ASN PR Atualização
Compartilhe

Pequenos negócios: vem aí nova edição do Guia de Tendências

Lançamento de estudo do Sebrae/PR com 31 tendências acontece em 1º de agosto, presencial em Curitiba e on-line para todo o Paraná
Por ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe

Está chegando o momento de conhecer, em primeira mão, a sétima edição do Guia de Tendências, publicação do Sebrae/PR que traz 31 tendências que impactam nos negócios e no mercado para as micro e pequenas empresas. Elaborado em 2024, o Guia será lançado em evento presencial no dia 1º de agosto (quinta-feira), às 18h30, com transmissão para todo o Estado, na sede da Regional Curitiba do Sebrae/PR (Rua Cyro Vellozo, 59, no Prado Velho).

A edição impressa do material será entregue para quem estiver presente no evento da capital, além de ficar disponível também nas unidades do Sebrae/PR em Cascavel, Londrina, Maringá, Pato Branco e Ponta Grossa) e para download. As inscrições gratuitas estão disponíveis no site: sebraepr.com.br/tendencias-evento.

Distribuído gratuitamente, o Guia de Tendências busca ampliar os horizontes dos pequenos negócios, segundo explica Mauricio Reck, consultor do Sebrae/PR.

“O mundo está em constante transformação, e enxergar além do óbvio requer treino e novas perspectivas. O Guia apresenta tendências de comportamento e consumo com potencial de moldar o mercado nos próximos anos. Com uma linguagem simples e direta, nosso objetivo é democratizar o estudo de tendências, convidando os empreendedores a enxergar novas oportunidades, criar novas estratégias e se diferenciar no mercado”, apresenta.

O evento vai contar com uma instalação live painting do artista Fred Freire e a participação do DJ Lucas Nonose, especialista em discotecagem em vinil. Serão apresentadas nove das 31 tendências do Guia, com Mauricio Reck e João Luis de Moura, consultores do Sebrae/PR.

Em 2023, evento reuniu empreendedores em busca de novidades para seus negócios. Foto: Inove.

Seis pilares

O Guia de Tendências é dividido em seis pilares:

  • Consumo em transição: fala sobre como os clientes se relacionam com o mercado, não sendo mais apenas transações de compra e venda, mas tudo o que envolve o consumo;
  • Emergências emergentes: tendências já conhecidas, mas que se mostram presentes e exigem ações por parte dos empreendedores;
  • Personalização generalizada: sobre a importância de se conhecer o público e pensar em estratégias de ofertas personalizadas, conhecer sobre a diversidade geracional e os valores dos consumidores;
  • Impulso tech: dados, inteligência artificial, realidade aumentada, biotecnologia e universos virtuais compõem as tendências deste pilar;
  • Reconexão humana: contraponto entre um mundo extremamente conectado e a carência de conexões humanas e bem-estar;
  • Reinventando a gestão: mais do que a oferta final de um produto ou serviço, a gestão tem ganhado atenção do público, em relação às marcas, comunicação e transparência são palavras chaves nas tendências deste pilar.

“Nessa edição, o conceito principal que permeia o Guia de Tendências vem inspirado em comportamentos de adaptabilidade e constante mutação que o mundo precisou adotar. A inspiração veio da iridescência, fenômeno visual fascinante que se manifesta como a mudança de cores conforme o ângulo de visão ou iluminação. Essa característica tem influenciado diversas áreas, como moda, design e arte, levando à criação de peças e produtos que refletem essa luminosidade e brilho em constante mutação. Traz uma sensação de magia, ao mesmo tempo em que é leve e sofisticada, representando a diversidade cromática da natureza”, destaca Mauricio Reck.

Serviço

Lançamento do Guia de Tendências 2024

Dia 1º de agosto (quinta-feira)

Às 18h30 (com transmissão ao vivo a partir das 19h)

Na sede do Sebrae/PR em Curitiba (Rua Cyro Vellozo, 59 – 2º andar)

Inscrições para evento presencial: sebraepr.com.br/tendencias-evento/
Inscrições para participar on-line: sebraepr.com.br/tendencias-evento-online/ 

  • guia
  • lançamento
  • Novidades
  • tendência