ASN PR
Compartilhe

Projetos inovadores são premiados no encerramento da GeniusCon, em Jacarezinho

Feira de inovação recebeu mais de 6,5 mil visitantes e promoveu competições de games, startups e hackathon
Por ASN Paraná
ASN PR
Compartilhe

Os vencedores das maratonas e competições da oitava edição da GeniusCon foram conhecidos e premiados na tarde desta sexta-feira (6), durante o encerramento da feira de inovação e empreendedorismo, realizada no Centro de Eventos de Jacarezinho, no norte pioneiro do Paraná. Neste ano, o tradicional evento recebeu 106 caravanas de 87 cidades e aproximadamente 6,5 mil visitantes durante três dias.

O diretor-técnico do Sebrae/PR, Cesar Reinaldo Rissete, visitou a feira e destacou o diferencial da GeniusCon, que promove um importante movimento de levar conhecimento e aplicações práticas de empreendedorismo e inovação entre estudantes e, também, traz exposições de startups e favorece a conexão entre empresas e os novos projetos que surgem dentro das escolas e universidades do norte pioneiro.

“Nosso papel é fazer as conexões do ecossistema de inovação, promover missões, fomentar o conhecimento e aproximar as lideranças que compõem o SRI do Norte Pioneiro, além de oferecer uma metodologia de trabalho para a governança. Também atuamos na capacitação dos alunos e das empresas da região”, afirma.

O diretor-técnico do Sebrae/PR, Cesar Rissete, visitou a GeniusCon e destacou a importância desse movimento para a fomentar a inovação e o empreendedorismo entre os jovens do norte pioneiro do Paraná. Foto: Thomé Lopes.

O presidente do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Norte Pioneiro do Paraná, Hugo Corrêa, comemora o sucesso de mais uma edição da GeniusCon que, em 2023, envolveu mais atores do ecossistema nas atividades, como empresas e grupos de educação, que passaram a ter um papel protagonista nas ações.

“Recebemos visitantes de 87 cidades, tivemos uma capilaridade maior e conseguimos expandir para além dos municípios da região do norte pioneiro e sul de São Paulo”, cita.

Corrêa lembra que, para além dos números expressivos, a GeniusCon trouxe, neste ano, uma programação qualificada e 90% conduzida por membros do SRI.

Equipe vencedora da Genius Hackathon criou um caderno de campo on-line para atender pequenos produtores rurais. Foto: Thomé Lopes.

Premiações

O grande vencedor da Genius Hackathon 2023, que reuniu 14 equipes e 61 participantes, foi o projeto Engenheiros da RCDA, dos estudantes de engenharia de controle e automação Vitor Hugo de Souza Bispo, Lucas Carvalho de Camargo e Adauto Eduardo, do Instituto Federal do Paraná (IFPR).

A ideia é criar um caderno de campo on-line para ser utilizado pelo pequeno produtor rural, com a possibilidade de envio de áudios e documentos para o sistema fazer o reconhecimento da voz e armazenar os dados mais importantes.

Segundo Lucas Carvalho de Camargo, o principal diferencial é a acessibilidade oferecida pela plataforma, já que existe certa dificuldade entre alguns produtores de gerenciar aplicativos e inserir as informações manualmente.

“Pensamos em torná-lo totalmente gratuito e trabalhar com anúncios de parceiros e apoio de certificadores. Passamos três dias pensando, foi bem intenso o processo. É uma emoção muito grande [conquistar o prêmio]”, comemora.

Os três primeiros colocados no Genius Hackathon, Genius Fight e Genius Combot receberam premiações em dinheiro. Fora distribuídos R$ 3 mil para os três primeiros colocados do hackathon e, também, entre os vencedores da Genius Fight, e outros R$ 600,00 foram divididos entre os melhores competidores da Genius Combot.

Vencedores do hackathon e de todas as competições e categorias da GeniusCon 2023

-

Genius Hackathon:

1º – Engenheiros da RCDA: Vitor Hugo de Souza Bispo, Lucas Carvalho de Camargo e Adauto Eduardo.

2º – Greencode: João Bernardo Del Rio, Lucas Chavez Generoso, Leonardo Borges Arias Fereira, Ícaro Queiroz Reccanello e Matheus de Lima Benini.

3º – Garage Sprint Code: João Lorenzo Malutta Haidar, Felipe Henrique Camargo Ferreira, Geovanne Roberto Rigonato, Jhonatan Silvério de Oliveira e Gabriel Lima de Moraes.

-

Genius Fight:

1º – Madeira Viva (Nícolas Queiroz Reccanello)

2º – Calor Eco (José Eduardo Farinchum)

3º – Bit-B (Karoline de Azevedo Ferreira Rodrigues, Leonardo Gabriel Donadoni Franco, Ludmila Negrão Hartt, Carlos Eduardo Quintino Brunhari, Anna Clara Alves Martins)

-

Genius Combot – Robótica

Concurso NP Maker:

1º: Adaptech (Matheus Vigilato de Moraes, Cecilia Azevedo da Silva, Gabriel Muller Ribeiro, Alysson Orgino Nunes de Oliveira, João Vitor Souza Lima, João Pedro Veiga Manosso)

2º: Jogo da Memória (Héber Renato Fadel de Morais, Heloisa de Mello Moraes, Erick Jonathan Pires Marcondes Belmiro, Matheus Mendes Lourenço, Lincoln Maggini Mauro, Adriano José Rissá da Silva)

3º: Metal Minds (Gabriel da Luz Lobo, Gabrieli Vieira, Kauê Camacho Silvério Olimpio, João Victor dos Santos da Silva)

-

Premiado por voto popular: Jogo da Memória Eletrônico

-

Categoria Seguidor de Linha Pro:

1° Tech Titans (William de Moura Bueno Vidal, João Luís Lino da Silva, João Vitor da Cunha Braz, Mariana Reis Candido, Luiz Felipe Brizola)

2° HeisenBot (Kathilene Regina da Silva, Elaine Regina Biagini, João Vitor Gomes Malta, José Eduardo da Rosa, Maria Isabela Cruz Vilella)

3° SonicBot (Kathilene Regina da Silva, Júlio Augusto Rosa, Allan Felippe Gallerani de Lima Francisco, Antônio Gonçalves Filho, Elaine Regina Biagini)

-

Categoria Seguidor de Linha Júnior:

1° Marabot (Vanessa Bacinello de Araujo, Mariane Cristina Candido Sanguini, Nicolle Rossi Bessa Barros, Vinicius Petrini Tidre)

2° Unibot (Vanessa Bacinello de Araujo, Enzo Gabriel Gonçalves Schmidt, Lais Krempel de Souza, Sophia Vilcher)

3° Robonata (Vanessa Bacinello de Araujo, Pedro Octavio Cecilio, Matheus Santos Nogari)

-

GeniusCon 2023

A GeniusCon 2023 foi realizada de 4 a 6 de outubro pelo Sebrae/PR e pelo Sistema Regional de Inovação (SRI) do Norte Pioneiro do Paraná, com o apoio da Prefeitura de Jacarezinho, do Instituto Federal do Paraná (IFPR), da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital do Paraná, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), da Agência de Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual (Aitec) da Uenp, do Laboratório Maker GaJac (Garagem dos Jacarezinhos) do IFPR Campus Jacarezinho e do Sistema Fiep.

  • GeniusCon 2023
  • inovação
  • Jacarezinho