O Programa de Competitividade para Empresas de Tecnologia da Informação de Maringá, promovido pelo Sebrae/PR em parceria com a Software by Maringá (SbM), foi encerrado em 30 de novembro, após um ano de atividades voltadas ao fortalecimento de negócios do setor. O programa alcançou 122 empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) participantes.
“O programa foi criado para atender micro e pequenas empresas do setor de tecnologia, não sendo exclusivo para associados da SbM e demonstrando grande capilaridade. Foi o maior do tipo realizado na região, com um investimento de mais de R$ 320 mil, evidenciando o compromisso de Maringá em se reinventar e garantir o sucesso futuro das empresas de TIC”, afirma Nickolas Kretzmann, consultor do Sebrae/PR.
Durante o ano, foram oferecidos seis treinamentos focados em vendas e expansão de mercado, duas missões técnicas, além de consultorias e ações do Sebraetec – programa que proporciona a contratação de serviços subsidiados pelo Sebrae/PR –, totalizando 838 horas de atendimento e atingindo 460 colaboradores das empresas participantes.
“O SbM Summit abriu o programa com um encontro empresarial liderado por Ladmir Carvalho, presidente de uma das maiores empresas de software do Brasil, e encerramos com um evento estratégico voltado para a alta liderança das empresas de TI”, destaca Nickolas.
Para 2025, o consultor antecipa que será realizado um acompanhamento individualizado das empresas para mensurar o crescimento e a lucratividade alcançados.
Paulo Cézar Cardoso, sócio-administrador da Ingá Digital, uma das empresas participantes, destacou a relevância da ação. A Ingá Digital, com mais de 25 anos de experiência, desenvolve soluções como o SportApp, voltado para a gestão de eventos esportivos, e o EndemiasApp, utilizado no combate à dengue.
“Enxergamos no programa uma oportunidade estratégica para o crescimento sustentável da Ingá Digital. As formações e o suporte oferecidos foram fundamentais para aprimorar nossa capacidade de inovação e ampliar nosso impacto no setor público. Certamente, o que mais contribuiu foi o alto nível das formações oferecidas, que proporcionaram uma excelente capacitação para o nosso time de vendas”, declara Paulo Cézar.
Cezar Augusto Fornazaro, CEO da Be Resolution Softwares e eleito para a próxima gestão da SbM, enfatizou o impacto das ações promovidas. Para ele, com um ano de encontros empresariais, mentorias, visitas técnicas e cursos, o programa ajuda a solidificar Maringá como um polo de inovação no setor de TI, fortalecendo o ecossistema local e projetando a cidade no cenário global.
“Tivemos empresas que cresceram, contrataram mais funcionários e melhoraram seus processos internos. Queremos continuar ajudando as empresas a crescerem em lucratividade e organização, tornando o setor de TI de Maringá cada vez mais pujante e reconhecido mundialmente”, comenta Cezar Augusto.