O Sebrae/PR fez a entrega, neste mês, do Plano Municipal de Turismo para a Prefeitura de Tomazina, no norte pioneiro do Paraná. O documento, construído em colaboração com o setor público e a sociedade civil organizada, traz diretrizes norteadoras da gestão municipal, contendo ações e propostas para fomentar o desenvolvimento do segmento na cidade a partir dos atrativos disponíveis e da captação de novos investimentos.
A elaboração do Plano contou com a participação ativa da comunidade e de especialistas credenciados pelo Sebrae/PR. Por meio de oficinas e pesquisas, foram identificados os pontos positivos e limitantes da infraestrutura turística, serviços, economia local e sustentabilidade. Este processo assegura que o desenvolvimento turístico esteja alinhado com as necessidades e expectativas da população, de 8,4 mil habitantes.
O levantamento destaca o compromisso com o desenvolvimento sustentável através de ações específicas para a preservação ambiental e o incentivo ao ecoturismo. Foram estabelecidas diretrizes para a criação de lixeiras seletivas, campanhas de conscientização ambiental e projetos voltados ao agroturismo e turismo de aventura, com foco na utilização responsável dos recursos naturais e valorização das paisagens locais.
O resgate da identidade gastronômica local, como o tradicional Pastel de Cascudo, é uma das ações presentes no Plano. A ideia é colocar o produto como símbolo da culinária local e prato típico de Tomazina. Além disso, o Município busca incentivar o turismo rural, com destaque para as cadeias produtivas de café, cachaça artesanal e derivados do leite. Essas iniciativas visam fortalecer a cultura local e atrair turistas interessados em experiências autênticas.
A consultora do Sebrae/PR, Camila Eduarda dos Santos, explica que o trabalho consistiu na elaboração de um diagnóstico do Município, caracterizado por belezas naturais, como parques e cachoeiras, e na realização de oficinas para estabelecer as diretrizes. Todas as propostas foram validadas por um conselho formado por entidades, empresas, servidores públicos e Sebrae/PR. Na avaliação dela, o estudo será fundamental para atrair investimentos e favorecerá a captação de recursos por meio de editais.
“O Plano representa um grande marco para a cidade de Tomazina que, agora, tem todos os seus ativos mapeados e ações estratégicas traçadas para fomentar o turismo local e a criação de novos negócios, aumentando a sua visibilidade e fortalecendo a economia”, afirma Camila.
O prefeito de Tomazina, Flávio Xavier de Lima Zanrosso, diz que, ao longo dos últimos anos, a gestão percebeu o turismo como uma importante ferramenta de fomento da economia local, por isso, decidiu investir na elaboração do Plano e em ações que contribuam positivamente com os visitantes, como um aplicativo que reunirá informações de todos os pontos turísticos da cidade, que será lançado em breve.
“Queremos promover um crescimento turístico sustentável. Firmamos essa parceria com o Sebrae/PR para ter um planejamento organizado, que vá ao encontro dos nossos objetivos. No primeiro bimestre de 2025, já estará em funcionamento o Parque do Cruzeiro, uma obra que recebeu investimentos de R$ 1 milhão e que vamos inaugurar ainda neste ano”, antecipa.
O Plano Municipal de Turismo de Tomazina é um documento público e pode ser acessado pela população via prefeitura.