Debater as transformações do setor e provocar reflexões sobre as perspectivas dos próximos anos. Esse foi o contexto do “Varejo em Foco”, evento que aconteceu em Pato Branco, no sudoeste do Paraná, na última terça-feira (12). Promovido pelo Sebrae/PR em parceria com a Fecomércio PR e o Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Pato Branco e Região (Sindicomércio), o evento reuniu mais de 150 empreendedores das regiões sul e sudoeste do Estado, em um ambiente repleto de interações.
Consultor do Sebrae/PR, Angelo Sirena Neto enfatizou que o encontro foi uma grande oportunidade para compreender os cenários e, especialmente, o atendimento ao cliente.
“Tivemos uma tarde repleta de informações que podem ser utilizadas pelos empresários na tomada de decisões daqui para frente, bem como conteúdos que foram importantes para que os empreendedores possam pensar os seus negócios sob novas perspectivas, entre elas como a Inteligência Artificial (IA) pode impactar positivamente os negócios”, afirma Angelo.
O presidente do Sindicomércio, Ciro Conte Chioquetta, ressaltou a importância da busca pelo conhecimento durante a abertura do evento.
“Essa é uma oportunidade que nos mostra como precisamos nos movimentar cada vez mais. Em parceria com o Sebrae, sempre procuramos no dia a dia fazer com que o nosso comércio esteja ainda mais qualificado, para que tenhamos um atendimento mais assertivo e que possamos fidelizar o cliente”, pontua Ciro.
Após a abertura oficial, os participantes acompanharam uma palestra com o tema “Inteligência Artificial e o Pequeno Negócio”, ministrada pelo professor e pesquisador da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Alessandro Brawerman. Ele destacou as diversas possibilidades do uso da IA.
“Varejistas que adotam a IA podem aumentar suas margens operacionais em até 60%. O uso da IA nos permite aumentar a nossa produtividade no trabalho em até 40%. Quem não utilizá-la nos próximos anos se tornará obsoleto. Não tem mais como não usarmos essas ferramentas. Elas vieram para nos ajudar a tirar o trabalho mais manual”, destaca Alessandro.
Para o varejo, ele lembrou que o uso da inteligência artificial permite identificar o comportamento do usuário.
“Por exemplo: em quais páginas o seu cliente está navegando no seu site, o que o usuário está comprando mais. Isso é importante porque impacta no layout da sua loja on-line. Outro ponto é o uso do chatbot que pode trazer muitos benefícios, especialmente estar pronto para atender o seu cliente quando ele precisar”, completa.
Palestra
A palestra contou com a participação de Jardel Beck, palestrante e escritor, especialista em comunicação de alto impacto há mais de uma década. Ele trabalhou o tema “Vendendo como um mágico”. Jardel enfatizou a importância do bom atendimento e do encantamento ao cliente.
“Não seja um robô, não viva no piloto automático. Em tempos de tecnologia, o que nos diferencia justamente da inteligência artificial é essa relação humana, essa proximidade com as pessoas. Esse encantamento faz toda a diferença para o consumidor”, pontua Jardel.
Ele destacou ainda a necessidade de o varejo estar adaptado às mudanças constantes do setor.
“O varejo respira mudanças e isso requer adaptações. A gente vê um crescimento nas vendas pela internet, o que nos traz muitos desafios. E um deles é ter uma diferenciação, como por exemplo, gerar uma fidelização ao nosso cliente através da emoção. Tudo que a gente lembra ao longo prazo é atrelado a alguma emoção. E no varejo, isso faz toda a diferença”, acrescenta Jardel.
Reflexões
Empreendedora de Realeza, Inês Maria Hammes, da Madre Cones, que faz pizza em cones, conta que sempre está presente nos eventos promovidos pelo Sebrae.
“O que me faz estar aqui hoje é poder absorver conhecimentos e sair da caixinha em que muitas vezes a gente vive. Saio daqui com uma bagagem muito maior, certa de que precisamos mostrar os nossos produtos, novidades, aos clientes. No dia a dia acabamos tendo receio de fazer isso, por diversos fatores, mas é o cliente a alma do nosso negócio”, enfatiza a empresária.
Marcia Muller Effco, empresária da Comercial Casa Grande, loja de materiais de construção de São Mateus do Sul, avalia que o evento trouxe insights sobre o uso da inteligência artificial.
“Volto para a minha cidade com a certeza de que podemos aplicar diversas soluções em nosso negócio sem a necessidade de grandes investimentos. Recentemente fizemos a troca de alguns sistemas que têm nos ajudado no gerenciamento do estoque e na validação de quais produtos são mais vendidos. Para a nossa empresa isso é essencial, especialmente porque alguns materiais precisamos que sejam vendidos com menos de 30 dias. Retorno com muitas ideias que podem ser aplicadas de imediato”, conta Marcia.
Interação
Quem participou do “Varejo em Foco” também teve a oportunidade de conhecer startups que contam com soluções voltadas para o setor. Estiveram presentes a Proteo, de Francisco Beltrão, uma plataforma antifraudes, a Lead Finder, de Dois Vizinhos, especializada na geração de leads, e a êbot, também de Dois Vizinhos, que traz diversas soluções, entre elas um chatbot, para variados segmentos. As startups fazem parte da Rede de Habitats de Inovação.
O Varejo em Foco contou ainda com a participação das cooperativas de crédito: Sicredi, Sicoob e Uniprime, que fazem parte do Sistema Regional de Crédito (SRC).