ASN PR Atualização
Compartilhe

Sebrae/PR e NTI firmam acordo para fomentar a tecnologia no sudoeste do Paraná

Convênio entre as instituições foi assinado durante a Inventum 2024, em Pato Branco
Por ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe

O Sebrae/PR e o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), de Pato Branco, firmaram termo de cooperação técnica para fomentar a área de tecnologia no município. O documento foi assinado pelas instituições durante a Inventum 2024 – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação, que aconteceu na cidade de 5 a 9 de junho. A parceria prevê, entre outros aspectos, o fortalecimento do ecossistema de tecnologia e inovação do sudoeste do Paraná.

Segundo o termo, o objetivo será reposicionar de forma estratégica o setor de tecnologia de Pato Branco, potencializando o crescimento sustentável do setor na região. De acordo com o documento, a primeira etapa prevê o mapeamento da atual situação do setor e seus resultados, bem como o número de empresas, empregos gerados e sua contribuição econômica.

De acordo com o gerente da Regional Sul do Sebrae/PR, Cesar Giovani Colini, é preciso definir estratégias no presente para que o setor continue evoluindo.

“Será que estamos preparados para o futuro? Esse é um dos principais questionamentos que nos fazemos. Temos empresas sólidas na região, com mercados muito promissores, mas precisamos estar alinhados com as principais novidades que estão surgindo no mundo. As mudanças acontecem de uma forma muito veloz, precisamos nos preparar”, alerta Cesar.

O presidente do NTI, Thiago Santin, e o gerente da Regional Sul do Sebrae/PR, Cesar Giovani Colini. Foto: Divulgação

O presidente do NTI, Thiago Santin, destaca que o trabalho em conjunto será importante para mapear as principais tendências do setor.

“Hoje, o que é atual, amanhã estará ultrapassado. Esse trabalho entre o Sebrae e o NTI será fundamental para que a gente possa identificar tendências de futuro e, a partir disso, começarmos a formação de mão de obra, capacitação de colaboradores, para estarmos cada vez mais preparados para o futuro”, avalia Thiago.

Além do diagnóstico atual do setor, a colaboração entre as entidades prevê, também, a formação de grupos de trabalho, análises competitivas, definição de posicionamentos estratégicos, direcionamento, entre outros aspectos. Essa atuação conjunta acontecerá ao longo de todo o ano de 2024.

  • inventum 2024
  • NTI