ASN PR
Compartilhe

Programa divulga demandas de grandes empresas de Curitiba e RMC que são oportunidades de negócios

Interessados em construir soluções inovadoras e estabelecer parcerias de mercado, podem participar do Programa Link
Por ASN Paraná
ASN PR
Compartilhe

Inteligência artificial (IA) para gerar produtividade, assertividade e aceleração na gestão de projetos de produtos com foco em orçamento, eficiência e redução de riscos. Ou então um software ou ferramenta que utilize a IA no desenvolvimento de produtos mais inclusivos. Esses dois desafios fazem parte de 46 demandas de grandes empresas de Curitiba e região metropolitana, em busca de soluções que podem ser desenvolvidas e ofertadas por startups, pequenas empresas e instituições de ensino.

Quem faz essa conexão para gerar oportunidades de negócios e parcerias, é o programa Link de inovação aberta, iniciativa do Sebrae/PR que está com inscrições abertas para participação de sua edição 2024. Em parceria com os ecossistemas regionais de inovação, o programa teve sua nova edição lançada no último dia 22 de março, durante o Smart City Expo Curitiba. Vinicius Galindo de Mello, consultor do Sebrae/PR, explica que a jornada do Link já começou, ainda que o evento de matchmaking só aconteça no dia 17 de junho.

“Ao longo de dez meses, o programa atua na sensibilização, capacitação, mapeamento, priorização e disponibilização dos desafios de grandes empresas, conectando com solucionadores e instituições apoiadoras para o desenvolvimento de soluções inovadoras, por meio da cooperação dos atores do ecossistema”, detalha.

Segundo Vinicius, são 46 desafios apresentados no site do programa, que podem ser segmentados em temáticas: inteligência artificial, ESG, indústria 4.0, integração de dados para gestão, experiência do cliente, automatização de tarefas repetitivas, assistentes virtuais, logística e suprimentos, recursos humanos e visão computacional.

“Temos confirmadas as participações das empresas Volvo, Bosch, Furukawa, Ademicon, Case New Holland, Magius e Klabin, e outras ainda devem embarcar nessa jornada. Na dinâmica do evento, em 17 de junho, vamos fomentar o matchmaking entre as empresas e os solucionadores”, destaca o consultor.

Trabalho de levantamento de desafios realizado com a Volvo, uma das empresas participantes do Link. Crédito: divulgação.

Integração com os ecossistemas

Um dos diferenciais do Link é que ele atua em conjunto com os ecossistemas regionais de inovação: Vale do Pinhão, de Curitiba; Hangar, de São José dos Pinhais; Conecta Pinhais; Grape Tech, de Colombo; EcoAr, de Araucária; e Ecossistema Local de Inovação de Fazenda Rio Grande.

“Os ecossistemas participantes também trabalham na realização do programa, além de ajudar a encontrar solucionadores, eles proporcionam o envolvimento de todos os atores de inovação”, explica Vinicius.

Dario Paixão, secretário municipal de Inteligência Artificial de Curitiba e presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, reforça que o objetivo do programa é fomentar novos negócios.

“A gente precisa unir as grandes empresas da nossa região metropolitana com todas as startups. Com o Link, o Vale do Pinhão e os ecossistemas da região metropolitana vão unir as duas pontas, com a parceria com o Sebrae/PR. As empresas trazem as suas ‘dores’ e as apresentam aos potenciais solucionadores, em um pitch invertido, em junho deste ano. O objetivo é que as empresas façam match com as startups que trazem as soluções, gerando novos negócios”, afirma.

Jair Rodrigues Dias Junior, integrante da governança do EcoAr e secretário executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Araucária, ressalta que o Link une esforços para se tornar o maior programa de inovação aberta do Paraná.

“Para nosso município e para o EcoAr, é importante fazermos parte como correalizadores, juntos aos demais ecossistemas. Araucária é forte industrial e economicamente, foi finalista do Prêmio Nacional de Inovação, promovido pelo Sebrae e CNI, com a construção de um habitat de inovação. Temos várias empresas de tecnologia e startups que certamente estarão presentes ao Link, na expectativa de propor soluções frente aos problemas apresentados pelas empresas âncoras.

Expectativa

Para esta edição que acontecerá dia 17 de junho, na Ligga Arena, em Curitiba, são esperados mais de 800 participantes, 450 solucionadores, 200 representantes de grandes empresas demandantes, mais de 60 representantes de instituições de apoio, além de 20 patrocinadores e visitantes e cerca de 70 desafios, no total. Informações pelo site https://sebraepr.com.br/link/curitiba-2024/

  • curitiba
  • inovação
  • inovação aberta
  • Região Metropolitana