ASN PR
Compartilhe

Principais tendências do varejo são apresentadas em Francisco Beltrão

Evento reuniu empresários e abordou informações da NRF’24 Retail’s Big Show, maior feira de varejo do mundo
Por ASN Paraná
ASN PR
Compartilhe

Francisco Beltrão recebeu na noite da última desta quinta-feira (15), o Pós-NRF, evento com as principais tendências da NRF’24 Retail’s Big Show, maior feira de varejo do mundo e que acontece nos Estados Unidos. A iniciativa do Sebrae/PR e da Fecomércio PR contou com a participação de empresários do sudoeste do Paraná e foi realizada no Cicklo, hub de inovação da Associação Empresarial de Francisco Beltrão (ACEFB). Os empresários receberam, também, o Guia de Tendências – Especial NRF.

A palestra teve a participação do consultor de tendências do Sebrae/PR, Maurício Reck, que falou sobre a experiência de participar da feira e das novidades ao redor do mundo.

“O evento traz um compilado de informações que mostraram para o empresário para onde as pessoas estão indo, o que esses grupos de consumo vão buscar no futuro. Isso é fundamental para que os empreendedores possam identificar estes cenários e tentar traçar objetivos para o seu negócio”, afirma Maurício.

Evento reuniu empresários e abordou informações da NRF’24 Retail’s Big Show, maior feira de varejo do mundo. Foto: Helmuth Kühl

De acordo com o consultor, uma das tendências que estão em alta é a hiperpersonalização, que busca promover uma experiência customizada da jornada de compra.

“Hoje, vemos que o consumidor está cada vez mais voltado a uma busca por experiência nos processos de compra, de customização e personalização. Tanto no físico quanto no digital, o cliente quer receber essa atenção. Recentemente, o Mercado Livre lançou o Zap Stylist, uma consultoria virtual de moda para todos os estilos. Isso é um grande exemplo de uma nova tendência que está chegando”, explica Maurício.

Além da hiperpersonalização, outras tendências foram apontadas. Entre elas: varejo unificado e omni-experiencial; vitrines digitais; collabs estratégicos; redefiniçao do consumo; ciber-resiliência, o futuro sob uma nova ecoperspectiva e valores – a moeda da fidelização.

Iniciativa do Sebrae/PR e da Fecomércio PR foi realizada no Cicklo, hub de inovação da Associação Empresarial de Francisco Beltrão (ACEFB). Foto: Helmuth Kühl

A empreendedora Dione Mesquita, de Francisco Beltrão, conta que participar do Pós-NRF trouxe muitas ideias.

“Eu saio daqui bem empolgada porque a maioria destas tendências eu desconhecia por termos uma percepção mais limitada. Vendo o que acontece no mundo, isso nos traz ideias novas, como agir dentro do meu mercado e o que posso fazer para atrair o consumidor. Gostei, especialmente, sobre a inteligência artificial e estou pensando como posso utilizá-la dentro do meu negócio”, conta Dione.

A empreendedora Karen Giordani Teló, que atua no ramo do vestuário, levou toda a equipe da sua loja para o evento.

“Queria que todo o conhecimento compartilhado chegasse também para as minhas colaboradoras. A gente vem trabalhando alguns pontos em relação a entender o desejo do cliente. Me despertou muito sobre a possibilidade de inserir a loja em outras plataformas digitais, como o TikTok, que vem crescendo, além do desejo de fazer parte de uma próxima missão técnica em busca de inovações e conhecimento que venham para somar”, pontua Karine.

Apoio ao empreendedor
Gerente da Regional Sul do Sebrae/PR, Cesar Giovani Colini, conta que o Pós-NRF busca ajudar o empresário na tomada de ações que possam melhorar o seu negócio.

“Nosso compromisso é trazer, sob a perspectiva dos profissionais que integram o Sebrae/PR, essas tendências que foram vistas na NRF e que fazem sentido para o empresário regional, oportunizando a ele o acesso a essas tendências, que muitas vezes são coisas simples, como um atendimento mais personalizado, e que pode ser aplicado com um baixo custo”, afirma Cesar.

O vice-presidente da Fecomércio PR, Paulo Salesbram, destaca que muitas destas tendências vistas durante a NRF estarão em breve fazendo parte do nosso dia a dia.

“Importante que a gente esteja preparado para saber como proceder com cada uma delas em nossos negócios e empresas. Desejamos que os empresários busquem conhecimento sobre elas, estejam atentos e, claro, os nossos espaços estarão sempre à disposição dos empreendedores para ajudá-los”, conclui Paulo.

A feira nos EUA
No início do ano, o Sebrae/PR e a Fecomércio PR levaram 58 empresários e líderes paranaenses para o evento, em Nova York, nos Estados Unidos. Lá, os empreendedores acompanharam as transformações que estão ocorrendo no setor varejista e no mundo dos negócios e que são aceleradas pelas novas tecnologias, entre elas a Inteligência Artificial (IA).

  • ambiente de negócios
  • empreendedores
  • micro e pequenas empresas
  • Sebrae/PR;
  • tendências
  • varejo