ASN PR
Compartilhe

Rodada tecnológica aproxima startups de indústrias do polo moveleiro de Arapongas

No evento, elas apresentaram soluções inovadoras para resolver problemas que vão de segurança do trabalho a manutenção de equipamentos
Por ASN Paraná
ASN PR
Compartilhe
Rodada tecnológica foi realizada na sede campestre do Sima e aproximou 15 indústrias do polo moveleiro de 12 startups do PR, MG e SP. Foto: Divulgação.

Com soluções inovadoras, 12 startups participaram da primeira Rodada Tecnológica promovida pelo Móveis Hub com 15 indústrias do polo moveleiro de Arapongas, norte do Paraná. Elas apresentaram aos empresários propostas nas áreas de análise de dados, medicina e segurança do trabalho, gestão de qualidade, manutenção de máquinas, logística, comercial e marketing. O evento foi realizado em parceria com Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas (Sima), Sebrae/PR e Sistema Fiep.

De Maringá, Renan Ceratto trouxe a solução da On Safety, um aplicativo para o controle da saúde e segurança do trabalho, deixando os ambientes mais seguros com o apoio da tecnologia, que facilita a identificação, comunicação e tratamento de situações inseguras. Presente há dez anos no mercado, a startup tem uma base de 600 clientes, a maior parte indústrias de grande porte e do setor da construção civil.

“Algumas empresas nos reconheceram, pois visitaram o Maringatech, vamos rever esses contatos. Podemos ajudar as indústrias moveleiras nas dificuldades que elas têm na área de segurança do trabalho”, afirma Ceratto, um dos fundadores e diretor da On Safety.

Representando a indústria Móveis Estrela, Henrique Estrada Rasera, gerente de marketing e desenvolvimento de produtos da empresa, diz que várias das soluções apresentadas podem ser estudadas para a implantação, especialmente aquelas voltadas para as áreas comercial e de inteligência logística.

“Além do evento, que foi muito importante para o polo moveleiro, recebemos as startups dentro da fábrica para uma visita técnica”, conta Rasera.

O presidente do Sima, José Lopes Aquino, lembra que as indústrias estão buscando se modernizar, melhorar a comunicação, buscar novas tecnologias, e um ambiente de inovação favorável permite que isso ocorra de maneira mais rápida e efetiva. A rodada foi uma forma de acelerar a conexão entre as indústrias e as startups, com foco nas principais “dores” das empresas do polo moveleiro.

“Foi o primeiro evento de porte do Móveis Hub, vieram startups de outros estados [Paraná, Minas Gerais e São Paulo], foi uma troca muito oportuna e bastante significativa, que pode reduzir muito o tempo de melhorias que precisam acontecer nas indústrias”, avalia Aquino.

A consultora do Sebrae/PR, Cinara Tozatti, informa que a proposta dessa primeira rodada foi aproximar as empresas de startups que possuem soluções tecnológicas que convergem com os problemas das indústrias. Elas apresentaram as soluções em formato de pitch e, depois, todas tiveram a oportunidade de conversar individualmente com um representante de cada empresa.

“Foi uma iniciativa inovadora para a cidade e o setor, pois foi a primeira rodada exclusiva entre startups e indústrias do polo moveleiro. É um novo formato de evento para levar conhecimento para empresas que já estão consolidadas no mercado e buscam por inovações”, analisa Cinara.

O evento foi realizado na sede campestre do Sima, no dia 25 de julho, e contou com a presença do presidente da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), Irineu Munhoz, e representantes da Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital.

  • Arapongas
  • inovação
  • polo moveleiro
  • rodada tecnológica