR, Alesandra de Almeida, diz que o desafio reunirá mais de 100 estudantes dos cursos profissionalizantes, técnicos e de qualificação profissional do Senac. Ela explica que, no primeiro dia, os participantes, divididos entre grupos multidisciplinares, receberão informações sobre o setor e os principais desafios mapeados para o comércio de Londrina. No decorrer da agenda, eles serão instigados a estruturarem seus projetos, que serão apresentados para a banca de avaliação no sábado (5).
“A maratona será gamificada, seguindo uma metodologia que faz com que os participantes realmente pensem ‘fora da caixinha’ e apresentem ideias diferenciadas. Nosso foco é fazer que desta maratona surjam ideias diferenciadas que, no futuro, possam dar origem à startups que atendam o comércio”, explica Alesandra.
O coordenador de desenvolvimento empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, informa que o programa busca preparar os alunos para fazer a diferença no comércio, com a possibilidade de aplicar as ideias geradas para beneficiar o setor e promover sua adaptação às novas tecnologias, como IA e comércio eletrônico.
“É importante que os pequenos negócios consigam acompanhar as grandes transformações advindas da transformação digital. Nesse sentido, o programa Inova Comércio visa contribuir para a formação profissional dos estudantes, ao tempo que os estimula a pensar em soluções que possam vir a serem incorporadas pelos comerciantes”, destaca Shmidt.
A gerente executiva da unidade Londrina Centro do Senac, Amanda Marconi, diz que, durante o Inova Comércio, os alunos poderão vivenciar o aprendizado da sala de aula na prática. Ela afirma que a metodologia de ensino do Senac incentiva o ” hands on”, ou a “mão na massa”, por isso, o desafio contribuirá para fortalecer a missão da instituição de educar para o mercado de trabalho.
“Acredito que iniciativas como essa trazem bons resultados para todos, os alunos, as instituições e a sociedade, que ganha por meio das soluções inovadoras trazidas com o resultado da maratona”, aponta.
A gerente do Senac Londrina Norte, Juliana Suavi, comemora a parceria e a oportunidade para os estudantes.
“Nossos alunos estão empolgados e engajados com a realização e a apresentação dos projetos que serão criados. Temos certeza que será um sucesso”, comenta.
Além de Londrina, estudantes do Senac de diversas cidades do Paraná participam da maratona. O evento já passou por Campo Mourão, Maringá e Pato Branco, e ocorrerá, também, em Cascavel, Ponta Grossa, Curitiba e Caiobá.