Foz do Iguaçu, na região Oeste, sedia nesta quinta e sexta-feira (13 e 14) a segunda edição do Summit Iguassu Valley – Latinoamérica 2024, realizada pela Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (ACIFI). O evento é uma iniciativa do ecossistema regional de inovação Iguassu Valley e Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) e tem como objetivos o fomento às ações e aos empreendedores inovadores, além do fortalecimento do ecossistema.
Na abertura, realizada na manhã desta quinta-feira (13), a produtora e coordenadora do evento, Taiuska Villa de Lima, enfatizou que o Summit é resultado de muita dedicação, com tudo planejado para que os participantes possam ter acesso a oportunidades diferenciadas de negócios.
“Escolhemos todos os detalhes com muito cuidado, porque aqui o que queremos é gerar conexões e negócios de impacto. No nosso ecossistema, o símbolo da marca é a colmeia, que representa a coletividade, união, cooperação, lealdade, disciplina e organização. É com essa analogia que refletimos sobre a construção coletiva que estamos firmando no Oeste do Paraná. Trouxemos o melhor para os participantes e esperamos que voem intelectualmente, aproveitando ao máximo as redes de contato do evento, gerando oportunidades e crescendo como indivíduos”, convidou.
O diretor técnico do Sebrae/PR, César Rissete, reforçou o apoio da instituição e aproveitou a ocasião para enaltecer o papel das pessoas. Segundo ele, são elas que devem estar no centro.
“A inovação tem muita ligação com a tecnologia, mas ela não é nada se não tivermos o olhar humano atuando em conjunto. Aqui no Oeste, temos um exemplo claro de pessoas que fazem e fizeram a diferença, fomentando o ecossistema e beneficiando a comunidade. Precisamos, cada vez mais, de pessoas focadas em resolver desafios estratégicos, que mudem a realidade social. Isso é inovação e, no Summit, temos isso em constante movimento”, destacou.
O coordenador do ecossistema Iguassu Valley, Jadson Siqueira, reforçou que o Summit já está se consolidando como referência, o que é relevante para toda a região.
“Vemos este evento como uma festa do nosso ecossistema, que é muito pujante. Aqui, temos a chance de divulgar as oportunidades da nossa região, que se destaca nacionalmente por ter uma governança estruturada e que atua, de fato. Muitos vêm de outras regiões para aprender conosco, então que possamos olhar a inovação de forma diferente, aproveitando tudo o que o evento é capaz de nos entregar”, comentou.
O secretário estadual de Inovação, Modernização e Transformação Digital, Alex Canziani, também parabenizou os resultados do ecossistema local. Para ele, a sinergia entre todos os atores envolvidos é essencial para que o Oeste tenha se despontado como referência.
“Esta região é exemplo pelos talentos que tem e, principalmente, pela sinergia, pois todos estão trabalhando para que tenhamos mais inovação e desenvolvimento. É por meio dessas ações que o Paraná tem se tornado cada vez mais relevante no que diz respeito à inovação. Em pouco tempo, vocês conquistaram o título de melhor ecossistema consolidado do Brasil e eu tenho certeza de que, em breve, vocês também serão referência internacional, tanto que, aqui no Summit, já temos participantes de outros países”, pontuou.
Na abertura, também estiveram presentes Aldo Bona, secretário estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior; Guto Silva, secretário estadual de Planejamento; Salete Horst, secretária da Fazenda de Foz do Iguaçu, representando o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro; Ramiro Wahrhafting, presidente da Fundação Araucária; Edson Vasconcelos, presidente da Federação das Indústrias do Oeste do Paraná (Fiep); Irineu Colombo, diretor-superintendente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI); Danilo Vendruscolo, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (ACIFI); Rainer Zielasko, presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), e César Landy Torres, governador do Alto Paraná (Paraguai).
Ainda durante a solenidade de abertura, foi entregue a comenda Pedro Basso, da ACIFI, a Luiz Bernardi, ex-superintendente da Receita Federal do Brasil na 9ª Região Fiscal pelos relevantes trabalhos prestados à cidade de Foz do Iguaçu.
Inteligência artificial
Após a solenidade, a especialista Martha Gabriel subiu ao palco para ministrar a palestra sobre inteligência artificial e negócios. Autora de best sellers sobre o tema, ela indicou que, diante dos cenários atuais, é preciso fazer mudanças de rota significativas.
“Nós já utilizávamos a inteligência artificial antes, mas sem saber. O que mudou a partir do ChatGPT foi o uso: quando quase todo mundo está usando, a tecnologia passa a fazer parte de todas as dimensões das vidas das pessoas. Porém, quando se aumentam as oportunidades, também se aumentam os riscos, e por isso precisamos falar sobre IA”, argumentou.
Martha fez um exercício com a plateia, convidando-a a identificar quais imagens projetadas teriam sido feitas por IA e quais eram reais. Após a dinâmica, ela emendou dizendo que, em um mundo onde as realidades se confundem, os sentidos “básicos” precisam ser aprimorados.
“Não dá para medir um mundo extraordinário com instrumentos ordinários. Hoje, a IA manipula a realidade e, quando isso acontece, temos que desenvolver novos olhares. Nosso desafio é ampliar o nosso cérebro para desenvolver o pensamento crítico constante. Precisamos aprender a perguntar”, provocou.
Ainda de acordo com ela, para conviver bem com as novas tecnologias, três passos são essenciais: o primeiro é entender o que está acontecendo e como as inovações funcionam; o segundo é encontrar maneiras de sobreviver com essas novidades e o último é aplicá-las para que a sociedade possa viver melhor.
“A inteligência sem humanidade é cruel. Se fizermos tudo certo, evoluiremos muito – e é isso que queremos”, instigou.
Programação
Além de Martha Gabriel, outros especialistas como Fernando Seabra, avaliador do Shark Tank Brasil; Ana Paula Arbache, pesquisadora e mestre em Educação; Cintia Chagas, escritora e influenciadora; Paulo Rizzardi, referência em inovação no País; Cássio Spina, fundador da Anjos Brasil, dentre outros, também estão na programação do Summit Iguassu Valley.
O evento ocorre até esta sexta (14), em Foz do Iguaçu, no Grand Carimã Resort & Convention Center, e é uma iniciativa do ecossistema de inovação da região, o Iguassu Valley e POD, realizado pela ACIFI, com o apoio do Iguassu Angels, Sebrae/PR, AWS e ExoHub Citá. Dentre os apoiadores, estão a Fundação Araucária, Fundo Iguaçu, PTI, Sistema FIEP, BRDE, Sistema Ocepar, Celepar, Prefeitura de Foz do Iguaçu e Foz do Iguaçu Destino do Mundo.
Para saber mais, basta acessar o site oficial.