ASN PR
Compartilhe

Startup de Londrina consegue investimento de meio milhão de reais no programa Shark Tank Brasil

Sócios da Economizare participaram do quarto episódio da oitava temporada do reality show, que foi ao ar na noite desta segunda-feira (09)
Por ASN Paraná
ASN PR
Compartilhe

A startup londrinense Economizare conseguiu um aporte financeiro de meio milhão de reais no Shark Tank Brasil, reality show de empreendedorismo, com a participação de investidores interessados em dar apoio financeiro a ideias de quem empreende. O quarto episódio da oitava temporada do programa foi ao ar na noite desta segunda-feira (09). Quem apostou no negócio foi o fundador da Polishop, João Appolinário. Confira como foi a participação no programa: https://tinyurl.com/nhfbnuay.

A startup nasceu em 2004 com DNA inovador e o objetivo original de resolver problemas na conservação de estabelecimentos comerciais, um serviço inexistente naquela época.

O fundador e CEO, Jader Alves, após empreender no setor de alimentação e sofrer no bolso com as despesas de gás em seus restaurantes, decidiu iniciar a pesquisa e o desenvolvimento do primeiro produto da empresa: o economizador de gás de cozinha, atestado por um laboratório de origem internacional, acreditado pelo INMETRO, que comprovou aumentar em até 35% a duração do botijão de gás de cozinha (GLP).

Em seguida, após um ano de incubação em um programa de aceleração na Universidade de São Paulo (USP), a empresa lançou o eliminador de ar para rede hidráulica, que pode reduzir a fatura de água em até 50%.

“Com a pandemia, quase quebramos. Nosso principal canal de distribuição são as lojas de materiais para construção e elas ficaram vários meses fechadas. Para uma startup como a nossa, foi um cruzado no queixo”, conta o CEO da empresa.

Depois de enxugar a operação e terceirizar todo o processo fabril, a startup realizou um novo planejamento e, em 2022, se inscreveu para o reality show. Mas, o sucesso na participação se deve a uma longa jornada por conhecimento e preparação.

“Procuramos o Sebrae quando começamos a entrar no varejo, em fevereiro de 2018. Buscamos apoio para estruturar a startup e o Sebrae nos ajudou muito com programas, cursos, eventos, oficinas, rodadas de negócios, consultorias”, afirma.

Por meio do Programa Capital Empreendedor, do Sebrae, Alves conta que os sócios começaram a entender como funciona o relacionamento das startups com investidores e fundos de investimentos e iniciaram uma preparação.

“Foi um divisor de águas para a gente. Muitas vezes, o empreendedor se concentra demais no operacional e esquece dessa preparação. O Sebrae nos trouxe essa capacitação para a gente conseguir apresentar melhor o nosso negócio para cada tipo de investidor”, aponta.

Com o caixa apertado no pós-pandemia, a empresa usará 60% do valor do investimento na produção e 40% no comercial e marketing, pois, segundo Alves, os produtos ainda são desconhecidos dos consumidores.

“Sempre tivemos sucesso em campanhas de divulgação regionais, que dirá agora, numa campanha nacional e com a chancela de um investidor como Appolinário, um dos maiores empresários do Brasil, e o maior investidor do Shark Tank. Isso traz muita autoridade para a marca”, comenta.

O consultor do Sebrae/PR, Gustavo Ishikawa, explica que o Programa Capital Empreendedor, do qual a Economizare participou em duas edições, capacita empreendedores para a negociação com investidores.

“Quando foram ao Shark Tank, eles usaram o conhecimento adquirido no Programa para conseguir uma negociação interessante, entendendo todas as variáveis do jogo”, explica.

O consultor destaca a importância dessa preparação na hora de buscar o apoio de investidores para alavancar os projetos da empresa.

“Ficamos muito felizes com a conquista deles, já que estamos desde 2018 trabalhando juntos, com orientações e capacitações para a startup”, comemora Ishikawa.

Shark Tank

Transmitido pela Sony Channel, o programa é a versão brasileira do reality show norte-americano com investidores interessados em dar apoio financeiro a grandes ideias de empreendimento. Para garantir o investimento necessário, os empreendedores precisam convencer os chamados “tubarões” dos negócios. O programa foi adaptado para mais de 40 países.

  • capital empreendedor
  • londrina
  • Shark Tank
  • startup