ASN PR Atualização
Compartilhe

Com Selo Arte, empresa de Ortigueira abre mercado nacional

Certificação inédita na região dos Campos Gerais foi entregue para empresa com mais de 50 anos de tradição na produção do mel
Por ASN PR
ASN PR Atualização
Compartilhe

Nesta segunda-feira (21), a Mel Kutz, localizada em Ortigueira, nos Campos Gerais, foi oficialmente certificada com o Selo Arte, em cerimônia realizada na Prefeitura Municipal. O empreendimento é o primeiro da região a conquistar essa certificação, que atesta a produção artesanal de alimentos e permite a comercialização em todo o território nacional.

Com o Selo Arte, a empresa poderá expandir mercado e vender seus produtos — méis de Capixingui, Eucalipto e Silvestre — para clientes no Brasil. A industrialização agregará valor no produto ofertado. A conquista foi viabilizada com o apoio do Sebrae/PR, por meio do Sebraetec, programa que subsidia pequenos negócios no acesso a serviços tecnológicos voltados para a melhoria de processos, produtos e inovação.

Empresa pode vender os méis de Capixingui, Eucalipto e Silvestre em todo o território nacional. Foto: Patrícia Biazetto

Henrique Kutz, empreendedor à frente da empresa, recebeu consultorias especializadas que incluíram o desenvolvimento da identidade visual da marca, rotulagem, design de embalagens e precificação dos produtos. Para estruturar a produção, ele investiu cerca de R$ 240 mil em equipamentos, como estufa de cristalização de mel, bomba de desenvase, máquina homogeneizadora, envasador automático e máquina de desinfecção de embalagens, além de adequar o barracão de produção.

“Nossa expectativa é iniciar a produção em até 30 dias, com o envase mensal de aproximadamente 3 toneladas de mel. Para atender a demanda, seis funcionários irão trabalhar na produção que, inicialmente, será destinada ao Paraná, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Nosso próximo objetivo é obter o Selo Arte também para a própolis e o mel no favo”, afirma Kutz.

O processo para obtenção do Selo Arte contou ainda com o apoio da Prefeitura de Ortigueira por meio do trabalho do Serviço de Inspeção Municipal. O prefeito Ary de Oliveira Mattos destaca que a administração tem priorizado projetos que promovam o potencial do Município, reconhecido como um dos maiores produtores de mel do Paraná e um dos maiores detentores de rebanho bovino do Estado.

Entrega oficial da certificação do Selo Arte foi realizada na Prefeitura de Ortigueira. Foto: Patrícia Biazetto

“É essencial que os empresários profissionalizem seus negócios. Nós, como gestores, estamos investindo em infraestrutura para garantir que nossos produtores tenham acesso a boas rodovias e a um ambiente favorável para os negócios”, declara o prefeito.

O gerente da Regional Centro do Sebrae/PR, Michael Douglas Camilo, enfatiza a importância da certificação da Mel Kutz como um marco, já que apenas 23 produtos no Paraná possuem o Selo Arte.

“Essa conquista foi resultado do esforço coletivo e trará retorno econômico para Ortigueira, que já tem seu mel reconhecido com Indicação Geográfica (IG) desde 2015. O Sebrae/PR trabalha para que pequenos produtores possam explorar novos mercados, aumentar sua competitividade e alavancar seus negócios”, comenta.

Da esquerda para a direita, o gerente da Regional Centro do Sebrae/PR, Michael Douglas Camilo; o empresário Leonides Kutz; o prefeito de Ortigueira, Ary de Oliveira Mattos; e o empreendedor Henrique Kutz. Foto: Patrícia Biazetto

Cerimônia

A cerimônia de entrega oficial do Selo Arte contou com a presença da médica veterinária da Prefeitura de Ortigueira, Alice Regina Padilha; do secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento, Alexandre José Moraes; do secretário Municipal de Governo, Álvaro Licínio de Oliveira Mattos; da Responsável Técnica da Mel Kutz, Maria Nicolly Banach; Henry Rosa, engenheiro agrônomo do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) e do empresário Leonides Kutz.

  • Mapa
  • mel
  • Mel Kutz
  • mercado
  • Ortigueira
  • paraná
  • prefeitura
  • sebrae
  • Selo Arte