Startups paranaenses alcançaram uma vitória expressiva: estão entre as melhores do Brasil no ciclo 2025 do Capital Empreendedor. O programa, promovido pelo Sebrae, contou com a inscrição de 698 negócios inovadores de todo o País, dos quais, 100 eram do Paraná. O estado garantiu 10 vagas no ranking nacional, sendo sete startups de Curitiba, duas da região Norte e uma da região Oeste. Com esse resultado, o Paraná figura ao lado do Rio de Janeiro, ambos com 10 startups selecionadas, ficando atrás apenas de São Paulo, com 17.

As vencedoras serão conhecidas no encerramento do programa, marcado para os dias 10 e 11 de dezembro, em São Paulo. Para o coordenador de Startups e TIC do Sebrae/PR, Rafael Tortato, a conquista das startups paranaenses reforça a posição do estado como referência em inovação e empreendedorismo, gerando visibilidade nacional, atraindo novas oportunidades de negócios e evidenciando os resultados do apoio do Sebrae ao ecossistema de startups.
“Esse resultado evidencia a qualidade e a capacidade dos empresários paranaenses de criarem negócios inovadores e com potencial. O Capital Empreendedor tem por objetivo preparar startups para se relacionarem com investidores, com fundos de investimento que são aqueles que vão aportar recurso e têm expectativa de resultado”, afirma Tortato.
O Capital Empreendedor é um programa com duração de aproximadamente quatro meses, cujo objetivo é preparar negócios inovadores para acessar o mercado de capital de risco. A jornada inclui workshops, mentorias, preparação de pitch para investidores e conexões com fundos de investimento.
A seleção das finalistas do programa considerou uma combinação de fatores, como: grau de maturidade do negócio, faturamento anual, número de sócios, tamanho e potencial de mercado, modelo de negócio e composição da equipe. Segundo Tortato, “todos esses critérios foram analisados de forma integrada para identificar os projetos mais alinhados aos objetivos do programa”.
Selecty Tecnologia
A startup curitibana Selecty é um dos destaques do Capital Empreendedor 2025. A HRTech desenvolve uma plataforma completa para gestão de recrutamento, seleção e admissão digital, voltada a consultorias de recursos humanos, agências de emprego e áreas internas corporativas.
Segundo o CEO e fundador Márcio Monson, a startup surgiu para resolver uma dor crítica do mercado: a complexidade e a ineficiência dos processos seletivos, ainda manuais e pouco conectados com a experiência do candidato. “Oferecemos uma solução que combina automação com inteligência artificial e fluxos humanizados, permitindo atrair e selecionar talentos com agilidade e inteligência de dados”, afirma.

Ao participar do Capital Empreendedor 2025, a empresa buscou fortalecer sua estratégia de expansão e atrair investimentos privados. Márcio destaca que o programa ajudou a repensar o modelo de negócio sob a ótica do investidor, aprimorar o pitch e definir indicadores estratégicos mais sólidos. “Além disso, promovemos melhorias internas em governança e clareza no roadmap de produtos, o que consolidou nossa base para o crescimento escalável”, explica.
Para o CEO, estar entre as classificadas para a final nacional é uma vitrine estratégica. “Enxergamos oportunidades de conexão com investidores alinhados à nossa visão de ampliar a presença em novos mercados e de consolidar a Selecty como referência nacional na transformação digital dos processos de recrutamento e de seleção”, conclui Monson.
Rhnumbers
Quem também está no ranking nacional é a rhnumbers, que atua no segmento de people analytics. Seu foco é centralizar os dados da área de RH em um único local para gestão e distribuição da informação de maneira estratégica.
Segundo o sócio-fundador, Igor Burda Machado, a decisão de participar do ciclo 2025 do Capital Empreendedor foi entender melhor o mercado, validar a tese e buscar parceiros para expandir nossas estratégias.

“As mentorias deixaram mais clara nossa estratégia e posicionamento para o mercado. Estar na final nacional projeta o nome da RH Numbers entre as startups mais atrativas para o mercado, promovendo conexões e oportunidades únicas. O Paraná é um celeiro de grandes empreendedores, mostrar nossa força como um grande polo de tecnologia e de inovação é um orgulho muito grande”, afirma Igor.
Startups no Paraná
Além das citadas, também estão classificadas para a final do Capital Empreendedor 2025 as startups: Mify, Rarm, Gaksa, Paresi Social e Brainzz, todas de Curitiba. A região Norte está representada pelas empresas Papel Para Mechas e Empy, ambas de Londrina; e de Cascavel, a Daisee representa a região Oeste do estado.
Segundo o Mapeamento das Startups do Sebrae/PR, nos últimos sete anos, o número de startups paranaenses cresceu mais de 500%. Atualmente, o estado possui 2.841 startups e 2.061 formalizadas. As iniciativas estão espalhadas por todo o território, com destaque para Curitiba, que concentra 36% das startups.
O Sebrae/PR tem papel essencial nesse avanço, pois oferece programas de capacitação, conexões com investidores e apoio à estruturação de negócios inovadores. Essas ações fortalecem o ecossistema e incentivam o surgimento de novas startups, o que contribui para consolidar o Paraná como um dos principais polos de tecnologia e inovação do país.
