ASN PR
Compartilhe

Sebrae/PR e Silicon Misiones firmam parceria para intercâmbio de conhecimentos e experiências

Acordo será válido por quatro anos, fortalecendo a relação binacional existente desde 2002
Por ASN Paraná
ASN PR
Compartilhe

As conexões em diversas áreas são cada vez mais importantes entre países, pessoas e empresas, cooperando em parcerias que promovem o desenvolvimento. Nesta linha, com foco na área da inovação, Brasil e Argentina acabam de formalizar um Marco de Intenção de Cooperação multilateral, assinado pelo Sebrae/PR e a Silicon Misiones, na Argentina.

O acordo bilateral busca estabelecer cooperações em diversas áreas de interesse mútuo, incluindo a área científica, jurídica, econômica, educativa, turística, entre outras. A expectativa é que por meio do conhecimento conjunto, instituições brasileiras e argentinas sejam fortalecidas, tendo reflexos também em relação a competitividade das micro e pequenas empresas de Misiones. O termo foi assinado durante o ConectaPR, que aconteceu em Curitiba, neste mês de junho.

Acordo será válido por quatro anos, fortalecendo a relação binacional existente desde 2002. Foto: Inove

Gerente da Regional Sul do Sebrae/PR, Cesar Giovani Colini, pontua que o acordo trará impactos para as duas regiões.

“Desde 2002 nós temos, em conjunto com a Argentina, promovido iniciativas de cooperação e que fortaleçam o nosso ecossistema de inovação. De lá para cá, aconteceram diversas rodadas de negócios e trocas de conhecimento entre as incubadoras e entre outros pontos, sempre protagonizados pelo Parque Tecnológico de Misiones e pela Universidad Nacional de Misiones (UNAM). Agora, com este acordo com o novo ator do ecossistema argentino, o Silicon Misiones, acreditamos que resultará no surgimento de novas startups, fortalecimento dos ecossistemas, desenvolvimento da inovação e, por consequência, novos negócios”, afirma Cesar.

Para a presidente do Silicon Misiones, Alicia Penayo, o acordo tem potencial para gerar frutos, potencializando o ecossistema de inovação e contribuindo com o desenvolvimento de Misiones em diversas frentes.

“O Sebrae tem experiência no desenvolvimento de pequenas empresas, o que nos ajudará no fortalecimento do nosso ecossistema empreendedor a partir o incentivo à inovação, criatividade e ao empreendedorismo. Além disso, vemos como uma grande oportunidade para enriquecermos a nossa capacidade técnica, por meio da troca de conhecimentos, especialmente do ponto de vista da formação e capacitação dos nossos jovens com a abertura de portas que tragam novas tendências e metodologias de trabalho”, avalia Alicia.

Válido por quatro anos, o acordo também estreitará a relação de intercâmbio de conhecimentos entre os dois países, que já dura mais de duas décadas, com o intuito de melhorar o ambiente empresarial das regiões, fomentando ainda políticas públicas que possam beneficiar todo um ecossistema de inovação.

Relação Sebrae/PR e Argentina
O Sebrae/PR, dentro da atuação da Regional Sul e a Argentina, na província de Misiones, têm uma longa ligação de cooperação mútua. A parceria começou ainda em 2002, após a visita de uma comitiva de argentinos ao município de Pato Branco, no sudoeste do Paraná. Na oportunidade, a missão conheceu as instituições voltadas à tecnologia e deu-se início à integração produtiva para o primeiro Termo de Cooperação Tecnológica Brasil – Argentina, que previa o intercâmbio de experiências entre as cidades de Pato Branco e Posadas, com o objetivo de desenvolver a tecnologia.

Após conhecerem o modelo de Pato Branco, na época, foi implantado no país vizinho o projeto do Parque Tecnológico de Misiones, na capital, Posadas. Anos mais tarde, em 2005, o Sebrae/PR iniciou um novo processo de cooperação com foco na propagação da cultura do empreendedorismo, impulsionado pelo acordo de cooperação binacional. O intuito foi o de levar a metodologia do Programa Jovem Empreendedor Primeiros Passos (JEPP), proporcionando o desenvolvimento e a cultura no país vizinho através de visitas técnicas.

O acordo bilateral busca estabelecer cooperações em diversas áreas de interesse mútuo, incluindo a área científica, jurídica, econômica, educativa, turística. Foto: Inove

Em 2008, o município inicia uma agenda voltada à realização de ciclos de palestras e ações coordenadas pela Pato Branco Tecnópole, estabelecendo a continuidade de uma agenda de cooperação binacional que possibilitasse entre os dois países a definição de uma pauta conjunta de iniciativas e prioridades. Mais tarde, em 2010, uma agenda em comum foi estabelecida, com o intuito de ampliar ainda mais o acesso à inovação e à tecnologia.

Em 2014, o Governo do Estado do Paraná reconheceu o Parque Tecnológico Binacional e a importância de transformar Pato Branco em um polo de desenvolvimento social, econômico e cultural, através de inovações tecnológicas, sendo fundamental para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, bem como um instrumento importante de propulsão para o crescimento de empresas inovadoras e dotadas de novos conhecimentos.

Fortalecimento da parceria
Mais recentemente, a parceria entre o Sebrae/PR e a Argentina teve novos capítulos. Em 2023, em Bernardo de Irigoyen, na trifronteira, foi inaugurado o Espacio Del Emprendedor, modelo similar à Sala do Empreendedor no Brasil, que está levando consultorias e treinamentos para os empresários argentinos. O local é fruto de uma parceria com a Câmara de Comércio de Bernardo de Irigoyen e o Consórcio Intermunicipal da Fronteira (CIF).

Outra iniciativa, é o Festival Internacional de Turismo La Frontera. Em sua segunda edição, o Festival, que acontece em agosto, terá a participação de 21 municípios que integram o Comitê Territorial La Frontera, promovendo a interação entre Brasil e Argentina, bem como fortalecendo o comércio local e o turismo entre os dois países.

A cooperação acontece também por meio da educação entre os jovens. Através do programa do Sebrae/PR, o JEPP, conteúdos que fogem ao método de educação tradicional aplicado nas escolas, incentivando o comportamento empreendedor, beneficiando somente em 2023 mais de 3 mil estudantes.

  • ambiente de negócios
  • inovação
  • Sebrae/PR;
  • tecnologia