O Sebrae/PR e a Prefeitura de Porto Amazonas, na região dos Campos Gerais, lançaram nesta segunda-feira (1º) o Programa Avante Porto Amazonas com foco na geração de benefícios de desenvolvimento humano e social. Voltado para famílias em vulnerabilidade social, o programa está dividido em três fases e será gratuito.
Na primeira delas, que ocorre de 9 de julho a 8 de agosto, serão 10 encontros, cada um com duas horas de duração, no qual serão abordados aspectos como o autocuidado, autoconhecimento e pertencimento à sociedade. A ideia, conforme o consultor do Sebrae/PR, Emerson Ribeiro Loureiro, é que os participantes desenvolvam um perfil mais proativo e que possam se sentir inseridos na comunidade onde vivem.
Na segunda fase, que se inicia em setembro e vai até o final de outubro, serão disponibilizadas diversas ações, como cursos e capacitações profissionais, além de palestras, oficinas e seminários com a pauta do empreendedorismo.
“O intuito nesta fase é sensibilizarmos instituições que possam ser parceiras do programa, ofertando cursos que preparem efetivamente os participantes para o mercado de trabalho”, diz o consultor.
Já a terceira e última fase será voltada para quem pretende empreender de fato. Num período de seis meses, o participante terá o acompanhamento de um especialista do Sebrae/PR, com apoio em gestão financeira, marketing e vendas.
“O objetivo na última fase é que o público tenha condições de igualdade para empreender. Por isso a importância de participar das fases anteriores. Como é um público em vulnerabilidade social e que, na maior parte depende de assistência social, é preciso prepará-los de fato para abrir o próprio negócio”, explica Lourenço.
Segundo a diretora do Departamento de Assistência Social de Porto Amazonas, Thayse de Paula Padilha, o município passa por uma fase de significativo desenvolvimento social e econômico, e a gestão municipal pretende incluir a população de diferentes formas nessa nova situação.
“A iniciativa faz parte de um conjunto de ações de articulação de políticas públicas e de mobilização, encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, além de pessoas autônomas com potencial de desenvolvimento, para acesso a oportunidades de trabalho e emprego”, explica.
A seleção dos participantes será feita pela Prefeitura de Porto Amazonas.