ASN PR Atualização
Compartilhe

Ecossistema de inovação de Pinhais lançam programa de pré-incubação

1º Encontro Aberto Conecta Pinhais também promove debate sobre inovação aberta nos negócios
Por ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe

Na noite de quarta-feira (15), o Sebrae/PR e o Ecossistema de Inovação Conecta Pinhais realizaram o 1º Encontro Aberto Conecta Pinhais na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O objetivo foi reunir empreendedores, estudantes e entusiastas para discutir temas relevantes e compartilhar experiências. Nesta edição, o tema foi Inovação Aberta em Pinhais e contou com a presença de cerca de 60 pessoas.

Durante o evento, aconteceu o lançamento do programa Acelera Pinhais, iniciativa destinada a fomentar o surgimento de mais startups inovadoras na cidade. O programa é uma realização do Sebrae/PR, Conecta Pinhais, da Incubadora do Instituto Federal do Paraná (IFPR Pinhais) e da Outbox FAPI. Até 20 ideias de negócios inovadores serão apoiadas em uma jornada de quatro semanas de mentorias e workshops intensivos.

Ação reuniu integrantes do ecossistema. Fotos: divulgação.

Álvaro Rogério Cantieri, professor do Instituto Federal do Paraná, deu detalhes do Acelera Pinhas. Ele disse que o programa visa ajudar empresas iniciantes a maturarem a ideia de negócio para que possam se estruturar rapidamente, abordando as dificuldades que elas enfrentam, como falta de conhecimento de negócios, de questões técnicas e de financiamento.

“O programa proporciona um período de pré-incubação de quatro semanas, onde essas empresas podem amadurecer suas ideias, desenvolver planos de negócio e de viabilidade financeira. Após essa fase, as empresas podem ser selecionadas por incubadoras locais”, completou.

De acordo com o professor, a pré-seleção será realizada com base no interesse e nas ideias inovadoras das empresas. As inscrições podem ser feitas pelo link https://forms.office.com/r/6BtdwMd7Cd

A gerente da Regional Leste do Sebrae/PR, Michele Riquetti Tesser, afirmou que o encontro fortalece a Governança que participa ativamente no desenvolvimento da inovação, reunindo empresários, instituições de ensino e pesquisa, o poder público e instituições de apoio e fomento à pequena empresa em torno de um tema crucial para o crescimento econômico e tecnológico do município e da Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

Michele Riquetti Tesser, gerente da Regional Leste do Sebrae/PR, durante o 1º Encontro Aberto Conecta Pinhais, que promoveu discussões sobre inovação aberta nos negócios e lançou o programa Acelera Pinhais.

“A inovação aberta amplia as possibilidades de negócios para empresas que compreendem que soluções podem surgir de fontes externas, por meio da cooperação e troca de informações. E, historicamente, Pinhais concentra ativos relevantes para a inovação”, relembrou Michele.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Pinhais, Ricardo Pinheiro, destacou que, em uma cidade em franco crescimento como Pinhais, a realização de eventos de inovação valoriza as startups e os atores do ecossistema de inovação, como o Conecta Pinhais, que recebeu prêmios em outras cidades. A prefeita de Pinhais, Rosa Maria participou do encontro.

De acordo com Ricardo, Pinhais é reconhecida na Região Metropolitana de Curitiba por ter um sistema bem desenvolvido de apoio às startups.

“A prefeitura, em parceria com o Sebrae, tem trabalhado para incentivar a abertura de novas empresas e impulsionar as startups existentes. O mapeamento da cidade e a valorização do empresariado local foram passos importantes para criar um ambiente favorável à inovação”, disse o secretário.

Público atento acompanha o lançamento do programa Acelera Pinhais durante o 1º Encontro Aberto Conecta Pinhais, realizado na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

A jornada Link

Os empresários que participaram do 1º Encontro Aberto Conecta Pinhais também tiveram a oportunidade de conhecer o Link de Curitiba, uma jornada de inovação aberta que conecta grandes empresas localizadas na capital e na RMC com startups, pequenos negócios e instituições de ensino. O objetivo é solucionar problemas apresentados por essas organizações e, como consequência, desenvolver todo o ecossistema de inovação.

“O Link permite que pequenas empresas e startups se conectem com grandes indústrias para resolver problemas identificados por essas empresas, através de um ‘pitch invertido’, onde as indústrias apresentam suas necessidades e as pequenas empresas e startups oferecem soluções”, completou Michelle.

O ponto alto do evento foi o painel “Inovação Aberta em Pinhais”, com a participação das empresárias Ana Heemann, da Heide Extratos Vegetais, Miusly Ferreira, da Qualinova Suplementos Nutricionais. Elas compartilharam suas experiências e discutiram as tendências e desafios da inovação aberta no contexto local.

  • inovação aberta
  • jornadas
  • Link
  • PInhais
  • startup