A 100 Open Startups, plataforma internacional de conexão entre corporações e startups, acaba de anunciar a oitava edição do Ranking 100 Open Startups 2023, que reconhece as startups que mais inovam com corporações no País. Apoiada pelo Sebrae/PR, a SYX Global, sediada em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), foi eleita a TOP 1 em Open Innovation na categoria IndTechs (de empresas que desenvolvem soluções digitais voltadas ao desenvolvimento da indústria), e ficou em oitavo lugar no ranking geral das startups brasileiras.
O ranking reconheceu as líderes em 30 categorias, dentre um total de 4.177 startups que tiveram contratos de inovação aberta com corporações em 2023.
“O ranking da 100 Open Startups é mantido por grandes empresas que trabalham com inovação e startups. Nesse ranqueamento, eles demonstram as startups que melhor atuam em diversos segmento, as que mais inovam e vêm se destacando no mercado. O ranking é conceituado no ecossistema nacional de inovação, englobando tanto as startups quanto as grandes empresas, as chamadas de Corporates”, explica Iury Carvalho, consultor do Sebrae/PR.
CEO da SYX Global, Marcio Leo Danielewicz celebra a conquista e reconhece a parceria com o Sebrae/PR na jornada empreendedora.
“Ficar em primeiro na categoria de IndTechs e em oitavo no ranking geral, uma das melhores posições do Paraná, mostra que estamos no caminho certo. Nossa jornada começou em 2019 em um programa que participamos junto ao Sebrae para melhorar nosso conceito de plataforma. E isso germinou de forma mais robusta nos anos posteriores. Se a gente não tivesse mudado a forma de pensar nosso produto em 2019, não teríamos chegado com essa velocidade em nossos objetivos. O Sebrae é fundamental para esse resultado”, pontua.
A SYX Global trabalha com economia circular, com venda e reutilização de materiais, principalmente da indústria, que ficariam parados ou seriam descartados. Em sua formatação, a empresa participou do programa Startup PR, do Sebrae/PR, voltado a empresas de base tecnológica. Desde 2022, a empresa faz parte do Programa Top 10 das Startups da Regional Leste do Sebrae/PR.
“É uma empresa verde, atuando com economia circular, que tem se destacado e se desenvolvido no contexto da Região Metropolitana de Curitiba, sendo uma das maiores startups locais. A SYX participou também de outros programas do Sebrae, elaborados para que as empresas cresçam de maneira rápida, saudável e sustentável”, reforça o consultor Iury Carvalho.
Márcio acredita que a ajudar as indústrias a comercializar de forma organizada seus ativos de reuso e ajudar a fomentar a economia circular de forma sustentável e organizada, com resultado financeiro, é uma meta que tem dado certo.
“Estamos felizes com o ranking que reconhece nosso esforço e empenho, melhorando o ecossistema de reuso industrial. Mas, sabemos que este cenário ainda está longe do ambiente ideal para a sustentabilidade do planeta”, finaliza o empreendedor.