Uma jornada de aprendizado e compartilhamento marcou a missão técnica dos servidores públicos e analistas do Sebrae/RJ, que dedicaram um dia para explorar as iniciativas do programa Foz Desenvolve, em Foz do Iguaçu. A cidade, conhecida por seus atrativos turísticos, também se destaca pelo ambiente de negócios, uma conquista impulsionada pelo Programa que já beneficiou mais de 15 mil empresas em quase quatro anos de atuação. A comitiva fluminense conheceu as boas práticas nesta quinta-feira (9).
Alessandro Costa Coelho, consultor do Sebrae/PR, conta que a intenção de trazer os visitantes para a missão é promover uma imersão nas boas ações de Foz do Iguaçu, podendo inspirar outros municípios, beneficiando empreendedores das mais diversas regiões.
“O objetivo da visita do pessoal do Rio de Janeiro é apresentar as experiências e resultados dos projetos de Foz Iguaçu, que estão atrelados a um grande programa, que é o Foz Desenvolve. Por meio dele, foi possível realizar diversas ações, que geraram melhorias efetivas na vida do cidadão. Com a missão, nós apresentamos os projetos, repassamos os resultados e, de alguma forma, todos os envolvidos ganham com essa troca de experiência, porque o foco das discussões é sempre voltado ao que o Poder Público, o Sebrae e a iniciativa privada podem fazer para melhorar o ambiente de negócios”, indica.
Durante a jornada, os participantes foram apresentados a diversas ações do programa. Destacaram-se iniciativas como o “Destrava Foz”, que visa desburocratizar processos; o “Compra Mais Local”, que incentiva a participação de empresas locais em licitações; o “Repara Foz”, que facilita o credenciamento de pequenos empresários para a realização de serviços e reparos em áreas como hidráulica, elétrica, alvenaria e jardinagem na rede pública; e o “Auxílio Material Escolar”, que concede um cartão com um saldo de R$ 80,00 a R$ 180,00 para todos os alunos da rede municipal de ensino, a fim de oportunizar autonomia na escolha dos materiais escolares.
Intercâmbio de experiências
Márcia Leite, subsecretária de desenvolvimento econômico de Japeri (RJ), conta que o município tem dificuldade na integração entre Poder Público e empreendedores e, com os projetos realizados em Foz do Iguaçu, algumas novas ideias surgiram.
“Aprendemos muito e um dos destaques que levarei para a prefeita, Fernanda Ontiveros, é em relação ao comitê gestor municipal, porque eu acredito que o comitê vai trazer muita relevância e propósito para a nossa ação, da Sala do Empreendedor, principalmente. Pedimos algumas dicas e nos indicaram alguns caminhos para que possamos fomentar e engrandecer o trabalho dos empreendedores locais, valorizando o que é do nosso município”, comenta.
A troca de conhecimento também motivou Melissa Valladao, analista de atendimento do Sebrae/RJ. Ela atua com projetos de políticas públicas e inovação do norte fluminense e atende no escritório de Campos dos Goytacazes.
“Ninguém é uma ilha, então essa troca de experiências precisa ser contínua. Hoje, tivemos contato com os projetos de Foz do Iguaçu por meio da secretária da Fazenda, Salete Horst, e vimos o quanto ela é apaixonada pelo que faz. Isso dá muito resultado para a cidade e queremos levar esses aprendizados para o Rio de Janeiro. Agora, iremos pensar como podemos replicar algumas ideias na nossa realidade”, compartilha.
Salete Horst, secretária da Fazenda de Foz do Iguaçu, conduziu parte dos trabalhos e foi responsável por apresentar alguns dos desdobramentos do Programa Foz Desenvolve. Segundo ela, a oportunidade de compartilhar o que dá certo não agrega apenas para os visitantes, mas também para Foz do Iguaçu.
“Ao mesmo tempo em que eles vêm buscar as informações das boas práticas que a gente tem aqui em Foz, eles também trazem o que funciona nos municípios deles. Eu considero algo totalmente aproveitável porque todos queremos melhorar o ambiente de negócios da nossa cidade, simplificar os processos de abertura de empresa, dar uma condição cada vez melhor para que os negócios possam se desenvolver e crescer muito mais. Ver que a nossa atuação está sendo inspiradora para outras regiões é gratificante”, evidencia.
A missão técnica contou com a participação de 27 pessoas, entre servidores públicos, secretários, vice-prefeitos e representantes do Sebrae/PR e do Sebrae/RJ. O encontro ocorreu na sede da Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (Acifi) e, durante a programação, os participantes também conheceram e estrutura da Central do Empreendedor, que concentra alguns dos principais serviços para os empreendedores de Foz do Iguaçu.
-
-