Com o tema “Conexões de qualidade que geram impacto de ouro”, foi realizado, nesta quarta-feira (28), o encontro regional dos Pontos de Atendimento ao Empreendedor (PA) no escritório do Sebrae/PR em Londrina. Com uma programação de palestras, dinâmicas e workshops, o evento reuniu 24 atendentes, agentes de desenvolvimento, e representantes das associações comerciais parceiras de 11 municípios do norte do Paraná.
A consultora do Sebrae/PR, Cinara Tozatti, conta que todos os PA enviaram representantes para o encontro regional, que tem o objetivo de capacitar as equipes para melhorar a qualidade do atendimento e dos serviços prestados aos empresários, por meio desses canais, nas cidades da região. Ela explica que, no norte do Estado, todos os PA funcionam em parceria com associações comerciais.
Cinara explica que os PA são os canais de conexão entre os empreendedores e o Sebrae/PR. Esses espaços possuem uma agenda de cursos, palestras e eventos ao longo do ano, para levar informação e conhecimento aos empresários locais de forma gratuita, de modo que possam se desenvolver, vencer obstáculos e prosperar nos negócios. A programação é realizada em parceria com as associações comerciais e aberta para toda a comunidade.
Anualmente, os Pontos de Atendimento ao Empreendedor participam do programa Selo Sebrae de Referência em Atendimento, uma metodologia de avaliação para reconhecer a qualidade do atendimento e dos serviços prestados. Para a pontuação e o reconhecimento com o selo Ouro, Prata ou Bronze, são levados em consideração critérios como qualidade no atendimento remoto, gestão, oferta e realização de soluções, ambiente de negócios, infraestrutura, presença digital, cobertura e produtividade.
“Este encontro serve para capacitar e ajudar as equipes a alcançarem as métricas do Selo. Eles trabalham durante este ano, somam a pontuação e, no ano que vem, aqueles que tiverem o melhor desempenho serão premiados”, explica Cinara.
Em Sertanópolis, município de 15,6 mil habitantes, a atendente do PA, Graziele Maxiano, diz que recebe uma média de cem empresas por ano em busca de informação e capacitações. Reconhecida com o Selo Ouro de Referência no Atendimento em 2023, ela conta que, para se diferenciar, busca oferecer um atendimento humanizado e focado nas necessidades dos clientes. Para Graziele, o encontro regional é importante para somar conhecimento e se conectar com seus pares de outras cidades.
“É muito bom poder compartilhar com as pessoas que estão passando por situações parecidas, porque a gente sai da caixinha e vê que não existe só aquela forma que a gente faz no dia a dia, que tem outras opções. Então, é muito enriquecedor pra mim esse conhecimento”, comenta.
O agente do PA de Cornélio Procópio, Higor Sales Rocha, conta que está na sede nova desde novembro de 2023, numa sala dentro da Associação Comercial e Empresarial de Cornélio Procópio (ACECP), com o desafio de engajar e atrair os empreendedores para o novo espaço físico. Para isso, lança mão de algumas estratégias.
“Nós usamos um CRM [sistema de Gestão de Relacionamento com o Cliente] e a plataforma do Sebrae para acompanhar o histórico de cada cliente, para poder identificar quais são as dores dele e ser mais assertivos no atendimento. Isso nos ajuda bastante. Também agendamos encontros nas empresas”, conta.
Novato no encontro regional, ele considera o treinamento imprescindível para o desenvolvimento dos agentes e atendentes dos PA e afirma que, por meio da troca de experiências com os colegas de outros municípios, já conseguiu pensar em novas ideias para atrair os empresários para os serviços e soluções oferecidos, e voltará ao trabalho mais motivado.
Resultados
Em todo o Paraná, são 83 PA em 79 municípios. Na região norte, os 11 espaços estão distribuídos nas cidades de Andirá, Apucarana, Arapongas, Assaí, Cambé, Cornélio Procópio, Ibaiti, Ibiporã, Porecatu, Rolândia e Sertanópolis. Juntos, de janeiro até 27 de agosto deste ano, estes espaços realizaram 3.444 mil atendimentos a microempresas (ME), empresas de pequeno porte (EPP), microempreendedores individuais (MEI), e pessoas físicas, que buscam os PA para obter informação sobre empreendedorismo.
Feira do Empreendedor 2024
Promovida pelo Sebrae/PR, de 26 a 29 de setembro, em Curitiba, a Feira do Empreendedor será gratuita e voltada para quem deseja empreender, possui um negócio ou está em busca de networking. O evento terá palestrantes nacionais, conteúdos, orientações, consultorias e um espaço com expositores de diferentes segmentos como soluções digitais e inovadoras, franquias, serviços e representações comerciais. Também terá uma feira com produtos de microempreendedores de Curitiba e região, além de rodadas de negócio e de acesso ao crédito: sebraepr.com.br/feiradoempreendedor/.